Nesta quarta feira o administrador Emerson Braz inicia uma série sobre as escolas de samba do Grupo Especial paulistano e suas perspectivas para o desfile. Hoje as escolas de sexta feira, amanhã as de sábado.

Escolas de São Paulo – Sexta Feira

Faço aqui um pequeno resumo de quem vai para a pista do Anhembi esse ano. Não considero um grande ano de enredos (como em 2013) me levando a acompanhar o raciocínio de alguns amigos que acham que SP deveria fazer uma grande reedição com a Liga obrigando a reeditar o grande samba da agremiação. Não sei se viraria, mas daria uma mexida naquilo que considero um mastodonte preguiçoso.

Agradeço aos amigos Victor Aroli e Júlio Castilho pela mão que me deram nessa empreitada. Além da história da escola, tentamos humanizar o texto com um pequeno depoimento de um desfilante além do enredo e a opinião da coluna sobre o que escola pretende para 2014.

Vamos à avenida que como diz o grande mestre Sabu, arreeeepia rapaziada.  A passarela é sua!

Leandro de Itaquera

Em seu aniversário, no ano de 1982, Karin Darling pediu a seu pai, o Sr. Leandro Alves, uma escola de samba de presente, e após reunir um grupo de sambistas foi fundada a escola de samba Leandro de Itaquera.

A Leandro de Itaquera iniciou sua luta pelos grupos menores até conquistar, em 1988, o campeonato do Grupo de Acesso. Sua estreia no Grupo Especial, em 1989, contou com a cantora Eliana de Lima entoando “Babalotim”, um dos mais belos sambas do carnaval paulistano. Naqueles tempos o carnaval acontecia na Avenida Tiradentes, no centro da cidade.

Sua melhor colocação foi o terceiro posto, no ano de 1991, já no Anhembi, com o enredo “Querem Acabar Comigo”, tendo Carlinhos de Pilares como seu intérprete. Teve outros bons desfiles como o de 1999, homenagem ao educador Paulo Freire. Em seus desfiles a Leandro traz ao Anhembi suas origens suburbanas, com muito orgulho. O leão é o símbolo, vermelho e branco as cores e a madrinha da escola itaquerense é a Nenê de Vila Matilde.

“Desfilar pela Leandro é Desfilar pela Leandro de Itaquera é sentir-se parte de um todo, componente de uma escola sim mas acima disso… membro de uma família. Motivo de orgulho! (Por Sergio Porteleandro – fanático Itaquerense, o único torcedor da Portela e da Leandro ao mesmo tempo).”

2014- Esse ano a vermelho e branco da Zona Leste vai contar a história e as curiosidades do bairro de Itaquera, sua gênesis, num link muito interessante, pois aí será a abertura da Copa do Mundo.

Perspectiva para o desfile – Permanecer no Especial

Rosas de Ouro

A Sociedade Rosas de Ouro foi fundada em 18/10/1971 no bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, e anos depois se mudou para a vizinha Freguesia do Ó.

Conquistou seu primeiro campeonato no ano de 1983, com o enredo “Nostalgia”, falando sobre uma São Paulo de antigamente, e repetiu a dose no ano seguinte, quando falou sobre a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. É, aliás, conhecida por ter desenvolvido ótimos enredos relacionados à cidade.

Tem ao todo sete conquistas no Grupo Especial. Ficou de 1994 a 2010 sem levantar uma taça, porém neste período estivemos várias vezes entre as primeiras colocadas, sempre batendo na trave no final. Mesmo com o jejum de campeonatos, jamais deixou de ser uma escola de ponta.

Sua quadra é uma das mais visitadas na cidade, por ter boa localização (na Marginal do Tietê) e boa estrutura, comportando vez ou outras festas de lançamento do CD do carnaval com a presença de todas as escolas. As cores das Rosas são o azul e o rosa, é popularmente conhecido entre os sambistas como “Roseira” e seu nome vem de uma condecoração concedida pelo papa a Princesa Isabel pela assinatura da Lei Áurea, a rosa de ouro.

“Desfilar pela Rosas é ver realizado o sonho de tantas sextas-feiras ensaiadas com tantas pessoas que gostamos. É ver a luta de uma comunidade em busca de uma vitória suada… É lindo demais! (Erika Nicotero – Desfila nas Rosas desde 2006)”

2014 – A Roseira vai falar sobre as coisas inesquecíveis que nossa vida passa. Ótima ideia

Perspectiva para o desfile – Favorita

barracoes_2014_x9_013X9 Paulistana

Nas comemorações por um campeonato de futebol da várzea paulistana, regado a muita cerveja e samba nasceu a Filhotes da X9, numa alusão clara à X9 – que nos anos 80 disputava o forte carnaval da cidade de Santos. Escola formada, a Zona Norte começou a pisar forte e galgar os passos que a levariam os grupos principais do carnaval de São Paulo.

Em 1997 conquistou seu primeiro campeonato com Amazônia, a Dama do Universo, fato repetido em 2000 com Quem é Você, Café. Esse enredo revelou aos paulistanos uma trupe de jovens compositores liderados por Armênio Poesia, oriundo da Zona Norte, que passou a colecionar vitórias seguidas em muitas escolas de samba paulistanas. Em 2002, a X9 empatou com a Gaviões da Fiel na contagem de pontos, mas foi duramente penalizada com seis pontos por estourar o tempo em um minuto.

