servico-centro

Os leitores que me acompanham no Twitter sabem que desde a semana passada venho reclamando do preço e do atendimento da revisão do meu carro. Pois é.

Tenho um automóvel da marca Kia, modelo Picanto. Sobre o carro em si, nada a reclamar: confortável, mais equipado que modelos em sua faixa de preço, confiável e econômico. Mas em minha primeira experiência o pós venda deixou muito a desejar. Explico.

Uma das vantagens oferecidas é a garantia de 5 anos ou 100 mil quilômetros. No meu caso, como troco de carro a cada três anos, isto significa que quando vender o meu Picanto ele ainda terá dois anos de garantia, haja visto que rodo cerca de 12 mil quilômetros por ano. Entretanto, há uma contrapartida: todos os serviços e peças, até uma simples troca de óleo ou um alinhamento, precisam ser feitos na revenda autorizada.

Semana passada fui fazer a primeira revisão do meu carro, a de 10 mil quilômetros. Como o módulo temporizador dos vidros elétricos instalado por ocasião da compra do veículo estava com problema, dirigi-me à Klahn, no Centro do Rio, onde comprei o carro (acima, em foto do próprio site da concessionária). Além da revisão solicitei a troca do filtro de cabine do ar condicionado – que estava com incômodo barulho, a verificação de folga no pedal de embreagem e as palhetas dos parabrisas.

Pois é: a revisão “simples” – que não incluía alinhamento e balanceamento – custava R$ 490! Nela estavam inclusos a troca de óleo, a verificação de ítens do carro e o reaperto da suspensão, nada mais – além da lavagem de praxe. O mais incrível é que a troca de óleo não incluía o filtro de ar, que, inacreditavelmente, tive de pedir para ser trocado à parte – segundo a consultora da concessionária, é trocado apenas na revisão de 20 mil quilômetros. Na prática você paga quase quinhentas pratas apenas para entrar na revenda a fim de efetuar a revisão e manter a garantia do veículo.

Parêntese: eu normalmente troco o óleo do meu carro com 5 mil quilômetros, porque rodo a maior parte do tempo engarrafado. Trocar filtro de ar do motor com 20 mil me parece esquecer as condições brasileiras. Fecha o parêntese.

Somando-se os serviços de alinhamento e balanceamento, o polimento do carro e os dois filtros, o preço da revisão foi a estratosféricos mil reais! Sem dúvida alguma, um preço que se paga pela garantia de cinco anos, não pelas peças em si. Mas ainda tinha mais.

O carro ficou dois dias para a revisão por causa dos serviços adicionais que solicitara. Na hora da entrega, qual não foi a minha surpresa ao saber que terei de retornar à Klahn para trocar a peça do módulo dos vidros – que se encontrava com defeito – pois esta não havia em estoque. Menos mal que esta será trocada na garantia, embora suspeite que já tenha sido instalada assim – o temporizador está com funcionamento intermitente desde que fiz a compra.

Mais ainda: as palhetas simplesmente não existiam em estoque, nem na concessionária, nem na central da fábrica. Isto revela um problema sério de carros importados, que é a falta de peças. Menos mal que não impede o funcionamento do carro, mas se impedisse? Estaria até hoje com o automóvel parado. Minha sorte é que tenho uma pessoa próxima que trabalha com isso e encomendou as palhetas para mim diretamente na fábrica do acessório.

Outra surpresa é que o polimento – que custaria caríssimos R$ 250 – não foi feito porque o funcionário se encontra de férias e não havia outro que fizesse o serviço. Isso é primário, ainda mais em uma área que atende diretamente ao consumidor. Com isso a conta caiu para R$ 770.

Sejamos justos: o serviço em si foi bem feito. O ar condicionado está impecável e os demais serviços realmente foram executados de forma adequada. Mas os altos preços e a disponibilidade de peças deixam muito a desejar.

Aliás, lembro que com o recente aumento do IPI para marcas sem fábrica no Brasil os carros da Kia ficaram fora do mercado por questões de preço, à exceção do Picanto – e mesmo esse, reposicionado no mercado, teve queda acentuada de vendas. Isso se reflete no pátio da concessionária: três salões repletos de veículos para pronta entrega, e apenas um vendedor na parte destinada a veículos novos. Vi Picantos disponíveis de todas as cores, à exceção do azul e do mostarda igual ao meu – que talvez estejam disponíveis em outras lojas do grupo. Para outros modelos o quadro era o mesmo. Imagino que devia haver cerca de 100 veículos em estoque somente naquela loja – o grupo possui quatro concessionárias.

