Meu filho Benjamin está na área. O moleque chegou na madrugada de segunda-feira, dia 21 de março. Desde então posso afirmar, com a profundidade de um Pedro Bial refletindo sobre a vida em um paredão do Big Brother Brasil, que só faço aprender. Em três dias descobri como escolher cenoura no supermercado (há que se observar o rabinho da erva bianual que faz a alegria do coelho da Páscoa) , as propriedades nutritivas do colostro e as diferenças entre as contrações de Braxton-Hicks e a conferência de Bretton Woods. A aventura promete.
Na primeira noite do garoto em casa, dei uma de D.J e mandei ver na trilha sonora. A ideia era acalmar a criança enquanto o galo não cantava. Tentei músicas de ninar, embarquei na  Arca de Noé do poetinha, fui de Pixinguinha, coloquei o maestro soberano tocando O Boto… e nada.  
Resolvi apelar para o bom e velho Johann Sebastian Bach. Acreditem. Ao ouvir a Sonata em Sol Menor para flauta e cordas, o moleque sossegou. Foi na mosca, como diriam os meus avós. Desde então é essa a trilha sonora no meu ilê.

O curioso dessa história toda é o seguinte: – Não imaginei que o moleque chegasse no dia 21 de março. O parto estava previsto para a última semana do mês. Precisei, portanto, consultar ontem o meu babalorixá virtual, o Pai Google da Aruanda, para saber que diabos ocorreu ao longo da História na data de nascimento do moleque. Dentre várias informações, a que me chamou especial atenção foi a seguinte:

21 de Março de 1685.  Nasce na pequena cidade alemã de Eisenach o compositor Johann Sebastian Bach.  

Cheguei a seguinte conclusão. Não tenho nem de perto – nem somadas minhas vinte mil encarnações – o talento do dedo mindinho de um Heitor Villa-Lobos para compor as Bachianas Brasileiras – a  obra maior do mestre careca canarinho inspirada no gigante alemão de perucas. Ando desconfiado, porém, de que eu ajudei a fazer um legítimo Bachiano Brasileiro.

Por via das dúvidas separei, para a próxima semana, do próprio Bach os Concertos de Brandemburgo – com a Filarmônica de Berlim – e (saravá Villa-Lobos!) a Tocata da Bachiana Brasileira n. 2, o monumental Trenzinho do Caipira. 

Que o São João Sebastião dos Botequins (a melhor tradução em português-brasileiro para o nome do germânico) e o São Villa-Lobos do Brasil protejam o garoto e me garantam um bom sono.

Abraços 

23 Replies to “O BACHIANO BRASILEIRO”

  1. Parabéns, Simas! E seja bem-vindo, Benjamin!
    Há tempos venho acompanhando seu blog, de que gosto muito. Não sei se lembra de mim, estudamos juntos no IFCS, lá pelo século passado.
    Um grande abraço,
    Maria Cristina

  2. Simas e Candinha, parabéns pelo rebento! Deixo aqui minhas boas-vindas para o Benjamin. Espero que ele herde o bom-gosto musical de vocês e que todos sejam extremamente felizes. Beijins.

  3. Professor Simas,

    Primeiramente,parabéns!O novo papai da área!E,claro,boas-vindas ao Benjamin!
    Também parabenizo seus blogs,o atual e o antigo.Ótimas postagens!

    Igor

  4. Simas, com meus moleques, “Pelo telefone” era tiro e queda. Não sei se você conhece, é desse moço, o Donga, que havia acabado de lançar o – era assim que se chamava? – disco quando eles nasceram. Pode apostar – é supimpa e ainda vai fazer sucesso!

  5. meu avô sempre falava de um buteco que ele frequentava em alguma cidade do brasil à qual ele ia muito, e que se chamava: joão sebastião bar.

  6. Parabéns Simas! Novo botafoguense na área!

    Muita felicidade e saúde para você, Candinha e Benjamin.

    Abração,

    Daniel A.

