Nesta sexta feira, a coluna “Bissexta”, do advogado Walter Monteiro, confessa seu espanto – que também é meu – com a inesgotável vitalidade do roqueiro Mick Jagger, do Rolling Stones.
O post me lembra um documentário que vi há algum tempo com os remanescentes – melhor seria dizer sobreviventes – do ‘The Doors’. Foi meio estranho ver os sujeitos de cabelos brancos dando entrevistas…
E bom feriadão e ótimo Natal aos leitores. O blog continuará sendo atualizado diariamente, como de hábito. Apenas a coluna “Final de Semana” que está temporariamente suspensa devido a alguns problemas que estão surgindo na migração para a nova plataforma. O Ouro de Tolo estará no endereço www.pedromigao.com.br a partir do dia 1º de janeiro.
Passemos ao texto.
Jagger: o Mito, a Lenda, o Inexplicável
E os Rolling Stones comemoraram 50 anos de carreira. Eu estava distraído, zapeando sem compromisso, até que parei no show que o canal Multishow transmitia. Cheguei ali no exato momento que Mick Jagger cantava e dançava junto com Lady Gaga. Descontando a cara muito enrugada, Jagger parecia ter a idade da esquisitona, que, aos 26 anos, poderia ser neta do quase septuagenário roqueiro.
[N.do.E.: vi um pedaço deste show. Só soube que era a Lady Gaga porque minha filha me disse quem era]
Sim, Mick Jagger está às portas de completar 70 anos. Dá para acreditar? É verdade que a pele dele está uma coisa assustadora, gente mais velha do que ele não tem aqueles sulcos vincados no rosto… Mas, de resto, ele continua igual.
Como um senhor de tamanha idade pode ter aquele cabelo? Como pode dançar daquele jeito? Como é possível que um idoso possa servir de inspiração para uma das músicas de maior sucesso recente, que fala que o poder de sedução de determinado homem vem justamente do fato de dançar como Mick (Moves Like Jagger, do Maroon 5)?
Eu já escrevi aqui sobre minha depressão em ver Paul McCartney, ídolo da minha adolescência, com seus cabelos de tonalidade acaju, sentado ao piano no Beira-Rio, portando-se como um coroa. É natural: Paul é outro velhinho, mas a gente sonhava em vê-lo sempre como um ícone jovem.
Pois Jagger é o oposto: a energia dele em um show supera, com folgas, a de super astros muito mais jovens que ele. Não engordou um grama sequer: era esquelético nos anos 60, continua sendo.  E não deve ter ossos nem pulmões, porque dança por mais de 2 horas com movimentos difíceis de imitar.
Outras coisas seguem impressionando.
Não sou especialista na banda, mas acho que o último sucesso inédito do grupo é ‘Start Me Up’, do álbum Tattoo You, do longínquo 1981. Ou seja: os caras faturam cerca de meio bilhão de dólares ao ano cantando músicas compostas há mais de 30 anos, às vezes 40.
E essas músicas não parecem envelhecidas (embora algumas a gente esteja cansado de ouvir).  Vejam ‘Gimme Shelter’, por exemplo. Poderia ter sido composta mês passado, porque é altamente contemporânea. Mas tem incríveis 43 anos de idade. Um fenômeno.
E a gente olha para Mick Jagger e fica pensando como o cara chegou lá com o estilo de vida que escolheu para si.
Ele não chega a ser tão doidão quanto seu companheiro de banda, Keith Richards, que dentre muitas maluquices, declarou ter cheirado as cinzas do pai morto junto com cocaína. Mas é óbvio que Jagger tem um longo histórico de uso de drogas: já foi até preso por isso.
A julgar por entrevistas que deu, sua alimentação é à base de carboidratos: muita batata, arroz, macarrão. E aconselhou qualquer pessoa a só praticar esportes depois dos 30 anos, ainda assim em pouca quantidade, porque “cansa”. Esporte, para ele, é enfileirar mulheres bonitas, deixando claro que não acredita em monogamia.
Carboidratos, álcool, drogas e orgias! E aí está o homem, o mito, mandando às favas a vida regrada, bilionário, famoso, com 70 anos, mas com vitalidade de 25.
De duas, uma: ou ele não é humano, ou precisamos, todos, rever nossos conceitos com absoluta urgência.
(Foto: Uol)

One Reply to “Bissexta – "Jagger: o Mito, a Lenda, o Inexplicável"”

  1. Mick é um caso pra estudo mesmo.
    E uma observação: acho que o ultimo sucesso da banda foi o album Bridges to Babylon, onde ganharam caminhões de dinheiro com uma turne fuderosa, com hits como Flip the Switch e Anybody Seen My Baby, onde finalmente entraram na MTV com esta segunda.

Comments are closed.