Isso é algo que a montadora tem de repensar: carros caros com um pós venda ineficiente. Isso afasta o comprador mais ainda. Eu teria um outro carro da marca pela alta qualidade do produto, mas estes são pontos que precisam ser repensados. Com revisões caras e problema de falta de peças, não adianta oferecer cinco anos de garantia que isso acaba não sendo um diferencial. Veremos se isso muda com a eventual instalação de uma fábrica no país, em estudos pela montadora.

Ressalvo que no último sábado a ouvidoria da concessionária me telefonou e, dadas as minhas queixas, a consultora me retornou na tarde de ontem. Isso pelo menos demonstra uma certa preocupação com o consumidor, mas não adianta nada com esta política de preços altos de revisões e falta de peças.

Note-se que o site da montadora é bastante sucinto no que toca às revisões, não dando detalhes de preços ou serviços a serem realizados. Também não há um instrumento utilizado por concorrentes, que é o da revisão tabelada – preços que não variam de concessionária para concessionária, com descrição dos serviços a serem realizados.

O site da concessionária – que também é bem econômico neste assunto – alardeia que ganhou o prêmio de referência oferecido pela Kia Motors no que toca a atendimento qualificado, chamado de “Platinum Dealer”. Sinceramente fico me perguntando como deve ser o atendimento em outras concessionárias… Embora o atendimento por parte da consultora tenha sido atencioso, é forçoso reconhecer.

Gosto muito do meu carro, que atende perfeitamente ao uso de que necessito: pequeno (cabe em qualquer vaga), eminentemente citadino, muito equipado e até confortável dadas as suas dimensões. Também é econômico e bastante estável levando-se em conta o segmento. É muito superior aos concorrentes em seu segmento de mercado.

Mas com este pós venda, se algo não mudar até 2015 pensarei dez vezes se trocarei por outro da mesma montadora. O que é uma pena.

28 Replies to “Kia Motors: ótimos carros, mas um pós venda…”

  1. Kia soul, revisão de 10 mil Km no ES – R$426,00. Que revisão é essa que o carro entra as 8:00 e as 11:00 carro liberado !!!! tenho a mesma opinião, o carro entra pra visitar a CC e manter a garantia de 5 anos…

    Acho péssimo o atendimento da Kia, primeiro, fiz uma reclamação no site sobre um problema de garantia até hoje não recebi contato da fábrica.. (mais de 6 meses). Fui direto do gerente, esperar resposta da Kia, nem pensar. Segundo, atendimento da CC no ES deixa muito a desejar, queria entender o critério para treinamento de funcionário,na minha opinião fraco. Meu carro entrou na CC para revisão de 10 mil Km ficou 2 dias na CC e não fizeram a troca de uma peça na garantia, prq faltou funcionário. Inacreditável a maneira como o funcionário veio falar comigo, o motivo pelo qual a peça não foi trocada..Não da nem para escrever aqui. Amanhã volto na CC, espero que resolvam os problemas.. prq se depender do SAC da Kia, deixa pra lá !!!!!

  2. Tenho um Kia Sportage e sofro demais com o Pós venda da Kia, profissionais despreparados e atendimento sofrível. Final do ano sem falta vendo o carro, não por sua qualidade e sim pelo despreparo que chegaram ao Brasil.

  3. Minha cunhada comprou uma sportage e agora fez a revisão de 10000, a primeira e teve de pagar incríveis R$700,00. Mal comprou o carro e ja pensa em vender em razão do absurdo.

  4. Adult web Step into this I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks! your article about Adult web Step into thisBest Regards Cindy

  5. Tenho uma sportage 2009.
    As revisoes Sao varas mesmo.
    Acabei de fazer a de 80 mil, foi 1100 reais.
    A de 60 mil foi 2 mil reais.
    Agra vou trocar de carro e nao pego um Kia. Mesmo sendo um bom carro.

  6. Eu estou muito feliz de ter encontrado este site. Preciso agradecer por tudo escrito já salvei em meus favoritos e vou recomendar para todos os meus amigos.

  7. liguei pra Kia Motors pra ver quanto custava a primeira revisão me falaram 700 depois o consultor me mandou e-mail com o triplo do valor
    isso é um roubo meu carro não tá nem com 10000 km
    e se amanhã esse consultor confirmar que é esse o valor não vou fazer
    revisão nem uma

  8. TENHO UM KIA CERATO ANO 12/13 CARRO MUITO BOM MAS NUNCA MAIS PEGO CARRO DA KIA A REVISÃO É UM ABSURDO COMPARANDO COM OUTRAS CONCESSIONARIAS, DESCOBRI QUE EM SÃO PAULO A REVISÃO É MUITO MAIS BARATA NÃO ENTENDO ESSA DIFERENÇA DE PREÇO QUE É MUITO GRANDE.

