O leitor mais antigo deste Ouro de Tolo tem percebido que, volta e meia, tenho abordado a questão da venda de ingressos olímpicos. Desde o início do processo, há pouco menos de um ano, venho acompanhando de perto o processo e escrevi quatro ou cinco artigos sobre o assunto.

Mas volto ao tema pois, desde semana passada, está havendo uma nova etapa do processo: a alocação dos lugares os compradores e impressão da primeira leva de ingressos. Como sabemos, a compra foi feita apenas se indicando a categoria de preço, mas sem poder escolher setor dentro dela ou lugar exato.

Há uma semana o Comitê Rio 2016 tem feito esta alocação. Sabe-se qual esporte está passando pelo processo pois ele é retirado das opções de compra na página e só retorna após o processo ser concluído. Esportes como basquete, vôlei, atletismo, tênis, ginástica e natação, entre outros, já passaram pelo processo, e no momento em que escrevo o futebol é o esporte da vez.

01-Parque-Olimpico-Estadio-Aquatico-Credito-Renato-Sette-CamaraA previsão é que este processo esteja encerrado amanhã, dia 24, porque a coordenação avisou que pedidos feitos a partir do dia 25 pagarão uma segunda taxa de envio e serão enviados em um segundo pacote.

Isso gera algumas consequências interessantes. A primeira é que após o processo de alocação algumas sessões bastante procuradas estão tendo ingressos novamente à venda. No momento em que escrevo, por exemplo, o bronze do basquete masculino e o dia do atletismo com a final dos 100 metros rasos possuem entradas disponíveis para venda.

Mapa Errado Rio 2016Parêntese: como o leitor pode ver no print acima, o mapa de assentos do basquete está errado. Se colocou o mapa da Arena da Juventude (local da primeira fase do feminino) como se fosse a Arena Carioca 1.

Na maioria dos esportes sessões de maior procura voltaram à venda. Eu mesmo comprei ingressos para quartas de final e para a disputa do bronze do vôlei masculino após este procedimento de alocação – para descobrir depois, aliás, que terei de colocar estes ingressos do bronze para revenda no site…

Estas entradas colocadas à venda parecem ser lugares onde não se conseguiu alocar ninguém por ser uma sobra onde não caberiam pedidos de mais de um ingresso. Vale notar que o Comitê Rio 2016 garante que ingressos feitos no mesmo pedido serão alocados juntos, e neste verdadeiro quebra cabeças que é fazer esta alocação devem ter sobrado algumas entradas isoladas onde não se teve como colocar ninguém devido a esta limitação.

20160221_141624Chega a ser engraçado, porque no polo aquático, por exemplo, quando se abre a opção só aparece um ingresso disponível. Aí se faz a compra, voltamos à página e… está lá mais um ingresso para venda. Claramente limitaram a um por compra porque são cadeiras isoladas e não se poderia cumprir a promessa de alocar todos juntos. Isso ocorreu em outros esportes também, aliás.

Outra consequência é que a possibilidade de revenda de ingressos no site está suspensa desde que se iniciou o processo de alocação de lugares e impressão de entradas. Isso significa que no momento em que a revenda for novamente liberada deverá haver uma quantidade de ingressos considerável à venda novamente, provavelmente para sessões bastante procuradas até. Ou seja, fique atento ao site.

Mais um ponto a se chamar a atenção é que para sessões como a final do basquete masculino e as duas finais de vôlei não houve liberação de entradas nem após este processo. Fica claro que a demanda por estas sessões foi muito superior à oferta, e levando-se em conta que os preços foram os mesmos das sessões mais disputadas do atletismo, dá para se imaginar que estas sessões teriam potencial para lotar os 60 mil lugares do Engenhão, por exemplo. Com os tamanhos das respectivas arenas (11,8 mil lugares no Maracanãzinho e 16 mil na Arena Carioca 1, segundo dados divulgados pela organização), talvez a precificação destas entradas específicas pudesse ser até mais alta.

22-Deodoro-Arena-da-Juventude-Credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-RioOutra modificação importante é que, segundo consulta por email que fiz ao Comitê, em breve estará disponível no site a setorização das arenas dentro das categorias de preço (acima, a Arena da Juventude em Deodoro). Por outro lado, não haverá a alocação dos lugares exatos nas contas dos compradores; apenas quando os ingressos impressos forem entregues é que saberemos exatamente onde ficaremos nas arenas.

