Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713
Semana passada publiquei aqui um texto com as primeiras impressões sobre o cd do Grupo de Acesso A para 2010.
Hoje trago a minha primeira opinião sobre os sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, o principal espetáculo de nosso carnaval.
O cd será lançado dia 02 de dezembro, mas já tive acesso aos áudios oficiais. Reitero, porém, que é dever de todos nós comprar o cd quando disponibilizado nas lojas.
Destaque absoluto do cd: as gravações melhoraram estupidamente em relação a pelo menos os últimos dez últimos anos. Gravado ao vivo, parece um disco de escolas de samba, sem o irritante padrão “pagode de enredo” dos últimos álbuns. Bola dentro para os produtores.
A safra em geral não pode ser considerada ruim. Inclusive com sambas diferentes do padrão a que estamos acostumados nos últimos tempos, de “dez linhas, refrão, dez linhas, refrão”.
Abaixo coloco minha primeira impressão sobre cada samba, na ordem em que desfilarão. Obviamente, são idéias que vão se modificando à medida em que mais ouvimos as canções:
Domingo:
1 – União da Ilha – fruto de uma junção que, dizem quem acompanhou a disputa, puramente política, é mais um exemplar da insossa safra da escola nos últimos anos. Samba apenas mediano. Destaque para o alusivo ao final da faixa. Seu enredo é sobre a história de Dom Quixote de La Mancha.
2 – Imperatriz – grande samba, um dos melhores da safra – embora inferior ao samba do Império Serrano de 2006, com o mesmo enredo sobre a religiosidade do brasileiro. Entretanto, o samba em minha opinião é um dos três melhores deste ano.
Destaque para o belo refrão:
“A Imperatriz é um mar de fiéis
No altar do samba, em oração
É o Brasil de todos os deuses!
De paz, amor e união”
Lamento apenas o fato de o puxador ser o Dominguinhos do Estácio, que não canta nada faz tempo…
3 – Unidos da Tijuca – o samba para o enredo sobre o segredo é o melhor da “Era Paulo Barros”, que, normalmente, gera sambas ruins. Destaque para os belos versos:
“Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você
Decifrar, isso eu não sei dizer
São coisas do meu coração”
4 – Unidos do Viradouro – o tema sobre o México ganhou um samba que agrada a muita gente, mas que particularmente não gosto.
5 – Salgueiro – o título conquistado em 2009 com um samba sofrível, mas que obteve a pontuação máxima dos jurados, parece não ter feito bem à escola. Uma vez mais, o samba para 2010 é, a meu juízo, o pior do ano. Letra batida e melodia “samba-axé”, “pula-pula”, em seu desfile sobre o livro. Diga-se de passagem que a escolha deste samba gerou muita polêmica na escola e em quem acompanha o dia a dia do carnaval.
6 – Beija Flor – o enredo é “chapa-branca” (Brasília e seus 50 anos), mas o samba agrada, dentro da recente tradição de boas composições da escola. Deverá proporcionar uma boa evolução à representante de Nilópolis.
Segunda Feira:
1 – Mocidade Independente – como diria Mestre Fernando Pamplona, é uma “marchinha safada”. Mas que marchinha gostosa de ouvir !
Ou, como diz um colega meu, torcedor da verde e branco de Padre Miguel: é um “samba-prostituta”, todo mundo gosta, mas ninguém quer na sua casa (escola). O enredo é sobre a noção de Paraíso.
2 – Porto da Pedra – a escola de São Gonçalo trará uma apresentação na passarela com um tema adequado: a moda. Entretanto, o samba é aquém do que o enredo permitiria, com aquele que eu chamaria de “verso-trash” do ano:
“Há muito tempo o homem deu no couro”
3 – Portela – já escrevi quando este samba foi escolhido, e a alteração na letra feita para atender ao patrocinador (Positivo Computadores) só piorou o quadro.
É um samba de fraco para mediano, mas que deve funcionar para o desfile da escola. Ressalto que foi mais uma escolha cercada de controvérsias. Mas, no quadro geral, até que se sai bem, ainda mais levando-se em conta a horrorosa sinopse sobre tecnologia e inclusão social.
4 – Acadêmicos do Grande Rio – mais uma fusão destinada a atender os interesses do patrocinador, uma grande cervejaria e seu camarote. O refrão de um samba foi enxertado no restante de outro.
O samba reflete a salada que é o enredo, um misto de 25 anos de Sambódromo (que foram em 2009) com o “Camarote Nº1.
5 – Unidos de Vila Isabel – Noel Rosa, o homenageado, ganhou um grande samba. Para mim, o melhor da safra, disparado. A composição tem uma estrutura diferente da que estamos acostumados a ouvir nos últimos anos, e este é o grande diferencial.
Obviamente, samba do grande Martinho da Vila. Entretanto, cabe o dever de assinalar que o samba de enredo é bastante semelhante uma outra música de Martinho, “Presença de Noel” – em parceria com Gracia do Salgueiro, já falecido.
Aliás, esta foi outra disputa de samba cercada de polêmica, pelos rumores de que o samba já estaria escolhido antes mesmo da disputa. Lendas do carnaval.
6 – Mangueira – a verde e rosa encerrará os desfiles do Grupo Especial com um belo samba sobre a música brasileira. Destaque para a inovação de três puxadores principais, todos muito bons: Rixxa, Zé Paulo e Luizito.
Termino o texto com um presente aos meus 35 leitores: aqui você pode ouvir e baixar três sambas: Vila Isabel, Portela e Imperatriz.

5 Replies to “Grupo Especial 2010 – Primeiras Impressões dos Sambas”

  1. O samba da Portela acho que é o pior samba já feito de todos os tempos. Vi um pouco pq passou no intervalo do Jornal da tarde e que coisa absolutamente grotesca! Parecia um samba feito para ser ruim de propósito. A letra não tem pé nem cabeça, a melodia não se encadeia com nada, e os versos são podres.

    A Globo deveria se recusar a passar este samba na TV pq certamente desestimulará muita gente de assistir o desfile.

  2. hehehe…esqueci que vc é portelense. É que realmente aquele “samba” (entre aspas) me impressionou demais. E o cara que cantava ainda era bem desafinado, o que tornava tudo ainda mais deprimente.

    Bem, espero que a Portela não dependa tanto do samba para ter melhores resultados…pq aquilo ali é casca-grossa.

    Tb não ouvi os outros sambas deste ano, nem da minha Mocidade. Pode até haver piores, claro.

  3. É UM ORGULHO SER ILHA ATÉ O FIM , UM DIA AINDA IREI DEFENDER MINHA ESCOLA DO CORAÇÃO NA GARGANTA E DAREI MUITO ORGULHO A MEU PAI E TODOS QUE AMAM ESSA ILHA DE ALEGRIA… UM GRANDE ABRAÇO A TODOS ……….. VAMOS ARREBENTAR…………………..ILHA………….

Comments are closed.