A Copa América começa na próxima quinta-feira e com ela vem a certeza de que nunca uma Copa América foi tão esperada quanto essa. Os motivos são muitos: desde a grande participação das seleções sul-americanas na última Copa do Mundo, passando pelos grandes craques que possuem e chegando aos objetivos de cada uma das grandes favoritas neste torneio.

Na última Copa do Mundo, cinco seleções sul-americanas estiveram entre as 16 melhores e a Argentina, depois de 12 anos voltou a colocar um sul-americano na final da Copa. Além disso, a Colômbia teve seu melhor desempenho na história da Copa, o Chile ficou a um passo de estar nas quartas de final, o Uruguai foi guerreiro ao eliminar a Itália em jogo de vida e morte na primeira fase e tivemos o Brasil que, mesmo contestado, chegou entre as quatro melhores do Mundial. Tudo isso credencia a Copa América de 2015 a ser espetacular.

Além dos resultados recentes, os craques do torneio justificam a expectativa. Teremos nos campos chilenos jogadores do nível de Neymar, James Rodríguez, Edinson Cavani, Sérgio Aguero, Arthuro Vidal, além de conhecidos dos campos brasileiros como Jorge Valdívia, Pablo Armero, Victor Cáceres, Giorgian De Arrascaeta, Paolo Guerrero, entre outros. Além de tudo isso, a Copa América conta apenas com o melhor jogador do mundo em atividade que é o argentino Lionel Messi, mais um grande motivo para acompanharmos de perto o torneio sul americano.

20140628_161658Fora o desempenho recente e dos craques, outro grande motivo para a Copa América ser acompanhada de perto é seus favoritos; há pelo menos quatro grandes seleções e no mínimo mais quatro seleções no mínimo interessantes como conjunto ou para o torcedor brasileiro ficar de olho em jogadores de seu time.

No bloco dos favoritos temos: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

Argentina: A albiceleste é pra mim, a maior favorita desta edição. Primeiro, a Argentina tem a melhor geração desta Copa América que é recheada de boas gerações. Segundo, a seleção conta com o melhor do mundo em atividade que é Lionel Messi. Terceiro agora voltou a ter Carlos Tévez em seu selecionado. Os vice-campeões do mundo tem um time base bem definido que funcionou muito bem na fase decisiva da Copa, ficando quatro jogos e duas prorrogações sem levar um gol sequer. Além disso, um time que tem Messi pode ter o que quiser. Olho neles.

Argentina Gustavo 5Brasil: A nossa seleção é a maior adversária da Argentina na briga pela taça. Em uma união que eu chamo de improvável com impossível, Dunga e seus comandados conseguiram um aproveitamento perfeito nos jogos que sucederam à Copa do Mundo, com isso e contando com Neymar, Phillipe Coutinho, Willian, Thiago Silva e companhia. Nunca é seguro se descartar a camisa que foi cinco vezes campeã do mundo.

Chile: Os donos da casa, embalados pela torcida e pela boa geração que possui vem firme para a conquista da Copa, Alexis Sánchez e Arthuro Vidal se destacam em seus times na Europa, além deles há o bom goleiro Bravo e o atacante Vargas. Para fechar a lista dos conhecidos, temos Jorge Valdívia que atua no Palmeiras. A seleção roja pode brilhar e levar a Copa em casa.

Colômbia: A seleção colombiana foi longe no último mundial sem seu grande craque Falcão Garcia, agora com ele de volta e tendo James Rodríguez que surgiu ao grande público na Copa e com valores como Zuniga e Ospina e muito bem treinada com José Pekerman , os amarelos podem sonhar com um algo a mais repetindo algo que não acontece desde 2001 – quando foi campeã em casa.

Quem pode surpreender: Equador, Peru, Uruguai e Venezuela.

20140618_153045Equador: A seleção equatoriana não fez um primor de Copa do Mundo, mas é bem armada. Apesar de contar com o folclórico Erazo na zaga, a seleção amarela é dificilmente vazada, nem que para isso seja necessário um pouco de violência. Entretanto, a seleção também conta com alguns valores de boa qualidade técnica, como Antônio Valencia e Enner Valencia. Não é uma seleção para disputar título, mas pode incomodar as favoritas.

Peru: A seleção peruana vem de resultados ruins nas eliminatórias, mas foi muito bem na última Copa América, parando apenas na semifinal. Os comandados de Ricardo Gareca tem um esquema bem simples: passem a bola para o Guerrero. A seleção gira em torno de seu camisa 9. Se ele estiver bem como esteve em 2011 e o Peru não ter tantos problemas defensivos, quem sabe…

Uruguai: A celeste olímpica poderia estar no grupo das favoritas (afinal, é a atual campeã), mas a seleção uruguaia vem passando pelo processo de envelhecimento da geração que a recolocou no cenário mundial de novo. Muito por isso, não foi tão longe como se imaginava no último mundial. Apesar de não poder contar com Luís Suárez – ainda suspenso por conta da mordida, a seleção ainda conta com o bom goleiro Muslera, o seguro Gódin, o talento de De Arrascaeta e o faro de gol de Cavani, além, claro da camisa pesadíssima. Por tudo, vale ficar de olho na celeste.

