Doutora Livia Gesta, na casa dos trinta, dentista e rubro negra. Contatos em comum levaram ao conhecimento e a uma convivência virtual, mas bastante interessante – com direito a ser chamada de “sádica” por mim e de retrucar com “medroso”, algo que assumo que sou.

A Doutora é a entrevistada de hoje da coluna “Jogo Misto”.

1 – Iniciando a entrevista legislando em causa própria: por que as pessoas tem tanto medo de dentista?

LG – Antigamente, os métodos e materiais usados pelos dentistas realmente causavam desconforto ao paciente – como, por exemplo, agulhas grossas para dar anestesia no paciente.
Porém, hoje em dia esse tipo de reclamação não procede mais, já que houve um grande aperfeiçoamento dos equipamentos e procedimentos dentais.
Outro motivo é que grande parte dos pacientes procura o dentista quando sente dor no dente. Com isso,acham que como já estão sentindo dor no dente sentirão mais ainda na cadeira do dentista.
Existem também pacientes traumatizados durante a infância, seja por causa de alguma ida ao dentista, seja por causa dos próprios pais. Outro dia eu estava na fila do supermercado e tinha um garotinho fazendo malcriação. A mãe virou-se pro garotinho e falou “se você não se comportar, eu te levo pro dentista agora”. Complicado…

2 – Qual a indicação para tratamento em pessoas com fobia?

LG – um caminho é criar uma relação de confiança entre profissional e paciente. Essa relação pode ser criada a partir do momento em que o profissional é receptivo ao paciente e este se sinta à vontade com o profissional. 
Atualmente, uma técnica muito usada nos consultórios dentários é a sedação consciente ou analgesia inalatória, realizada com óxido nitroso e oxigênio. Em casos extremos, como nos pacientes que possuem síndrome do pânico ou fobia aguda, o mais correto é tratar o paciente com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

3 – A partir de que idade as crianças devem ser levadas ao dentista?

LG – o ideal é levar o bebê aos seis meses de idade ou quando os primeiros dentes de leites erupcionarem na boca. Após esse período o ideal é levar a criança quando todos os dentes de leite já estiverem na boca, o que ocorre por volta dos dois anos de idade.

4 – Vale a pena efetuar tratamentos reparatórios em dentes de leite?

LG – sim. A cárie é uma doença causada por bactérias. A partir do momento que você tem um dente de leite cariado,você tem um nicho de bactérias no local e isso pode fazer com que outros dentes fiquem cariados – inclusive os permanentes que ainda irão erupcionar.

5 – Quais as vantagens do uso de aparelhos corretivos? Há casos em que além de seu uso uma cirurgia reparadora é necessária?

LV – A função dos aparelhos ortodônticos é corrigir o posicionamento dos dentes. Podem ser usados para melhorar a estética, corrigir a mastigação, melhorar dores de cabeça e enxaquecas relacionadas ao mau posicionamento dentário e tratamento de apnéia.
E além do uso do aparelho, alguns pacientes precisam sim fazer alguma intervenção cirúrgica, seja ela a extração de algum dente ou mesmo uma cirurgia ortognática.

6 – Qual a razão do custo muitas vezes elevado dos tratamentos?

LG – existem vários tipos de materiais no mercado e a variação de preço é muito grande. Um material de boa qualidade é caro, logo a gente repassa o valor do material no valor do tratamento.
Além do mais, um bom dentista está sempre se atualizando. Para isso tem que fazer especializações, cursos, ir a palestras, congressos, comprar CDs e livros. Tudo isso tem um preço elevado, que também é repassado no valor do tratamento.
E também o profissional tem que pagar impostos relacionados à profissão: aluguel (em caso de consultório alugado), condomínio, contas (luz,telefone). Enfim, o valor cobrado pelo dentista é um somatório de valores que o profissional gasta e que tem que ser repassado para o paciente.

7 – Com que frequência um adulto deve ir ao dentista? Quais os procedimentos preventivos que devem ser feitos?

LG – o ideal é que uma pessoa vá ao dentista de seis em seis meses para realizar a limpeza e a profilaxia dos dentes, além de um exame minucioso.

8 – Quais as consequências que dentes em mau estado podem trazer?

LG – dentes mal cuidados podem trazer uma série de problemas como dor, hálito ruim, causar ou piorar doenças no coração, rins e outros órgãos. Além de problemas nas articulações e estéticos.

9 – Qual a forma  e os procedimentos mais indicados de se fazer higiene bucal?

