Bom, no post anterior escrevi sobre as pessoas que estavam lá. Agora, uma avaliação sobre as cervejas, impressões minhas e das pessoas que estavam lá.

Foram quinze tipos diferentes de cervejas, de seis países: Brasil, Inglaterra, Alemanha, República Tcheca, Portugal e Espanha.

Vamos a um resumo de cada uma:

1) Estrella Damm Inedit (foto ao lado): custou quase R$ 40 a garrafa de 750 ml, mas valeu a pena. A melhor cerveja da noite, em minha opinião. Aroma e sabor de frutas. Ela é uma lager híbrida de cevada e trigo. País de Origem: Espanha.

2) Estrella Damm: uma lager, não tão boa quanto a anterior de mesma marca, mas de bom custo benefício, além de encorpada. País de Origem: Espanha.

3) Super Bock Abadia Rubi: uma excelente cerveja bock portuguesa, bastante encorpada, mas não amarga. Não é exatamente barata (RS10 a long neck) mas vale a pena. Boa surpresa. País de Origem: Portugal.

4) Licher Weizen: alemã de trigo, não chega a ser melhor que boas cervejas artesanais nacionais, mas é bastante encorpada. País de Origem: Alemanha.

5) Paulaner Original Munchner: mais uma lager pilsen alemã. Cerveja forte e de sabor acentuado. País de Origem: Alemanha.

6) Primator Premium Lager: outra lager pilsen, da República Tcheca – que tem tradição neste tipo de cerveja. Cerveja forte, mas de paladar mais suave que outras da noite. Outra boa surpresa, até pelo preço bastante razoável. País de Origem: República Tcheca.

7) Old Speckled Hen: uma ale inglesa que honra as tradições. Saborosa e com tom em vermelho intenso, honra as tradições britânicas. País de Origem: Inglaterra.

8) Baden Baden Cristal: lager brasileira, da cervejaria de mesmo nome – atualmente pertencente à Schincariol. A boa e velha tradição da cervejaria de Campos do Jordão. País de Origem: Brasil


9) Baden Baden Golden Ale: ale de trigo, levemente adocicada, é uma das minhas preferidas. Possui cor dourada intensa e sabor agradabilíssimo, com aroma bastante forte. País de Origem: Brasil.

10) Baden Baden Stout: cerveja stout, com notas fortes de café e chocolate, muito encorpada. Muito boa, mas perde na comparação com a Falke Ouro Preto, do mesmo tipo e que veremos a seguir. País de Origem: Brasil.

11) Falke Ouro Preto: cerveja dunkel mineira, diria que foi a melhor surpresa da noite de degustação. Mais adocicada que a Baden Baden stout, mas não chega a ser doce propriamente. Também com notas fortes de café e chocolate. País de Origem: Brasil

12) Falke Estrada Real India Pale Ale: da mesma cervejaria anterior, uma boa pale ale, não tão amarga mas de sabor e aroma intensos. Não morro de amores por pale ales devido a serem muito amargas, mas esta é bastante interessante. País de Origem: Brasil

13) Eisenbahn Weizenbock: representante solitária da cervejaria catarinense e suas ótimas cervejas – também comprada pela Schin – é uma escura de trigo que, diria eu, é uma de minhas preferidas, com sabor pronunciado. Como foi a primeira da noite, teve gente que perdeu… País de Origem: Brasil

14) Colorado Indica: outra ale, da cervejaria de mesma denominação de Ribeirão Preto. Correta, embora inferior às outras duas degustadas de tipo semelhante. País de Origem: Brasil

15) Colorado Cauim: lager pilsen mista de cevada e mandioca. Bastante interessante, bem leve. País de Origem: Brasil

Eu diria que nenhuma das cervejas experimentadas não me agradou. Sem dúvida alguma, a melhor foi a espanhola Damm Inedit, entretanto não se pode dizer que quaiquer delas tenha decepcionado.

Com exceção da inglesa, que esgotou, todas elas podem ser encontradas no site do Supermercado Zona Sul. Eles entregam em domicílio para quase todo o Rio de Janeiro.

Agora, é aguardar a opinião dos demais convidados e do Emerson, nosso especialista.

9 Replies to “Noite de Cervejas”

  1. Olha Amigo de todas que mencionou só conheço a Baden Baden Stout que não aprecio muito, alias pelos preços que vc mencionou, eu ficarai de fora desta festa, pois eu beberia mesmo é uma STELLA ARTOIS , mais leve e baratinha paraja, o meu combalido bolso, hehehehehehehehehehehehehehehe.Mas muito bom saber que as cervejas foram todas aprovadas, caso nos Convide a mim e o xaruto, acho que levariamos era umas Originais mesmo, cerveja boa e de preço acessível, 40 pratas atualmente nem num vinho estou pagando, quanto mais numa cerveja , hahahahahahahahaha, Mas o presunto de parma , eu levo, hahahahahahahahaha.

  2. Dessas aí, algumas eu já conhecia e outras foram agradáveis surpresas. Essa tal de Estrella Damm Inedit foi a melhor delas. O preço não é alto pela quantidade na garrafa. Cervejas desse quilate custam por volta de 20 reais, mas em pequenas long neck.

    Para os amantes da gelada, recomendo algumas brazucas que nada perdem para as gringas: Mistura Clássica, Eisenbach, Baden Baden e Backer.

    Skull!

    Cleber

  3. A Mistura Clássica meu sogro iria trazer, mas acbaou não passando por Barra mansa.

    Entretanto, acho esta e a Backer inferiores ao trio Eisenbahn, Baden Baden e Colorado.

    Cleber, olhando sob este aspecto, realmente não é cara. Quais as outras boas surpresas ?

  4. Eu tenho muita curiosidade de conhecer as cervejas artesanais de MINAS, dizem que na Regiao de Conselheiro Lafaiete a Mariana tem boas cervejas.

  5. Fala Migão,

    1) Elogiar jiló só vc mesmo … hehehehe
    2) Mas elogiar as gatinhas Maria Clara e Ana Luisa é comigo mesmo. Elas estão lindas e muito mas muito mais bonitas que o pai … hehehehe … Parabens pra voce e a D. Daniele pelas gatinhas …
    3) Tudo bem que provar umas cervejas importadas de vez enquando pode ser um bom motivo para reunir os amigos de fé e camaradas mas te digo uma coisa: sou mais uma Bohemia, Skol, Antartica e Itaipava a qualquer uma dessas aí que o amigo degustou …

    Abraços

    Salve a MAria Clara
    Salve a Ana Luisa

    Vovô xaruto

  6. O Mengão anuncia o Ruindanado ou melhor o Maldonado como a sua nova contratação … ou seja mais um volante … sei não mas tem gente em São Cristovão faturando na loja de auto peças … nunca o Flaengo teve tantos volantes … hehehehe

    Vovô Xaruto

  7. Xaruto, eu detesto jiló, mas a turma elogiou. eu confesso que não passei nem perto.

    se tivesse grana, beberia Baden ou Eisenbahn no dia a dia, mas não sou jogador de futebol…

Comments are closed.