  9. GARANTIA DE 5 ANOS É A MAIOR FURADA. VOCÊ PAGA CADA CENTAVO DESSA GARANTIA. BASTA VER OS PREÇOS DAS REVISÕES. SÓ PARA ILUSTRAR, A REVISÃO DE 10.000 KM CUSTA R$ 490,00 E A DE 20.000 KM CUSTA R$ 950,00. FAZ AS CONTAS DAÍ PRA DIANTE E VAI VER QTO VAI CUSTAR ESSA GARANTIA…

  10. Acabei de deixar o Kia Picanto na concessionaria VIA BARRA – Recreio – RJ para a revisão inicial de 10.000 km e alem do pessimo atendimento ainda tive a surpresa de ser informado que uma simples revisão de troca de oleo e filtro vai me custar R$652,00. Isto é um roubo. Questionei que ao comprar o carro havia sido informado que a revisão era barata e a resposta que tive é que este é o preço da tabela . E ainda vem escrito na nota que NÃO LAVAM O CARRO DE MANEIRA ALGUMA . VIVA A HONDA onde me cobraram para revisão inicial do CRV da minha esposa , com direito a lavagem geral R$ 320,00 . Vou aguentar até perto dos 20.000 e depois eu vendo e nunca mais compro carro desta marca . Não é só pelo preço, mas pelo conjunto da qualidade de atendimento .

  11. Comprei um Kia Sportage 2013/2014 o carro é bom, mas quero vender pelo motivo da pós venda o atendimento é terrivel, e se você precisar de alguma peça vc vai pagar um preço exorbitante e a revisão nem se fala a primeira de 10.000 paguei só pela troca de óleo 620,00 na oficina de São Bernardo do Campo eles nem tem equipamentos para certos serviços como balanceamento e alinhamento

  12. Tinha um Kia Cadenza, o carro é show. Mas na revisão de 30 mil paguei 3.000,00, isso mesmo, não errei. Na de 40 mil km o funcionário me mandou comprar o filtro de óleo na Hyundai porque não tinha na Kia. Passei na Honda e troquei em um Civic zero. Fora seguro e IPVA nas alturas. Coreana nunca mais!!

    1. eu irei escrever outro post sobre o assunto, fui “assaltado” de novo na revisão dos 20 mil quilômetros semana passada

    2. Edson, estou negociando um Kia Cadenza, estou apaixonado no carro mas com medo de entrar numa furada. Não vale a pena?

      1. Vale muito a pena pelo carro que é espetacular. Anos luz a frente de Azera, Passat e outros do mesmo nível.
        Agora, se vc tem problemas em valor de revisão, e acho que todos temos por não gostarmos de assalto camuflado, não compre.
        Peça você consegue no mercado e a mecânica não te dá dor de cabeça, contudo a revenda te deixa triste e a manutenção da “garantia”é uma piada.

  13. A kia esta fechando as concessionarias no Espirito Santo, ja foram duas. Atendimento sofrivel, funcionarios piores que revenda de esquina, mecanicos ladrões (Um roubou meu cartao de credito no cosole do carro em plena revisao dentro da consessionaria) preço de revisão absurdo, garantia de 5 anos fraudulenta e seguro, um tiro no coração!!! O carro é bom sim, mas a concessionaria é um LIXO não é atoa que estao fechando.

  14. Tenho um soul, e paguei na ultima revisão dos 50Mil, 420 reais na concessionaria kia da marginal tiete. Nada que uma chorada, e vc esclarecer as suas duvidas antes de reclamar da marca. Atentos!!!! Pois na mesma concessionaria da zona sul me pediram 800 pelo mesmo servico. Kia picanto revisao dos 40Mil, cotação = 400 Reais.

  15. Tenho um cerato 2010/2011.Como gosto muito do carro, resolvi trocá-lo pelo novo modelo.Fiz uma avaliação semana passada numa concessionária kia. Estou até hoje em choque com o valor de pós venda. Fiquei muito interessada pelo novo cerato, mas não posso e nem teria coragem fechar negócio.

  16. Olá tenho uma cerato 2011, quando fui informado do valor da primeira revisão achei um absurdo, então fiz por conta própria em uma oficina de confiança e a garantia? que se expluda resolvi arriscar, pois pretendia ficar com o carro durante um bom tempo ,teu td certo o problema é o valor do carro no pós venda porque desvaloriza muito..mas demais é um bom carro.

