Segunda feira passada escrevi aqui sobre a primeira noite de sambas concorrentes da Portela. Hoje escrevo sobre a segunda noite, realizada na última quarta feira. Foi a primeira eliminatória de um concurso que somente se encerrará dia 12 de outubro, com a consagração do samba que irá representar a Majestade do Samba no desfile oficial de 2013.
Algumas diferenças notórias em relação à primeira noite. Havia (bem) mais gente, as luzes todas da quadra estavam ligadas, a loja de produtos oficiais estava aberta e havia Brahma entre as opções de cerveja – o que, para o meu caso, não muda muita coisa…

Também não se cobrou ingresso, ao contrário da quarta anterior.

O ambiente claramente era outro. Havia muita expectativa quanto à apresentação da parceria campeã de 2012, formada por Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Tuninho Nascimento e André do Posto 7 (acima). Percebia-se claramente que muita gente estava ali para ver a apresentação deste samba.
Por outro lado, continua a haver o problema de não haver opções de alimentação. Como cheguei cedo, deu tempo de fazer um lanche no Madureira Shopping, que fica perto, mas quem chegou com o samba começado não tinha esta possibilidade, nem de recorrer às barraquinhas em volta da quadra sem perder nenhum detalhe do samba.
Por falar em Madureira Shopping, não entendo porque a escola não faz um convênio com o shopping para utilização do estacionamento. Existem apenas dois estabelecimentos pagos nos arredores da quadra e algumas vagas nas ruas próximas, nada mais. Em uma primeira eliminatória como essa até se consegue estacionar sem grandes dificuldades, mas em fases mais agudas isso se torna um problema.
O shopping fica a uns 400 metros da quadra, se muito, e poderia haver algum tipo de convênio a fim de que os frequentadores da Portela possam guardar seus carros com total segurança a um preço razoável. Hoje isso não é possível devido ao término do ensaio ser em um horário após o fechamento do Madureira Shopping.
Novamente o ensaio se iniciou por volta das 21:30, com a apresentação da bateria. Com o retorno de integrantes que participaram da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos a bateria estava bem maior e compondo com seus principais integrantes – entre eles o Mestre Nilo Sérgio.
O intérprete Gilsinho cantou sambas clássicos mais uma vez, repetindo alguns sambas cantados na semana anterior e trocando outros. Novamente cantou 1983, “A Ressurreição das Coroas”, samba de que gosto muito.

Vale registrar também que o som da quadra poderia estar um pouco mais baixo. Realçaria os sambas e deixaria mais nítidas as diferenças entre eles. O volume estava tão elevado que eu cantei o tempo inteiro o samba da parceria atual campeã e minha voz não vaza no áudio em momento nenhum, como o leitor pode ver.

Sobre os concorrentes em si: como expliquei semana passada, a safra é fraca. Entretanto, os concorrentes da segunda noite, em média, eram melhores que os apresentados na primeira noite. Arriscaria dizer que os dois sambas cortados nesta última quarta são melhores que classificados na outra chave – o que não significa que sejam bons.
Aliás, é curioso que a composição que segundo se fala tem o apoio do Diretor de Carnaval da escola tenha ficado na primeira chave, mais fraca. Faço o registro.
No momento em que os atuais campeões se apresentaram – era o quarto da noite – nos momentos que antecederam imediatamente à entrada do samba no palco havia um frisson percorrendo a quadra. Mal comparando, era como se estivéssemos na Sapucaí antes da entrada na avenida de uma escola favorita. O clima era o mesmo.
A apresentação não decepciona. Foi a única que contou com apoios espontâneos, fora a torcida organizada. Muita gente cantava o samba, inclusive integrantes da bateria, a plenos pulmões. Em minha opinião é ainda melhor que o samba de 2012, ganhador de todos os prêmios da crítica e merecedor de todas as notas máximas.
Este concorrente também trouxe atabaques para sua apresentação e o puxador Wantuir teve o luxuoso reforço de Tinga e Rogerinho.
Quanto aos outros sambas, me chamou a atenção o sexto samba da noite, da parceria de Carminha do Chapéu. Havia um “coreógrafo de torcida”, que orientava o que deveria ser feito nas passagens do samba. O leitor que observar o vídeo verá isto que relato. Pessoalmente é o tipo de coisa que a meu ver não tem a menor necessidade: não vai fazer o samba ser melhor visto e é um gasto desnecessário.
Foram cortados os sambas das parcerias de Celsinho de Andrade e Luiz Barbudo. Pessoalmente achei o corte do primeiro samba injusto, mas ao que me parece pesou o fato desta composição não ter um intérprete conhecido a defendê-lo – tal e qual a primeira noite. Eu provavelmente teria eliminado o último samba a se apresentar, até porque em diversos momentos ele parece mais música sertaneja que samba.

Aliás, reparem no vídeo do primeiro samba no velhinho dançando em cima do palco. Bem legal. É outro aspecto interessante das disputas, cada compositor defendendo seu samba como se não houvesse mais nada no mundo – e todos fossem “Os Sertões” ou “Aquarela Brasileira”.

Após ter visto os dezesseis sambas na quadra minha impressão é de que o concorrente da parceria atual campeã sobra e sobra muito na disputa. Ao que me parece e na avaliação de muitas outras pessoas que estiveram nesta segunda rodada é de longe o mais indicado para representar a Portela no carnaval 2013.
Não estarei na apresentação das chaves na próxima rodada, mas posteriormente estarei de volta à quadra cobrindo os concorrentes. Abaixo o leitor pode ver todos os vídeos da chave branca, pela ordem de apresentação – obviamente, pulando o vídeo que está na abertura do post.
Ordem de Apresentação:
*1 – CELSINHO DE ANDRADE, LELE DO CAVACO, RAUL LAUAR & VALTINHO BOTAFOGO; (Eliminado em 15/08/12)**
2 – FERNANDO BOM CABELO, PECÊ RIBEIRO, JORGE MATIAS DO BATUKE, WALTER ALVENCA E PAULINHO ROCHA;
**3 – LUIZ BARBUDO, BARÃO, LAERTE, PAULINHO PROFESSOR E ARANHA;(Eliminado em 15/08/12)**
4 – WANDERLEY MONTEIRO, LUIZ CARLOS MÁXIMO, TONINHO NASCIMENTO, ANDRÉ DO POSTO 7;
5 – BRUNO LIMA, THIAGO NA FÉ, NÊGO BRANCO, ADILSON PORTELENSE E LUCAS DONATO;
6 – NEY DA PORTELA, CARMINHA DO CHAPÉU, JOÃO FELIPE E ZÉ CARLOS;
7 – ELI PENTEADO, WALDIR DE MADUREIRA, MENDONÇA, SÔNIA DA PRAÇA SECA E ELIÉZIO LIMA;
8 – GÉRSON PM, BETO DA PORTELA, MARLENE FLÔRES, PEPITA ABRANTES E MARCOS GLORIOSO

2 Replies to “A chave branca de sambas da Portela”

Comments are closed.