Bom, como havia prometido durante a semana, faltava a resenha do último livro que li final de semana passado.
“Aconteceu em Woodstock” é um misto de auto-biografia com a história dos preparativos para o grande festival contada por Elliot Tiber, dono do hotel que se transformaria no “quartel-general” do festival.
A obra pode ser dividida em três partes.
Na primeira, o autor conta suas lembranças da infância, da mãe dominadora e judia e passeia por descrições de sexo homossexual e sadomasoquista de que ele é adepto.
O segundo terço do livro é dedicado à preparação do festival e aos obstáculos que ele e a organização tiveram de enfrentar. São narrados episódios que mostram a resistência das pessoas conservadoras do local e como foram contornados os obstáculos. Ora com dinheiro, ora com advogados, ora com a persuasão pura e simples.
Uma nota interessante desta parte é que os políticos daquela época nos Estados Unidos eram iguaizinhos aos que vemos hoje no Brasil. Todas as dificuldades criadas pelos alcaides da Câmara Municipal eram contornadas com pacotes de verdinhas…
Também é narrado o preconceito contra os “hippies” por parte da população local.
Outrossim, o autor narra como o festival tirou da falência o negócio da família. Em pouco mais de um mês o hotem fez o que não tinha feito em valores nos dez anos anteriores.
A parte final narra o festival propriamente dito e como este “libertou” o autor de seus dramas na consciência. Finaliza contando o destino deste e de seus familiares.
Apesar do primeiro terço bastante enfadonho – desagradável, até, em algumas passagens – o livro é bastante esclarecedor do ocorrido no festival de Woodstock. Complementa bem o resenhado anteriormente.
Nota: sugiro que se leia este depois do “Woodstock”, senão algumas passagens poderão se tornar bem difíceis de se entender.
Na Travessa, custa R$ 29.

3 Replies to “Resenha Literária – "Aconteceu em Woodstock"”

  1. é o tal negócio…certas coisas estão determinadas a acontecer em seu devido espaço-tempo. E Woodstock foi uma delas. Revolucionou a música, o pensamento, a cultura, o comportamento. Woodstock era uma pedra no meio do caminho da Terra. E por mais mambembe que tenha sido sua organização/produção o negócio rolou e deixou marcas profundas.

  2. Deve ser um ótimo livro. por falar em livro já viu a promoção do submarino de milhares de títulos por 10 reais? Já comprei 4 deles.

Comments are closed.