Na última segunda feira a Cidade do Samba recebeu o sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial e do que seriam os atuais Grupos de Acesso A e B. Seriam.
O leitor deste blog mais antenado com carnaval deve se lembrar que especialmente o resultado do Grupo de Acesso A foi cercado de polêmica, com um título no mínimo esquisito da Inocentes de Belford Roxo e a anulação do rebaixamento. Até duas semanas atrás ainda havia dúvidas sobre a homologação do resultado.
No fim das contas, o que parece é que houve uma espécie de “grande acordo”, e o carnaval de 2013 terá mudanças significativas. Os Grupos de Acesso A e B foram extintos e surge um novo grupo, com 19 escolas, formado da união dos mesmos: as duas rebaixadas do Especial, as escolas remanescentes dos antigos Grupos A e B e a Unidos do Jacarezinho, campeã do Grupo B.
Na prática o Grupo B de 2012 somente serviu para apontar as escolas rebaixadas: o título da Caprichosos de Pilares nada serviu, pois foram todas promovidas ao Acesso A.
Formou-se um grupo de 19 escolas de samba onde a campeã é promovida ao Grupo Especial e as três últimas rebaixadas ao antigo Grupo C, que deverá mudar de nome – sobre isso falo ainda neste post. Ou seja, teoricamente temos o risco do Império Serrano ou da Viradouro, por exemplo, desfilarem em 2014 na Avenida Intendente Magalhães, saindo da Sapucaí.
Há outra mudança importante. Com a união dos grupos houve uma troca de datas e o desfile passa a ser feito em dois dias, tal e qual o Grupo Especial: sexta e sábado. Serão nove agremiações na sexta feira e as restantes dez no sábado. O desfile mirim passa para a terça feira de carnaval.
Pessoalmente vejo uma série de problemas nesta “Série Ouro”.
O primeiro dele é o desnível entre as escolas. Ainda que se tenha reduzido o número de alegorias para o padrão do antigo Acesso B (quatro) e igualado a subvenção, o desnível de estrutura é grande demais. Noves fora a Caprichosos – que estaria no Acesso A de qualquer forma – somente a Alegria da Zona Sul e a Unidos de Padre Miguel, ambas com “patronos” endinheirados, podem buscar igualar-se às agremiações do antigo Acesso A. As demais escolas do antigo Grupo B, na prática, estão bem abaixo, e devem disputar apenas o não rebaixamento.
Outro ponto ainda referente a isso será o desnível do desfile como um todo. Teremos escolas claramente de patamares diferentes disputando juntas e isso pode levar uns dois a três anos até que haja um nível médio mínimo. Será algo muito pior que o ocorrido no Grupo B em 2008 e 2009, por exemplo, quando a subvenção era mínima e a diferença entre as escolas que tinham “patronos” e as que não tinham era abissal.
Segundo, mas não menos importante, é a logística envolvida. Ainda que seja ponto facultativo na sexta feira de carnaval, ao menos duas pistas da Presidente Vargas terão de ser fechadas desde cedo para o posicionamento das alegorias, o que deve causar um caos no trânsito ainda maior. Não somente daqueles que viajam à Região dos Lagos como dos empregados de empresas privadas que necessitem se deslocar ao Centro do Rio.
Para complicar, duas das três escolas sediadas na região de Niterói desfilam na sexta feira, o que gera mais um problema logístico para os integrantes destas agremiações. Em especial a Porto da Pedra será prejudicada, pois será a segunda escola de sexta feira.
Terceiro é o fato de que o Rio de Janeiro, hoje, é um canteiro de obras, o que tende a piorar ainda mais o trânsito.
Pessoalmente sou a favor da mudança do Acesso B para a sexta feira, mas não da forma atabalhoada como está sendo feita. Por outro lado a junção dos grupos tende a aumentar o desnível em relação ao Grupo Especial, que tem um volume de recursos financeiros por escola, sendo otimista, dez vezes superior.
Ainda há que se estruturar a questão do preço dos ingressos, que não podem ser mantidos aos níveis do Acesso A de 2012  -especialmente na sexta feira iria impactar bastante a lotação do Sambódromo.
Quanto ao sorteio em si, a Série Ouro tal e qual o Grupo Especial dividiu as escolas em pares. O Império Serrano pôde escolher o dia de desfile por ter sido o segundo colocado do Acesso A em 2012.

