A casa caiu…

Essa semana, finalmente a casa da FIFA começou a desmoronar. Entidade que sempre se considerou acima do bem e do mal por ser a dona do futebol mundial e assim conduzir seu império acima dos países e suas leis, onde o dinheiro sempre foi vasto e a transparência nem tanto descobriu que sim, pode ser punida.

Tinha que vir dos Estados Unidos. País que entende nada (hoje, pouco) de futebol, mas entende de lei e de seu rigor. Provavelmente em um país com amor ao futebol dariam um “jeitinho”. Aqui antes da Copa chegaram a falar que não se fazia mundiais com hospitais e ocorreu farra do dinheiro público com estádios que viraram elefantes brancos. Com certeza não seria o Brasil a dar o exemplo.

Sete dirigentes envolvidos, entre eles um brasileiro – reativando assim o “7×1” tão marcado em nosso esporte bretão. O brasileiro preso atende pela alcunha de José Maria Marin. Pessoa que tem no currículo roubar medalha de adolescente em torneios de futebol e, coisa pior: ser um dos responsáveis pela morte do jornalista Wladimir Herzog.

O carretel vai se desenrolando e muita gente vai ficando enrolada. Consequências aparecem no futebol brasileiro e não sabemos até onde vai dar essa linha. Mas que ela dê em algo.

Que ela sirva para desnudar não só o futebol, mas o mundo subserviente do futebol. Assim como o carnaval, o futebol está lotado de puxa sacos, chapas brancas que querem ser amigos do poder e conseguir benefícios em relação a isso. Na imprensa especializada dos dois ofícios o que mais temos é isso.

A impressão até a quarta-feira, quando estourou o escândalo, é que o futebol brasileiro era uma maravilha e os 7×1 tinham sido mero detalhe. Apenas a ESPN combate, põe o dedo na ferida e é chamada de chata, anti patriótica.

Já disseram uma vez e nunca é demais repetir. O patriotismo é o último refúgio do canalha.

Só a ESPN combate desde o começo a FIFA, só a ESPN nos contou quem era Andrew Jennings (vídeo ao alto do post), o homem que fez uma série de alertas em relação a FIFA e ninguém levou a sério. Teve treinador dizendo que a CBF era o Brasil que deu certo. Teve jornalista dizendo que a CBF mudara e tinha trocado toda a cúpula após a copa que não vendera a seleção.

Pois é, o FBI diz que há corrupção no contrato da CBF com a Nike e há indícios de envolvimento de Ricardo Teixeira, o anterior a Marin e Del Nero o sucessor, mostrando como a CBF realmente mudou.

FifaPor isso estufo o peito e digo. 7×1 foi pouco!!

A nossa imprensa é conivente com essa canalhice e pouca vergonha. É conivente quando passa a mão em nossos vexames em campo e chama de “apagões”, é conivente quando trata acusações como “complexo de vira-latas” ou “inveja brasileira em relação ao sucesso”. Pior que o complexo de vira-latas é a subserviência, é ser o inocente útil que acha que vive em um reino encantado. Não há nada de patriota em proteger canalhas.

O orgulho deles é repetir que teve Copa e o canto de “oeo oea” não importando o quanto o país teve que pagar por isso.

A imprensa carioca não ama o futebol do Rio quando enaltece os times daqui porque ganham dos pequenos no estaduais; por um boa campanha no carioca acham que o time vai chegar no G4 do nacional e a porrada sempre vem no brasileiro. Eleva a craques jogadores medianos só porque fazem boas partidas contra os Nova Iguaçu da vida.

Enaltece Eurico Miranda, abre espaço a gente como Kleber Leite e Marcio Braga, aplaude a FERJ e seus desmandos. Não são capazes de criticar o poder. Acham melhor viver em um tempo que não existe mais e não encarar a realidade.

O futebol brasileiro nunca esteve tão mal. Dentro de campo com uma entressafra que promete durar onde só Neymar escapa, fora de campo com farras e legado de copa que só se vê em contas bancárias.

O futebol brasileiro é reflexo do seu país. Interesses pessoais acima do coletivo , farinha pouca meu pirão primeiro. Assim a dona FIFA vai reinando absoluta por aqui e em todos os países onde o futebol é tratado como causa de estado.

A paixão cega acaba fazendo virar caso de polícia.

Sim. Teve copa

E que agora também tenha cadeia.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

P.S. – Lembro que o Ouro de Tolo desde 2011 vem abordando o assunto em suas páginas:

1) A resenha do livro de Andrew Jennings;

2) O perfil de Ricardo Teixeira;

3) A saída de Ricardo Teixeira e o aviso de que sim, poderia piorar;

4) A prisão da Máfia dos Ingressos da FIFA;

3 Replies to “A Fifa e a imprensa chapa branca”

  1. Discordo sobre a exaltação aos canais ESPN que faz vistas grossas para lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e negócios pra lá de estranhos feitos pelos clubes europeus e a UEFA. Não existe jornalismo isento cada um defende seus interesses e no caso da ESPN seus principais direitos de transmissão são de campeonatos europeus portanto jamais falarão mal de seu produto.

  2. Só um comentário: se os Estados Unidos tivessem ganho o direito de sediar a Copa de 2022, ao invés do Qatar, não teria nada disso.

    Os Estados Unidos querem controlar o futebol da mesma maneira que faz com a ONU; simples assim. Quero ver dobrar os europeus!

Comments are closed.