LG – para se fazer uma boa higiente bucal basta usar corretamente o fio dental e usar a técnica correta de escovação. Algumas pessoas gostam de usar um enxaguatório bucal para finalizar o processo.
O uso do enxaguatório bucal ajuda, desde que ele não possua álcool em sua composição.

10 – Afinal de contas, o flúor é mocinho ou vilão?

LG – O Flúor é mocinho, desde que seja usado em sua dosagem correta. Do contrário passa a ser vilão.

11 – Há diferença entre os cremes dentais disponíveis no mercado ou é apenas “marketing”? Você indicaria alguma marca?

LG – não há muita diferença. 
Todos possuem flúor, que é o que importa. O que realmente difere um creme dental de outro são os cremes dentais específicos para dentes com sensibildade ou para clareamento.
Não existe, por exemplo, creme dental que vá resolver problema periodontal, como vemos em algumas propagandas por aí.

12 – Sei que tem alguns clientes considerados “celebridades”. Há alguma particularidade no tratamento?

LG – Nenhuma. O material usado é o mesmo, a técnica operatória usada é a mesma, o preço cobrado é o mesmo.Já aconteceu de gente famosa querer tratamento de graça com publicidade, mas mostro que isso não é possível.

13 – Há casos em que se fazem necessárias cirurgias fora do consultório? Em quais?

LG – são em casos de cirurgias onde há a necessidade do acompanhamento do paciente por outros profissionais, seja porque a cirurgia é de alto risco, de grande porte ou seja porque o paciente necessita de anestesia geral.
14 – Qual a formação necessária – além de uma boa dose de sadismo (risos) – para se tornar um profissional da área? Quais as qualidades necessárias a um bom dentista?
LG – uma faculdade de odontologia ensina o básico. Você sai com um diploma de cirurgião-dentista e está apto a fazer os procedimentos mais simples.
Para se tornar um profissional mais capacitado o dentista tem que fazer cursos ao longo de toda a sua carreira, visto que a evolução dos materiais e equipamentos e da técnica operatória é algo constante.

15 – Por que gosta tanto da Barra da Tijuca?

LG – na verdade, nem gosto muito (risos). Vim morar na Barra por causa dos meus pais e acabei me instalando por aqui tanto residencial quanto profissionalmente.

16 – Como nasceu sua paixão pelo Flamengo?

LG – a paixão pelo Flamengo nasceu a partir do momento em que eu nasci.
Sou filha de mãe botafoguense e pai vascaíno, sendo que a minha família por parte de pai é toda portuguesa.  Logo, todos são vascaínos e tentaram me transformar numa vascaína como eles. Mas não deu muito certo e eles me contam que desde quando eu nem sabia que era gente eu já falava do Flamengo.

17 – Um jogo inesquecível. Por quê?

LG – na verdade, são dois. 
O Flamengo 3 x 0 Botafogo na decisão do campeonato brasileiro de 1992, porque foi a primeira vez em que fui em uma decisão e era a segunda vez que eu ia ao Maracanã (a primeira vez tinha sido no Flamengo 3 x 1 Santos, que selou nossa ida à final desse mesmo campeonato).
E Flamengo 5 x 4 Santos desse ano, porque eu estava lá e vivenciei todas as emoções desse jogo ao vivo e à cores.

18 – Uma canção inesquecível. Por quê?

LG – “Caçador de Mim”, Milton Nascimento. Cresci ouvindo essa música e ela é como se fosse uma autobiografia.

19 – Livro ou filme? Por quê?

LG – Livro: “Cidade Partida”, Zuenir Ventura. Vivenciei grande parte dos acontecimentos relatados no livro por ter feito parte da ONG Viva Rio. 
Filme: “Forrest Gump, o contador de histórias”. Atuação magistral de Tom Hanks e uma história muito bonita.

20 – Finalizando, com os agradecimentos do Ouro de Tolo, algumas palavras sobre o blog ou sobre autor/editor
LG –  O Ouro de Tolo é um blog que eu conheço há tempos.

Sempre leio porque ele fala de assuntos variados seja esportes, bebidas, músicas, filmes, dentre outros assuntos. E o Migão é uma pessoa que “conheço” de longa data, desde os tempos em que comentávamos no Flamengonet.

Longa vida ao Ouro de Tolo e, principalmente, para seu autor!

A Doutora Lívia Gesta pode ser encontrada da seguinte forma:

Consultório – Avenida das Américas, número 2111, sala 113, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones – 3905-0303 / 3258-0050
e-mail – liviagesta@gmail.com