Ficou da seguinte forma:
Sexta Feira (08 de Fevereiro):
1- Unidos de Jacarezinho
2- Unidos do Porto da Pedra
3- Acadêmicos do Santa Cruz
4- Unidos de Vila Santa Tereza
5- União do Parque Curicica
6- Estácio de Sá
7- Alegria da Zona Sul
8- Acadêmicos da Rocinha
9- Unidos do Viradouro
Sábado (09 de Fevereiro):
1- União de Jacarepaguá
2- Paraíso do Tuiuti
3- Tradição
4- Império Serrano
5- Acadêmicos do Cubango
6- Sereno de Campo Grande
7- Império da Tijuca
8- Caprichosos de Pilares
9- Unidos de Padre Miguel
10- Renascer de Jacarepaguá
Algumas escolas deste grupo ainda não definiram enredos.
No Grupo Especial, a ordem de sorteio manteve o padrão anterior dos pares de acordo com critérios definidos anteriormente pela Liesa – e que como escrevi em outra ocasião não me parecem muito objetivos. Como definido anteriormente a Inocentes de Belford Roxo e a São Clemente abririam os desfiles no domingo e na segunda feira, respectivamente.
A princípio o Salgueiro, que já enfrenta algumas resistências internas por causa de seu enredo sobre a “Fama”, foi quem acabou ficando com aquela que é considerada a pior posição de desfile entre as “sorteáveis”: segunda a desfilar no domingo.
Em minha análise o domingo ficou um pouco mais forte que a segunda feira, até porque os dois melhores enredos para o carnaval 2013 ficaram neste dia: a União da Ilha será a quarta a desfilar e a Portela encerra. Como o leitor pode perceber, meu domingo de carnaval será de correria, pois desfilo na Ilha e saio imediatamente para vir na Portela.
Outra curiosidade será a Beija Flor concentrando do lado do edifício “Balança mas não cai”, onde há o viaduto próximo à entrada da Sapucaí. Isso não ocorria desde 2003.
A Acadêmicos do Grande Rio, que preparava um enredo sobre os 60 anos do Fusca, acabou tendo de trocar seu enredo – segundo fontes da escola e da imprensa, por veto da emissora que transmite os desfiles pela televisão – e virá com um panfleto contra a lei de royalties que está em tramitação  no Congresso Nacional.
Vamos à ordem definida:
Domingo (10 de fevereiro)
1º – Inocentes de Belford Roxo
2º – Salgueiro
3º – Unidos da Tijuca
4º – União da Ilha
5º – Mocidade
6º – Portela
Segunda-feira (11 de fevereiro)
1º – São Clemente
2º – Mangueira
3º – Beija-Flor
4º – Grande Rio
5º -Imperatriz
6º – Vila Isabel
Finalizando, a Associação das Escolas de Samba do Rio de janeiro, que administra os desfiles dos grupos inferiores – na avenida Intendente Magalhães, em Campinho – teve sua diretoria trocada esta semana.
A oposição venceu as eleições – muito por causa do rebaixamento e extinção em massa de agremiações a que me referi em post do ano passado – e está propondo, alem da anulação do rebaixamento nos grupos, a criação de uma “Série Prata”.
Esta ocorreria terça feira de carnaval, após o desfile das crianças na Sapucaí (que se encerra às 23:30), e contaria com dez escolas: as três rebaixadas do Acesso B mais as agremiações classificadas do segundo ao oitavo lugares no Acesso C de 2012. Aguardemos os acontecimentos.

5 Replies to “A “Série Ouro”, o sorteio da ordem de desfiles e mais algumas questões”

  1. Essa da Série Ouro, atualmente Série A. já vinha se concretizando há muito tempo, desde a antiga LESGA? tanto e que a anterior liga já vinha colocando esse ano (2013) ou 2014. a LIERJ apenas concretizou só de forma inteligente, tendo o Jorge Castanheira (presidente da LIESA) como intermediador., o que fez ser esse ano. assim como a Globo, que acabou-se confirmando. tendo com transmissão regional, onde também havia escutado por aí.

Comments are closed.