Domingo passado foi a festa deles.

Não foi nossa, nem de quem quisesse. Mas temos tanta intimidade que nos sentimos como fazendo parte da festa mesmo sem fazer. Fomos convidados, sim. Mas para assistir do lado de fora. E olha… foi bonita…

A Rede Globo de Televisão fez 50 anos. Negar a importância não só da Rede, mas das Organizações Globo, cheira a recalque e desconhecimento histórico. Quem quiser contar a história do Brasil terá de passar por Roberto Marinho e suas organizações. Rádio, jornais, revistas, internet e a rede de televisão que o empresário de visão montou aos 61 anos, se reinventando na velhice, e a transformando em um império. A maior rede da América Latina e a segunda maior do mundo.

A Globo é o Brasil que deu certo. Poderosa, rica, invejada, talentosa, brilhante, temida e vitaminada. É o verdadeiro quarto poder do país, sendo tão importante quanto os poderes constituídos. A Globo se quiser faz estrelas nacionais, alavanca e destrói carreiras. Faz e tira presidente. Provoca silêncios, faz barulhos quando quer. É impossível contar a história do século XX sem a emissora e o XXI caminha para o mesmo lado.

Polêmica, revolucionária, inovadora, líder. A Globo é tudo. Ela é o Brasil que deu certo.

globo1965Ninguém faz televisão como a Rede Globo. Ninguém tem o padrão Globo de qualidade e podem espernear, gritar, fazer como o blogueiro personagem do Marcelo Adnet, mas a Globo não é desse tamanho apenas por ser monopolista, ter as amizades certas nos momentos certos, ter recebido ajuda dos militares (mesmo depois se dizendo perseguida) ou Time Life. Ela é capaz, ninguém faz como ela.

Suas novelas são as melhores do mundo e mudaram para sempre a forma de contar uma história. Suas séries são premiadas, seu entretenimento alcança toda a população não importando classe social ou faixa etária. O Brasil se vê na Globo, se identifica na Globo, o povo brasileiro ama a Globo, seus artistas e tudo que ela mostra. A emissora é líder de audiência até fora do ar.

É difícil para alguns aceitarem, mas o povo brasileiro, aquele que tem por ideologia não morrer de fome e ter um pouco de diversão ama e tem orgulho da Rede Globo.

A família Marinho comanda o país vendendo sonhos para a população.

Sendo tão querida, tão amada e motivo de tanto carinho acaba passando suas “verdades”. Vende seus sonhos e no kit vem aquilo que ela quer passar. Evidente que a Rede Globo não é imparcial. Na faculdade aprendi que nenhum órgão de imprensa é imparcial e vou além. Nessa vida ninguém é imparcial. A diferença que nenhum de nós é líder de audiência.

A emissora não mata ninguém, não bate em ninguém. É simpática, charmosa, “sorri” e, enquanto inebria, passa o Jornal Nacional como um canto de sereia.

O Brasil gira em torno do Jornal Nacional. O mais poderoso informativo nacional é capaz de mudar os rumos da nação em uma edição. Pode esconder as “Diretas Já”, pode editar de forma um tanto estranha um debate eleitoral, pode atacar governos, conduzir a um impeachment. Pode minar governadores e esconder problemas de aliados através de um sorriso, um cabelo bem ajeitado e um “boa noite”.debatecollorlula

Depois, se preciso, faz um programa especial. De preferência em uma data comemorativa e com bochechas ruborizadas pede desculpas por “pequenos erros” cometidos. O povo, que lhe ama, perdoa. No máximo dizemos sorrindo “Ai, ai, não faz mais isso”.

A Globo é bacana, a Globo e bonita. Tem novela das 21 horas, Criança Esperança, Luciano Huck e Angélica. O povo gosta de coisa bonita, gosta de luxo. Quem gosta de pobreza é intelectual e o “Ouro de Tolo”. Aqui a gente reclama de injustiças. Lá um pobre coitado vira milionário da noite pro dia emocionando o país. Por isso eles são líderes de audiência e só vocês loucos nos leem.

Por quê viver a realidade se podem nos dar a fantasia?

projac2015Eles são o Projac, nós somos o “Projeca”.

Eu assisto à Rede Globo todos os dias e não me considero alienado por isso. Sei que ela é parcial, algumas vezes mente, omite, mas quem não faz isso? O que importa é que ela ama seu povo e só quer o seu bem. Proibiu no país um documentário que comparava seu criador ao personagem famoso de Orson Welles em “Cidadão Kane”, mas fez o certo. Democracia tem limites ora bolas. Sua honra não pode ser atacada dessa forma. Isso é coisa daquele pastor que arranca dinheiro dos pobres para fermentar seu império. Se aproveitar da boa vontade alheia é um absurdo. Por isso só dou dinheiro ao Renato Aragão.

Dizem que ela persegue os pequenos e silencia pessoas, não acredito, ela não precisa disso. Dizem que quer derrubar esse governo. Também não acredito. Ela só quer informar, ao seu modo, mas informar.

E assim segue nosso povo acordando com a Ana Maria Braga, dormindo com o Jô e sonhando que o país em que vive fosse como a Rede Globo.

Que a querida emissora tenha mais cinquenta anos, cem anos e continue brindando nosso país com sua transparência e democracia.

Plim plim.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

5 Replies to “Os 50 anos da Globo”

  1. A coluna mais bem escrita sobre o assunto. Ao mesmo tempo, usa a crítica, a ironia e a verdade, espinafrando quem é anti-Globo até o extremo e também aos baba-ovo da vênus platinada!!

    Parabéns, Aloisio!!!

  2. Esse cara é fera!
    Sou muito fã!
    Parabéns!
    A crítica é simplesmente sensacional! Leitura leve e abordagem perfeita!

  3. “Sei que ela é parcial, algumas vezes mente, omite, mas quem não faz isso?”

    Boa pergunta! Quem não faz isso?

Comments are closed.