Temos a estreia de uma nova coluna no Ouro de Tolo. É a “Aglutinando Ideias”, do especialista no Terceiro Setor e Ministro religioso Marcos Mattiuzzo. Será quinzenal e tratará de temas atuais, com pitadas de religião e de iniciativas no Terceiro Setor.

Na estreia Mattiuzzo parte do “viral” do rato na Coca Cola para analisar algumas questões inerentes.

O rato da garrafa e a genialidade (inútil?) do brasileiro

Essa semana fui surpreendido com a história do rato na garrafa de coca cola. Diversas redes sociais mostravam mensagens compartilhadas com uma piada que eu não entendi de imediato.

Eram gatos com rótulos de coca cola, garrafas com ratoeiras, um gato supervisionando uma linha de produção inteira de refrigerante, enfim; um novo meme ganha destaque. Até aí tudo bem, é a mais nova piada da internet e como às vezes se faz preciso refrescar a cabeça, nada mais interessante que a cultura inútil, porém divertida, para ajudar a não pensar em nada de importante por alguns minutos. Sendo assim, pesquisei rapidamente sobre a tal piada e, para minha surpresa, o que se mostrava ser um assunto corriqueiro e sem sentido é na verdade algo alarmante.

Não, eu não vou falar do problema do rato dentro da garrafa. Outros seres e objetos já foram encontrados, acidentalmente ou não: essas fatalidades acontecem. Hoje é o rato da Coca, ontem foi o suco Ades, o Toddynho já teve seu momento e o caso da soda caustica no leite nem se fala. Se fôssemos mencionar todos precisaríamos de muito tempo. A questão recente é muito mais assustadora, pois pesquisando o porquê das piadinhas, assisti ao vídeo que deu origem a todo burburinho.

Vocês assistiram? Eu precisei rever muitas vezes para acreditar que um assunto tão sério virou uma brincadeira. Fiquei refletindo e buscando entender como a situação se transmutou em piada de sentido totalmente duvidoso.

A história real é tão complicada e absurda que torna o fato de se ter encontrado um rato em uma garrafa de refrigerante totalmente irrelevante. Assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões. Mas, o pior de tudo é ver a criatividade do brasileiro – cuja originalidade nata é reconhecida e, até, apreciada em todo o mundo, ser despejada ralo abaixo em piadas que nos fazem rir, quando deveriam nos levar a questionar.

Fiquei pensando se essa história tivesse tomado outro rumo: se tivesse seguido os passos das convocações virtuais para as manifestações que temos visto pelas ruas, assustando outros ratos que precisariam estar presos em celas ao invés de garrafas… Mas isso é assunto para outro artigo…

Já imaginaram se todos publicassem que não iríamos consumir mais um gole do refrigerante enquanto o caso do senhor do vídeo não fosse resolvido? Analise a cena: você chega no mercado e ao pegar a garrafa do ratinho alguém fala assim: – “Ei, você não está sabendo da nova onda da internet? Estamos em campanha para ajudar a resolver o problema de um irmão nosso brasileiro. Eu também gosto dessa marca, mas quero ver se mudamos esse país para melhor. Então, só dessa vez, leve outra marca. Ou, se preferir, pense em sua saúde e beba mais agua ou suco da fruta.”

Aí poderíamos tirar a prova se os poderosos realmente calam a Justiça. Se pressionam para retardar o processo, pois parece ser uma causa perdida para a Coca Cola e, se mediante seus interesses, eles podem acelerar o processo e chegar a um bom acordo com o cidadão brasileiro, que luta por justiça contra uma grande multinacional americana. Você realmente não se incomoda com isso?

Vamos fazer um teste: criamos o movimento “Resolvam o caso do irmão brasileiro ou não consumimos mais seus produtos”. Já pensou em piadas onde o ratinho é Davi e a Coca Golias? Ou o canário brasileiro, nocauteando a águia americana? Ou todos nós brasileiros vencendo a injustiça e o jogo de interesses onde quem perde é sempre a gente?

Não é nada contra a Coca Cola, ou qualquer outra grande empresa. Isso é um alerta ao povo, que ainda não entendeu que faz parte do jogo, que não adianta falar que foi passado para trás, que foi enganado se foi incapaz de ao menos se interessar pelo real fato por trás da notícia. Não são por vinte centavos e nem por um rato em uma garrafa!

Vamos nos mobilizar novamente?

3 Replies to “Aglutinando Ideias: “O rato da garrafa e a genialidade (inútil?) do brasileiro””

  1. Parabéns pelo blog e pela matéria relatada.
    Precisamos de pessoas assim para fazer o outro refletir e se conscientizar que tudo depende de nós para fazer a diferença e mudar a nossa postura com tudo que acontece na sociedade.
    Se cada um fizer a sua parte, tudo se transforma.

  2. Cheguei achando que ia ser mais um texto falando que era “muito mimimi por pouca coisa”. Tem tantos…

    Eu fiquei chocada com a situação do coitado do cara que ficou todo torto e com espasmos.
    É realmente ridiculo ver o quando o brasileiro presa pela cultura inutil, mas é em todos os “ramos”.
    Tv, música, política o povo mesmo só comenta pra chamar politico de “ladrão” mas pesquisar antes de votar, ninguém quer…
    Infelizmente isso é o Brasil e eu sinceramente, não tenho mais esperança.

Comments are closed.