“Desfilar pela X9 é Imagine o que é você desfilar numa escola que fez seu olho brilhar desde o primeiro momento que a viu? Consegue sentir? O coração bater forte, a boca secar, o medo tomar conta, a ansiedade te travar? Pois bem, essa foi a sensação que senti ao desfilar pela primeira vez pela X9 e em todos os anos que desfilei. Não dá pra definir o que é amor, apenas dá pra sentir… Mas melhor que isso é sentir uma alegria sem tamanho ao cruzar quase 1km de avenida cantando feliz e ver todos a sua volta sorrindo, como uma grande família feliz. Desfilar na X9 é isso, uma ansiedade adolescente e um sorriso bobo na boca, acho que isso é o que chamam de paixão né? VAI X!”

( Por Rangel Matos – Compositor da Escola)

2014 –  A rubro verde da Zona Norte vai falar sobre Loucos e Loucuras.

Perspectiva para o desfile – Voltar passo a passo a seus dias de glória. Voltar nas campeãs é o começo.

Dragões da Real

Fundada no ano 2000 , por frequentadores de escolas de samba que torciam para o time do São Paulo com a torcida uniformizado de mesmo nome, a Dragões fez carreira meteórica nos grupos de acesso do carnaval paulistano, se notabilizando pela juventude de seus componentes e pelos enredos muito interessantes que vem apresentando. Nos últimos 3 carnavais tem trazido do Rio de Janeiro sua fonte de inspiração carnavalesca como Andre Cezari , da Comissão de Carnaval da Beija –Flor e a grande Rosa Magalhães , que assina o carnaval desse ano, a maior campeã do sambódromo carioca.

“Desfilar pela Dragões  é Extravasar! Sambar ! Amar… enfim, realizar o sonho do meu pai – Paula Cabral Dias – Ritmista.”

2014 –   A Dragões esse ano  tem como enredo  “ Um museu de grandes novidades” onde os anos 80 serão esmiuçados na avenida (Atenção para a Comissão de Frente!!)

Perspectiva para o desfile: Momento de Afirmação Definitiva, já encarando o favoritismo de frente

Tucuruviat_4

O Gafanhoto da Zona Norte. A partir de 1976 o tradicional bairro de São Paulo passou a ter uma escola de samba que, dez anos, depois fazia seu primeiro desfile no grupo especial . Em 1999, a escola fez ótimo desfile com Santa Catarina como tema atingindo o quinto lugar e nunca mais foi para o Acesso. Escola de gente jovem que teve o ótimo Freddy Viana como puxador por dez carnavais. Em 2011 , o grande momento da escola da Zona Norte, o vice-campeonato com o enredo “São Paulo – Capital do Nordeste” Uma das características atuais da escola são sambas leves , com refrões explosivos que tem contagiado os componentes da escola. Nos últimos três carnavais a mesma parceria escreveu os sambas .

“Desfilar na Tucuruvi é uma enorme responsabilidade, que eu faço com todo o amor que tenho pela dança e pelo samba. É sentir o coração sair pela boca assim que os portões se abrem e sorrir aliviada cada vez que cruzo a faixa amarela da saída. Desfilar pela Tucuruvi é uma honra, uma alegria sem tamanho, é saber que todas as vezes que ostentei aquele Pavilhão, minha alma irradiava felicidade! – Thais Paraguassu , porta bandeira da escola desde 2002.”

Expectativa 2014 –  Voltar nas Campeãs

Vai Vai

O Vai-Vai é a escola de samba mais popular e a maior campeã do carnaval de São Paulo com 14 títulos do Grupo Especial.

Do bairro da Bela Vista, também conhecido como Bixiga, na região central da cidade, o Vai-Vai é originário do time de futebol amador Cae-Cae. Sua fundação data o ano de 1930, como cordão carnavalesco.

Como cordão desfilou até o carnaval de 1972, quando se transformou em escola de samba. Seu primeiro título aconteceu em 1978, com o enredo “Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu”. Conquistou por três ocasiões títulos consecutivos: o bicampeonato em 81 e 82, o tricampeonato em 86, 87 e 88 e finalmente o tetracampeonato em 98, 99, 2000 e 2001.

replanSeus ensaios acontecem sempre na rua, pois a sede não comporta o grande número de pessoas que lá comparecem. Tem diversas personalidades do samba, dentre as quais Pé Rachado, Geraldo Filme, Chiclé, Pato N´Água, Mestre Tadeu, Osvaldinho da Cuíca e Tobias da Vai-Vai. O símbolo do Vai-Vai é uma coroa acima de dois ramos de café.

“Desfilar pelo Vai Vai é Desfilar pelo Vai-Vai é exercer o orgulho de ser sambista do Bixiga, honrando as cores preto e branco do pavilhão! Ednaldo , o Lé , há muitos anos “desce “ com o Bixiga à pista de desfile.”

Vai-Vai – Favorita, mas com esse enredo sobre Paulínia…

Tom Maior

Escola que teve como reduto inicial o bairro do Sumaré, fundada por dissidentes da tradicional Camisa Verde e Branco , tem nos desfiles leves e alegres suas marcas no carnaval. Durante muitos anos foi comandada pelo falecido presidente Marko , que muito jovem imprimiu esses estilo. Com problemas para continuar na quadra da Av. Dr Arnaldo, andou perambulando por bairros da Zona Oeste de São Paulo até se estabelecer no bairro de Pinheiros. É considerada junto com Águia e Pérola as escolas “brancas” de São Paulo, fato que trás para a avenida um público novo. O grande samba da escola é “A vida por um fio” , do carnaval de 1996. Nos últimos anos, em uma parceria com o cantor e político Frank Aguiar, levou à avenida temos como São Bernardo , Brasilia e a vida do próprio artista.

“Desfilar pela Tom Maior é a minha vida !! Cresci dentro dessa escola e hoje dou sangue pela bateria! Amo muito!  – Fábio Zanini – Surdo de Terceira desde 2001.

Expectativa 2014: Permanecer no Especial

Amanhã a segunda parte.