Neste último dia útil do ano, a coluna de entrevistas do compositor e advogado Allexandre Valle nos traz a modelo Andrea Martins.

Sambando com Elas: “Andrea Martins”

Hoje quem “pinta” nesse espaço é a modelo Andrea Martins, também conhecida como a “MUSA DAS PINTURAS CORPORAIS” devido ao grande número de trabalhos artísticos em seu corpo que desenvolve, não só durante o Carnaval, mas durante todo o ano.

Essa carioca de Bonsucesso, que já fez subir a temperatura dos marmanjos como Dançarina do Programa “ESQUENTA”, da TV GLOBO, conta sua trajetória e algumas curiosidades de sua vida pessoal. Apresentações feitas, vamos à nossa entrevista:FOTO 2

Ouro de Tolo: Andrea, de onde veio a sua identificação com o samba?

Andrea Martins: Na verdade, meu pai – que era militar e servia na Ilha do Fundão – era um freqüentador assíduo da União da Ilha e sempre me levava, mesmo contra a vontade de minha mãe – que nunca curtiu samba – e contra algumas pessoas que achavam um absurdo levar uma menina de oito anos para uma Quadra de Escola de Samba. Só sei que eu a-do-ra-va!

Ele me colocava em cima da mesa e eu, sempre muito exibicionista (risos) me acabava. Modéstia à parte, desde moleca sempre tive samba no pé. Sentia como se tivesse nascido para aquilo e adorava os elogios. De lá pra cá, nunca mais parei. Algo como aquela música do Dorival Caymmi que diz “Eu nasci com o samba, no samba me criei… E do danado do samba, eu nunca me separei…” (risos).

 FOTO 1Ouro de Tolo: E quando você começou a desfilar?

Andrea Martins: Comecei como passista aos quinze anos e tive passagem por várias escolas de samba do Rio: União da Ilha, Viradouro e Caprichosos de Pilares.

Ouro de Tolo: Mas, pouco depois de sua estreia, ainda com 19 anos, você já foi convidada para ser Rainha de Bateria, não foi?

Andrea Martins: Sim, sim… Fui Rainha de Bateria do BOI DA ILHA DO GOVERNADOR de 1996 a 1998. De lá para cá, já desfilei em várias outras agremiações como passista, Rainha, Musa, representei algumas Escolas em concursos como, por exemplo, a RENASCER DE JACAREPAGUÁ, pela qual fui finalista no Concurso de Musa do Caldeirão do Carnaval (“Caldeirão do Huck”), entre outros.

Ouro de Tolo: Pode nos falar um pouco mais sobre os outros concursos dos quais participou?

Andrea Martins: Bem, além da participação no Concurso de Musa do Carnaval do Caldeirão do Huck, ainda fui finalista do Concurso de Rainha do Carnaval/RJ, em 2011 e ganhei o Concurso de Musa da Comunidade do Porto da Pedra, em 2009, seguindo com o “Tigre de São Gonçalo” até 2011.

Ouro de Tolo: Além do BOI DA ILHA, você ainda foi Rainha em outra Escola daqui do RJ?

Andrea Martins: Sim. Saí à frente da Bateria do ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO em 2011.

Ouro de Tolo: Você já pensou em alçar vôos pra outros Estados?

Andrea Martins: Na verdade, Allexandre, já voei e já voltei (risos). Em 2012, estreei no Carnaval de São Paulo, como Musa da Águia de Ouro e gostei tanto que repeti a dose em 2013, mas resolvi, a partir de agora, investir em minha carreira de modelo, somente aqui no RJ, principalmente em função de minha família (para os babões de plantão, aviso que a nossa entrevistada é casada e tem um casal de filhos, Kevin Jordan de 19 e  Ketley, de 11 anos).FOTO 5

Ouro de Tolo: Por falar em “Musa”, além da Águia de Ouro (São Paulo), você ocupou esse cargo em que Escolas, Andrea?

Andrea Martins: Olha… São tantas emoções… (risos). Vamos lá: Em 2011, fui musa da Inocentes de Belfort Roxo e na Renascer de Jacarepaguá, onde repeti a dose em 2012. Em 2013, ainda desfilei como Musa da Unidos de Padre Miguel, onde voltarei ano que vem, assim como na União de Jacarepaguá, Renascer de Jacarepaguá e ainda desfilo como Rainha do Bloco Amigos da Joaquim Meier.

Ouro de Tolo: Além de todas essas atividades no Carnaval, você ainda faz alguma outra coisa? Sobra tempo?

Andrea Martins: Procuro fazer o máximo pra conciliar minhas atividades no samba com o papel de esposa e mãe, mas, como a vida não tem graça sem dificuldades (risos), ainda dou aulas de dança (pra quem não sabe, apesar de ser sambista, tenho formação em balé clássico) e sou modelo full-time, durante os doze meses do ano. Não é fácil, mas é o que gosto de fazer.

Ouro de Tolo: Para terminar: Como surgiu a ideia de se projetar com pinturas corporais?

Andrea Martins: Pois é… Depois do nascimento de minha filha, tive problemas com a administração do meu peso e, durante algum tempo, fiquei um pouco fora de forma. Assim que voltei ao corpo que tinha antes, resolvi que teria que fazer algo diferente, que realçasse minhas formas e a oportunidade surgiu em 2011 quando a Renascer escolheu o enredo que homenageava o Pintor Romero Brito. Juntei uma coisa à outra e pensei: Já que sou Musa da Escola, porque não vir toda pintada com algo que caracterize a obra de Romero Brito?

E assim foi feito desde os ensaios técnicos. O sucesso foi tão grande que todos diziam que eu deveria desfilar sempre dessa forma e assim foi feito. E deu tão certo que fui eleita, nesse ano de 2013, em São Paulo, como a Melhor Musa do Anhembi, quando vim pintada e ornada com adereços também e ainda fui convidada para alguns trabalhos nos Jornais “O GLOBO” e “O DIA”. Espero que todos tenham gostado da minha escolha, né?FOTO 4

Ouro de Tolo:  Andrea, não tenha a menor duvida disso. Você É uma pintura. Inspirados sejam os artistas que usarem sua tela para suas criações e que essas pinturas estejam sempre à altura dessa mesma tela. Esperamos te ver – sempre – na Passarela dos nossos corações pintando, em cores vivas, sua alegria, seu charme e sua beleza e tudo isso, claro, com o mesmo samba no pé daquela garotinha que, aos oito anos de idade, começava a freqüentar a Quadra da União da Ilha e já pintava e bordava na companhia de seu pai, Seu Alberto e nem imaginava como fariam sentido aquelas frases que cantava em sua inocência, enquanto sambava toda serelepe: “Colori, com toda minha simpatia, um visual de alegria…”

Vídeos com Andrea Martins:

http://www.youtube.com/results?search_query=andrea+martins+pintura&sm=3

5 Replies to “Sambando com Elas: “Andrea Martins””

  1. Olha, eu gosto muito desse tipo de arte corporal. Valoriza e muito a mulher e está dentro do espírito carnavalesco. Eu confesso que não a conhecia (sou meio desligado com nomes), mas eu gostei muito do trabalho dela e da entrevista do blog também.

    Belo trabalho, Alexandre.

  2. uma super musa linda e com um pelo par de seios lindos fartos e bumbum grande lindo gostei dela virei fan!!

Comments are closed.