  17. acabei de realizar revisao de 30.000km kia soul 2012, r$557,00. Poxa meu carro é perfeito, sempre cuidei de todos os carros que tive, ano passado comprei um new fiesta 1.5 SE por 46.700,00 não curti o carro e na revenda com 3000km vendi por r$36.000. A ford me chamou para a revisao de 5000km por curiosidade perguntei o preço, r$550,00. Poxa 5000km de uso. Sou um amante de carros quando comprei o soul sabia de sua suspencao, a qual é barulhenta pra… porem firme pacas, quer comprar carro com valor de revenda fique com UNO, CORSA, CELTA. Tudo nessa bomba de pais é caro e sabemos disso.

  18. Tenho um Kia Sportage turbo diesel 2001/2001. Se eu fosse contar pra vocês o que já me aconteceu dentro das concessionárias Kia de meu estado-MG, vocês jamais acreditariam. Só para ilustrar. O que já gastei com o carro, que diga-se de passagem tem uma suspensão rara de se ver, daria para comprar metade das ações do fabricante. Já troquei motor, turbina, etc, tudo por erro das oficinas KIA. E a última eles nem sabem ainda: meu carro ficou numa em BH 3 meses esperando eles consertarem um defeito de vazamento de óleo do motor, já o motor novo que a concessionária que montou o motor pra mim alegou que não podia fazer o conserto. Eu poderia reclamar com o fabricante, que obviamente nem quis me ouvir. Depois de 3 meses sem o carro e sem esperança de resolver o problema, o levei numa oficina particular aqui perto da minha casa e o mecânico me cobrou R$179,00 pelo serviço, já inclusos os 6 litros de óleo e meu carro nunca mais pingou uma gota de óleo. Só pra vocês saberem, assim que montei o motor zero lá na KIa-BH, fiz 2 viagens com o carro em que precisei colocar 1 litro de óleo no motor do carro a cada 300/400 Km rodados, chegando a gastar 16 litros de óleo em 1916 Km da última viagem que fiz, de Timóteo-MG a Feira de Santana-BA. Daí dá para entender nossas frustrações com o pessoal da Kia, não necessariamente com a Marca, mas com as pessoas responsáveis por ela. Eu desisti. Nem reclamo, nem vou lá mais,depois do que lhes descrevi. Abraço a todos.

  19. Realmente o SOUL que comprei é um bom carro, mas o serviço é um lixo, o pós venda pior ainda, os “consultores” das concessionarias só tentam nos enrolar com desculpas das mais esfarrapadas, e eu como já fui mecânico chego a rir na cara deles quando me falam certas coisas. Apesar do carro ser muito bom, será o primeiro e último desta marca!!!

    MINHA SUGESTÃO: NÃO COMPREM, POIS IRÃO SE ARREPENDER!

  20. Caramba!!!!
    Tenho um Sorento e todas as revisões são feitas na KIA e agora, chegando aos 80 mil km liguei para agendar e ped o valor da revisão de 80 mil km e eles me informaram que ficaria em R$ 2.100,00, fique perplexo e achei o valor surreal.
    Quero compreender como pode ser tão caro e pior que você não tem opção, pois, se você não faz na KIA você perde a garantia.
    O que fazer?
    A quem recorrer?
    Abraço a todos

  21. Estava pensando em adquirir um SPORTAGE. Mais vimos que nao vale apena, tem muita gente reclamando do atendimento. desse jeito a KIA vai falir. Um abç a todos.

  22. NA COMPRA O KIA SPORTAGE!!! EU TENHO UM ACABO DE VOLTAR DA CONCESSIONARIA!
    GOSTO MUITO DO CARRO MAS PRECISEI TROCAR O DISCO DE FREIO E ME DERAM UMA PRAZO DE 10 DIAS UTEIS, BOM JA TEM 15 E AINDA NAO CHEGOOOUU!! E PIOR O GERENTE AINDA DISSE QUE NAO TINHA PRAZO PRA CHEGADA! AHHHHHHHHHH QUERO MORRER! QUERO QUEIMAR ESSE CARRO NA FRENTE DA CONCESSIONARIA, AMIGOS DEFINITIVAMENTE NAO COMPREM KIA , ELOES NAO TEM PEÇA DE REPOSIÇÃOO E VOCE FICA DEPENDENDO DELES, PARECIA QUE EU ESTAVA NA BORRACHARIA DA ESQUINA , MEU CARRO FOI 80MIL!

Comments are closed.