  7. Salve Simas: o moleque passou raspando à data de nascimento de outro compositor maior: Ernesto Nazareth (20 de março, 1863). Está bem cercado por todos os lados. Parabéns! Saudações alvinegras!

  8. MARIA CRISTINA, é claro que eu me lembro. Ainda encontro vez por outra uma galera da tua turma que ficou aqui pelo Rio…Beijo

    DIEGO, saravá!!

    Valeu, BIA. Em breve você cruzará com o moleque por algum boteco tijucano.

    IGOR, obrigado!

    BRUNO e MARI, espero vocês. Beijo

    JOEL, se o moleque gostar do Villa já tá de muito bom tamanho. Abraço

    Grande CESINHA, esse Donga é bom!

    RAFAEL, esse foi um bar famoso. Abraço.

    ANDREAZZA, o garoto já é imperiano. Consta que chorou entoando o Império tocou reunir… ABração

    DANIEL, que os deuses te ouçam.

    PAULO, meu camarada alvinegro e mestre das cordas, que bela lembrança! Como o moleque nasceu pouco depois da meia-noite, o Nazareth tá dentro do babado. Vou hoje mesmo colocar o Bambino pro moleque escutar.

  9. Meus parabéns, Simas!

    Minha Manuela deu as carinhas nesta semana, no dia 24, última quinta-feira. Ela também teve a chegada antecipada, já que estava prevista para o início de abril.

    Bom, estamos num momento parecido, e – continuando na onda das coincidências – , digo-lhe que coisa de cinco minutos antes de visitar o Histórias Brasileiras, estava eu procurando músicas que acalmem Minha Manu.

    Desejo toda saúde pro Benjamin e sorte para nós pais.

    Inté!

  10. parabens professor ….BENJAMIN SERÁ MUITO FELIZ
    A cronica do EDU estava otima sobre a chegada do Benjamin.
    ACarlos

  11. Caro Luiz.

    Seria muito importante que você pudesse contribuir com a 3ª Blogagem Coletiva pela Abertura dos Arquivos Secretos da Ditadura Militar.

    Clicando aqui ( http://pimentacomlimao.wordpress.com/2011/03/27/retomando-a-campanha-pelo-desarquivamento-do-brasil/ ) você poderá perceber a proposta.

    Muitos blogueiros estão nessa luta, como:

    @paduafernandes: Desarquivando o Brasil II: Investigando a OAB | http://bit.ly/gokhBa

    @_mdcc: O inatual: é urgente produzir memória | http://bit.ly/gJ5GcI #desarquivandoBR

    @camilofabiano: “Necessidade de saber” | http://bit.ly/eEdxhC #desarquivandoBR

    @NiDeOliveira71: Retomando a campanha pelo desarquivamento do Brasil | http://bit.ly/et8qzd #desarquivandoBR

    @t_aaguiar: O homem de ferro e de flor | http://bit.ly/hxpsdY #desarquivandoBR

    A “justiça” até hoje só atinge os oprimidos. Ela só será JUSTIÇA quando atingir os opressores e proteger os oprimidos #DesarquivandoBr

    Esta luta é de todos nós. Precisamos de você.

  12. AAAAAAI SIMAS!! PARABÉNS!!
    o pequebo Benjamin será o futuro da música brasileira!!! Tenta colocar um samba enredo pra ele, tenho certeza q vai curtir, afinal sendo seu filho … :)
    Muita sorte e agora vc nao pode mais falar mal de crianças nas suas aulas!!
    vê se não esquece de mim, pois eu nunca vou me esquecer do MELHOR PROFESSOR DE HISTÓRIA q eu já tive!! obrigada por tudo!!
    beijooos

  13. Parabens Simas, e que seu filho se livre das musicas ouvidas pela moda dos jovens…

    que tenha bom gosto, como o pai! Talvez só seja um pouco descolado no colégio por isso, mas isso se tira de letra.

Comments are closed.