(Por Eduardo Silva)

Olá!

Domingo eu fui ao Parque Olímpico na Barra da Tijuca, pra conferir o terceiro dia do Troféu Maria Lenk. Como o evento teste era fechado ao público, e apenas alguns poucos convites foram distribuídos, nenhuma das ruas estava fechada, apesar de estarem rolando seletivas para a ginástica ali perto, na HSBC Arena.

Talvez por isso mesmo tenha sido fácil estacionar o carro ali nas redondezas. Um mercado e uma drogaria estavam com seus estacionamentos abarrotados. Até em um conjunto de condomínios, aberto, tentei parar e não consegui. A solução foi escolher um estacionamento pago ali perto, com muitas vagas disponíveis.

IMG_6584Andei uns 400 metros até a entrada do Parque. Mal olharam pro ingresso: só um segurança passou o detector de metais. Passei pelo Centro Olímpico de Tênis, aparentemente pronto, e pelo Velódromo, com alguma coisa ainda por fazer. Passei pela Arena Carioca 1, 2 e 3 e a do Futuro, que estão quase prontas. Do lado direito, na altura da Arena Carioca, um grande espaço ainda vazio. Não sei se será um estacionamento para VIPs ou algo que o valha.

Chegando no Estádio Aquático Olímpico, tinha três opções de comida disponíveis: espetinhos, pizza ou salgadinhos. Optei pelo terceiro, e o preço de um cone com 16 unidades tava 12 reais, mais um refrigerante, que custou 5. Daria pra tapear a fome de duas pessoas, então não achei o preço ruim.

Ver o acabamento do estádio reforçou uma impressão que já tinha por fotos: achei feio. Simplório demais pro evento que é. Li que o Rio está sendo elogiado por não gastar tanto assim, mas acho que a “casca” podia ter um design um pouco mais caprichado.

A entrada foi bem rápida, até porque não tinha muita gente. Mas meu ingresso mal foi olhado.

IMG_6582Lá dentro, um calor absurdo, até pela longa caminhada. Do portão até o estádio estimo uns 300 metros de distância. Não pareceu ter aexr condicionado, e o estádio é fechado. Fiquei no que será a categoria A, e achei os assentos bem apertados, naquele esquema de “se alguém quiser passar, você vai ter que levantar”. Ah, e um detalhe: durante o evento uma cadeira com alguém sentado em cima quebrou. Eu que tenho 1,83 e peso uns 92 kilos, senti o assento bem frágil, além de apertado. Acho que gordinhos podem ter problemas.

E por falar em assentos, reparei também que o estádio possui 4 pilastras, que fatalmente serão pontos cegos. E pelo mapa na compra de ingressos, dá pra perceber que serão de Categoria B, que custaram 500 reais. Como os de Categoria C são atrás e no alto, ainda de acordo com o mapa, percebi que são 3 blocos de assentos destinados a essa Categoria.

E cruzando algumas informações (ingressos que eu mesmo tenho, com o de amigos ou ingressos paralímpicos), vi que provavelmente os blocos 200, 221 e 222 são da Categoria C. Contando três pra esquerda e mais três pra direita, completamos com alguma certeza a Categoria B.IMG_6587

O problema é que fazendo essa contagem, que vai do 217 até o 225, é possível prever que portadores dos ingresoss dos blocos 219 e 223 podem ter algum tipo de problema com essas pilastras. Não acho aceitável um evento desse porte ter pontos cegos; e, em tendo, ingressos que custam 500 reais podendo estar nesses lugares. O menos pior seria que apenas a Categoria C, a mais barata, estivesse nessa situação. Até pelo tamanho enorme da Categoria A, acho que essa distribuição não foi muito bem feita. A B poderia ficar com os lugares no meio do estádio, mesmo que lá no alto, e os lugares menos nobres para a Categoria C.

O sistema de som abria pra todos as entrevistas do SporTV com os atletas após as provas. O som chegou a falhar algumas vezes, mas nada muito absurdo. O placar, provisório, passou bem as informações.

Resumindo, a experiência foi bem legal, algumas coisas poderiam ser melhoradas, mas acho que os Jogos serão um sucesso.

4 Replies to “Evento Teste – Troféu Maria Lenk”

  1. Estive no “Estádio Aquático” em três dos cinco dias de provas. Nesta quarta estarei lá novamente. Em função do trabalho tive acesso a diferentes áreas. É simples mesmo. Faltou grana. As pilastras (quatro) que criaram pontos cegos e comprometeram a capacidade prometida anteriormente, o que enfureceu a FINA, não estavam no projeto original. Mas a sustentação do teto ficaria muito cara sem elas. O placar eletrônico deveria ser suspenso, sobre a piscina, estilo ginásio NBA. O projeto também mudou e o definitivo deve roubar mais alguns assentos. O acabamento não é dos melhores em banheiros e partes internas – vide a cadeira quebrada. Não foi o único relato semelhante que eu ouvi. O calor é muito forte. Na zona mista, por onde passam os atletas para entrevistas, é um forno. Tudo bem que a temperatura em agosto costuma ser mais amena. Costuma. Não temos garantia de que será. E com a casa cheia o ar vai circular menos, a sensação térmica será de mais calor. A piscina em si tem sido elogiada pelos atletas. Ponto positivo. E a simplicidade eficaz da arena também seria. A questão é: obra simples com orçamento enxuto, tudo bem. Obra simplória com orçamento alto é que não pega bem. É preciso fazer as contas para saber onde encaixar a piscina olímpica.

  2. Em entrevista disseram que os lugares prejudicados pelas colunas nao foram vendidos e sera colocados a venda como visao parcial. Assim espero pois paguei caro pela final do dia 06 na categoria B. Alem do sofrimento p conseguir.

Comments are closed.