Venezuela: O leitor com certeza já ouviu a frase onde falam que a Venezuela é a seleção que mais cresce na América do Sul. E sim, ela é verdadeira. É uma seleção certinha, não tem grandes talentos, mas é bem organizada. O esquema é bem definido e os jogadores sabem até onde podem chegar. A última campanha (semifinalista em 2011) não deve se repetir, mas avançar de fase como em 2007 é bem possível.

Zebras: Bolívia, Jamaica, México e Paraguai.

20140616_155515Bolívia: É talvez a seleção sul-americana mais fraca do torneio, a seleção boliviana é muito limitada tecnicamente e sofre com a falta de grandes talentos. O grande destaque técnico e conhecido dos brasileiros é Marcelo Moreno, com passagens por Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Pablo Escobar e Chumacero são jogadores que já tiveram bons momentos, mas não tem grande destaque. As más línguas diriam que a única chance da Bolívia fazer um algo a mais é se altitude jogar…

Jamaica: Não dá pra esperar nada da Jamaica. Uma seleção que não tem nenhum destaque técnico ou que seja pelo menos conhecido do grande público. Além de tudo isso a Jamaica não vem de bons resultados nos torneios da Concacaf, tudo leva a crer numa participação fraca da seleção verde, amarela e preta.

México: Se viesse de time principal poderia entrar até na lista de favoritos; como vem com uma seleção alternativa como em 2011, é outra seleção que nada leva a crer numa boa participação no torneio. O destaque da seleção convocada por Miguel Herrera é o experiente zagueiro Rafael Márquez, muito pouco para o alto nível da competição deste ano.

Paraguai: A seleção paraguaia vem de um péssimo desempenho nas últimas eliminatórias, mas tem alguns talentos que podem causar um ou outro problema em seus adversários, como por exemplo, o atacante Lucas Barrios e o volante Nestor Ortigoza. Se forem bem aplicados, a seleção pode vir a surpreender, entretanto, numa primeira análise, a seleção fica no grupo das zebras.

Portanto, agora coloco aqui meus palpites para a primeira rodada da Copa América que começa nesta quinta-feira:

11/06: Chile x Equador (Estádio Nacional de Santiago) 20h30min

Jogo para dar moral para os donos da casa, certamente o começo será nervoso e aos poucos, o bom time chileno vai começar a se soltar e conseguir a vitória aposto em 2-0 pro Chile nesse jogo.

12/06: México x Bolívia (Viña Del Mar) 20h30min

Típico jogo morno, onde os dois times se destacaram mais por tentar evitar estragos defensivos do que pela ofensividade, aposto em 0-0

13/06: Uruguai x Jamaica (Antofogasta) 16h00min

O time uruguaio já tem limitações físicas, mas certamente fará bonito na estreia diante dos jamaicanos, a superioridade celeste ficará visível. Aposto em 3-0 pro Uruguai nesta partida.

13/06: Argentina x Paraguai (La Serena) 18h30min

A Albiceleste conseguirá com tranquilidade a vitória diante dos paraguaios, o time liderado por Messi não deve sofrer contra a limitada seleção paraguaia. Aposto em 3-0 para a Argentina neste jogo.

WP_20140704_02314/06: Colômbia x Venezuela (Rancagua) 16h00min

Esse deve ser o jogo com mais equilíbrio na rodada, apesar do favoritismo colombiano, a seleção Venezuelana deve dificultar bastante a vida dos comandados de José Pekerman, mesmo assim, aposto em 2-1 para a Colômbia nessa partida.

14/06: Brasil x Peru (Temuco) 18h30min

O Brasil certamente terá um pouco de dificuldade, por conta da previsível saída em velocidade, mas aos poucos deve controlar o jogo e conseguir estrear com vitória. Aposto em 1-0 para o Brasil neste jogo.

Encerro este texto agradecendo ao Pedro Migão pela oportunidade de escrever sobre a Copa América aqui no Ouro de Tolo e ao Leonardo Dahi que com suas colunas sobre o Brasileirão me trouxe a inspiração confessa para essa coluna e para as próximas sobre a Copa América. Termino convidando o leitor para as próximas colunas sobre o torneio e claro para todas as outras desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

6 Replies to “Vem aí a Copa das Copas…”

    1. Bom, não é impossível, mas acho difícil, o Uruguai precisa ficar no mínimo em 2°lugar num grupo que tem Paraguai e Jamaica, me surpreenderia se ficasse na 1ªfase.

      Agradeço a leitura, Rodrigo!

        1. Sim, sim. Pior terceiro. Falei de segundo porque se ficar em terceiro corre o risco de ficar fora. Em tempo: A Jamaica vem com um time misto. Ou seja…

  1. Concordo com quase tudo, aliás baita dum texto, mas pra mim Uruguai tem tradição e é forte candidato ao título, colocaria junto dos 4 primeiros, mas com vantagem absurda da Argentina, eles só perdem se os Deuses do futebol sacanearem eles…e México, muito cuidado com o México, eles são abusados! Favoritos pra mim: Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, México,o resto é zebra pura!

Comments are closed.