Ainda faltam sair os resultados dos demais grupos do carnaval carioca, cuja apuração será hoje às 14 horas no Terreirão do Samba. Mas, antes, vamos às impressões dos desfiles do Grupo de Acesso B, o terceiro grupo do carnaval carioca:
1 – Mocidade de Vicente de Carvalho:
Vindo do Grupo C, a escola sentiu a diferença entre a Intendente Magalhães e a Marquês de Sapucaí. Carros medianos e fantasias ininteligíveis. Samba apenas mediano, também.
Deve ser uma das rebaixadas.
2 – Flor da Mina do Andaraí
Outra escola que também sentiu a transição entre as avenidas de desfiles, e prejudicada por um enredo confuso e samba fraco. Também deve ser rebaixada.
3 – Arranco
Belo trabalho do carnavalesco Severo Luzardo, que já merece uma chance em escola de maior porte. Agradável e criativo desfile.
Não deve ganhar, mas certamente ficará pelo terceiro ou quarto lugar.
4 – União de Jacarepaguá
Esperava mais da escola, que trouxe uma equipe forte para este carnaval. Entretanto, foi um desfile muito semelhante aos anteriores da escola – só que com um samba bem abaixo das tradições da escola.
Deve ficar do meio para o final da tabela. Pior que eu tinha roupa para desfilar reservada, mas só soube disso depois do desfile, quando a camisa chegou em minhas mãos…
5 – Tradição
Como veem, o condor da escola, que já tem quase 15 anos de avenida sofreu uma recauchutagem geral, como podem ver na foto. Obviamente, com peças de segunda mão adquiridas na Viradouro e em outros locais.
O lindo samba não rendeu o que eu esperava, mas foi um bom desfile. Pode ganhar, sem problema algum.
6 – União do Parque Curicica
Não vi, porque estava na concentração, mas quem viu disse que está no páreo.
7 – Boi da Ilha do Governador
A escola teve grande dificuldade para colocar o carnaval na rua, pois ficou sem quadra e barracão para este ano e teve de buscar alternativas.
Plasticamente estava sofrível devido às dificuldades, mas o samba se revelou muito bom e possibilitou um desfile delicioso. Acabei desfilando na Harmonia da escola, embora estivesse com roupa de diretor.
Não ocupará as primeiras posições, mas não acredito que caia.
8 – Sereno de Campo Grande
Eu não aguento mais escola de samba com enredo sobre o circo, mas até que a Sereno passou bem legalzinha. Não deve disputar o título mas pega uma boa posição.
9 – Alegria da Zona Sul
O impactante abre alas já dizia o que seria o desfile da escola de Copacabana. Um passo acima das demais em termos plásticos, entretanto não houve canto forte da escola – o que já é comum na agremiação.
Ainda assim, seria a minha campeã.
10 – Acadêmicos do Sossego
A escola de Niterói em seu retorno à Sapucaí fez um desfile meio chato, mas correto. Alegorias e fantasias interessantes, samba e bateria não comprometeram.
11 – Lins Imperial
A melhor coisa da escola foi a rainha de bateria, Renata Santos – “emprestada” pela Mangueira. O bom samba foi prejudicado pelo péssimo som, e a parte plástica da escola se ressentiu das dificuldades financeiras.
Ainda assim, deve ficar em uma colocação intermediária.
12 – Unidos do Jacarezinho
Para fechar o carnaval, mais um trabalho equivocado do carnavalesco Alex de Oliveira, já malfadado na Portela. Com um enredo semelhante sobre inclusão digital, apresentou fantasias repetitivas e alegorias mal acabadas. O samba, altamente trash, também não funcionou e o conhecido “chão” da escola ficou prejudicado.
Provavelmente, a terceira rebaixada.
Meu resultado seria o seguinte:
1 – Alegria
2 – Tradição
3 – Arranco
4 – Curicica
5 – Sereno
6 – Sossego
7 – Lins Imperial
8 – Boi da Ilha
9 – Jacarepaguá
10 – Flor da Mina
11 – Jacarezinho
12 – Mocidade de Vicente de Carvalho

One Reply to “Grupo de Acesso B – Impressões”

Comments are closed.