Espero sinceramente que não haja o que ocorreu na Copa do Mundo, onde a maioria das minhas entradas era da categoria mais cara destinada aos pobres mortais e só me alocaram em lugares periféricos do Maracanã – tendo, com (muito) boa vontade, Equador e França como exceção.

Finalizando, acredito que tenhamos mais uma quantidade expressiva de entradas disponibilizadas quando da divulgação das tabelas de jogos dos esportes coletivos. Acredito que muitos compradores tenham adquiridos ingressos a mais e, dependendo das tabelas, abram mão de acordo com seu interesse nesta ou naquela equipe. Eu mesmo tenho duas ou três noites com sessões redundantes aguardando justamente isso.

20160221_140317Também, segundo a organização, mais à frente deverá ainda haver liberações de pequenas quantidades de entradas de sessões mais concorridas. Até o dia 1º de fevereiro 2,75 milhões de ingressos haviam sido vendidos, o que significa 74% da meta de arrecadação prevista. Como deveremos ter mais perto dos Jogos o despertar do interesse de pessoas que ainda não estão buscando entradas, acredito que a meta do Comitê Rio 2016 deverá ser batida até com alguma folga.

Imagens: Rio Media Center (Renato Sette Câmara) e Arquivo Ouro de Tolo

14 Replies to “Ainda os Ingressos Olímpicos”

  1. Migão, o guia prático para entender como comer está fantástico. Mas tenho dúvidas se os compradores são tão organizados assim como você! Rsrsrs. Acho que uma galera saiu comprando sem nem mesmo conferir se batia no mesmo dia (me incluo…)

    1. Eu também tenho minhas redundâncias, mas aí é caso pensado. Sabe o que é pior? É que muita gente não sabe que tem ingressos à venda no site.

  2. Boa tarde Pedro, tudo bem?
    Assim como você também acompanho o lançamento das levas de ingressos desde o início, mas gostaria de corrigir um equívoco seu.
    Nessa última e atual leva, saíram sim as finais de basquete masculino. tanto é que consegui esse fim de semana uma entrada B do BK064 e há alguns dias um cat D da final do vôlei masculino e cat B da final do vôlei masculino.
    Também tenho amigos que conseguiram ingressos tão bons quantos os meus.

    Abraço!

    1. Obrigado pela correção, Mateos. Mas… dúvida: estes ingressos foram postos à venda de madrugada? Porque de dia não foram com certeza – e eu estou há tempos atrás de entradas para a final do basquete masculino.

      Abraços

      1. Não foram não Pedro. Acabei de conferir no meu e-mail, o horário exato que consegui uma final do basquete foi “Sun, 21 Feb 2016 18:44:26 +0100”.
        Pelo horário de Brasília foi exatamente 14h44 de domingo.

  3. Boa Noite,

    Também estou atrás desses ingressos, é engraçado que logo quando saíram essa semana (natação,tênis,basquete e vôlei) não dá 1 ou 2 horas e já colocam nos grupos do Facebook, vendendo por 5x mais (INBOX claro).
    Alguns ainda colocam troco por abertura que na verdade é para disfarçar e/ou ainda revender e ficam colocando UP nas postagens. Recentemente, passaram a colocar, TENHO REFERENCIAS DAS PESSOAS QUE VENDI, DOU RECIBO, COMPRA SEGURA, INGRESSOS NO MEU NOME!!!
    Quando alguém entra no grupo perguntando por algum ingresso eles são os primeiros a responder (“te mandei inbox”)
    Você acha que alguém compra a final de todos esses esportes (que somam milhares de reais) e logo em seguida coloca todos esses a venda?
    Quem se manifesta é tirado do grupo e sua postagem apagada.
    Portanto Pedro, suas chances, como as minhas, são pequenas. boa sorte para nós!

    1. Prezado, acho que este tipo de comportamento precisa ser combatido pela Polícia. Não vou me meter nesta seara.

      Agora, é óbvio que, quanto mais tempo se fica no site, maior a chance de se conseguir algum destes ingressos mais disputados. Tenho certeza que não há direcionamento para A, B ou C.

  4. Eu so queria saber se tem em algum lugar um mapa de assentos ou sequer umas fotos destes da arena carioca1 para se ter uma minima ideia de onde estao nos alocando.

  5. Todos os jogos do período noturno do voleio serão do Brasil?
    Alternando apenas entre um dia feminino e outro masculino?
    Se sim, isso vale a partir do dia 06 de agosto?

    Obrigado.

Comments are closed.