A polêmica da semana ocorreu semana passada. Na sexta-feira dia 12 a presidente Dilma Rousseff deu entrevista ao humorista e apresentador Jô Soares que preencheu todo seu programa.

Jô fez uma entrevista de mais de uma hora com a presidente. Uma entrevista leve mas séria apesar, claro, dos momentos de humor de Jô que ganhou a vida com isso. Falaram do governo, da vida da presidente, nada foi deixado de lado. Uma entrevista normal e respeitosa.

Aí que está o problema.

O Brasil é um país esquisitão e cheio de problemas. Muitos aqui fazem merda, muitos roubam, muitos querem levar vantagem em tudo, muitos são hipócritas, mas dentro dessa hipocrisia reinante em solo tupiniquim elegeram como a grande vilã da pátria uma pessoa que, pelo menos até agora, não tem nada que macule sua imagem e honestidade.

Num país de Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Silas Malafaia e afins soa como hipocrisia, inocência e extrema burrice eleger Dilma como a vilã. Cheira a oportunismo. As pessoas reclamam e contestam a entrevista de Jô simplesmente porque ele foi sério, respeitador e não atacou.

Estão confundindo programa de entrevista com MMA. Querem por a Dilma no coliseu com leões a lhe atacarem.

Não acho que a Dilma faça um bom governo; aliás de bons governos só conheço parte do primeiro de FHC e os 8 anos de Lula. Não é essa catástrofe toda que apregoam, quem conheceu os anos 80 sabe bem o que é catástrofe, mas realmente está muito longe do ideal.

Jô_IMG_20150619_104404Mas anda faltando respeito. Faltando respeito não só ao cargo, que é o maior de um país, como à pessoa. Acham que tem que atacar, ofender, “deixar nas cordas” e quando isso não ocorrem gritam, esperneiam, reclamam e tripudiam como fazem agora com o Jô – e até ameaçam, como se vê acima.

Jô Soares merece respeito não só por seus quase 80 anos, o Brasil anda esquecendo coisas básicas como respeito à mulher e aos mais velhos, ele merece respeito pela trajetória que tem.

Aproveitam o episódio para duvidar de sua honestidade e apregoam decadência. Jô está decadente? Sim, está. Assim como estão Roberto Carlos, Chico, Caetano, Al Pacino e tantos outros. A idade chega, meu caro, até para os gênios e um homem com quase 80 anos não tem mais obrigação de ser genial. Esses caras que citei já fizeram muito, já construíram suas biografias e arrumaram espaço na história. Os jovens que tem que buscar agora.

Jovens como Danilo Gentili que alguns dizem ser o mais novo grande entrevistador do Brasil, mas tenho minhas dúvidas até se é humorista. Fazer humor humilhando o mais fraco é mole. Até eu sei fazer. Acho que até o Migão saberia.

Mas o rapaz para ser considerado entrevistador tem que fazer mais que piadinhas sem graça, ser debochado ou colocar o entrevistado em saia justa. Tem que saber fazer perguntas, por exemplo. Acredito que o bom entrevistador seja aquele que consegue as respostas sem o entrevistado nem perceber.

Dizem que o Jô acabou de receber dinheiro pra peça proveniente de Lei Rouanet, não duvido disso e até repercuti esse fato em redes sociais. Mas se recebeu… e daí? Isso faz dele um “corrompido” por não pisar na presidente? O mesmo tem todas as quartas um especial chamado de “Meninas do Jô” onde a presidente e seu partido apanham quase o tempo todo e ninguém lembra de lei Rouanet nesses momentos.

http://www.youtube.com/watch?v=PDHke_2Xzz0

Os únicos “defeitos” do Jô, que fazem ser execrado agora e esquecerem sua biografia, foram ser respeitoso em uma entrevista e não apoiar impeachment.

Não sei sinceramente o pensamento político de Jô Soares, isso é um mérito, mas não vejo problema nenhum se ele for pró-governo. Primeiro que ele não é jornalista e mesmo que fosse isso de imparcialidade é falácia. Na faculdade de comunicação aprendemos que não existe imparcialidade.

Todos nós temos nossos pensamentos e tendências, assim como as empresas, mesmo de comunicação. Está aí a Veja que não nos deixa mentir. O problema não é a falta de parcialidade para o pensamento enraizado na sociedade, o problema está em para quem é a parcialidade.

Mas se preocupem com a Dilma mesmo, enquanto isso o fundamento religioso cresce no Brasil.

E garanto que não há nada tão ruim que não possa piorar.

Beijo do ex-gordo.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Imagens: Reprodução

4 Replies to “A entrevista do Jô”

  1. Se fosse só xingar o Jô por ele não ter colocado a Dilma nas cordas já seria bem ridículo. Problema é que detonam o Jô por ele simplesmente ter dado espaço pra presidenta. Já ouvi gente elogiando o Gentili pq ele não “aceita fazer isso por ideologia e caráter”. Enfim, é ovo da serpente sendo gerado…

  2. Em minha opinião, o único defeito da Dilma é não tacar o terror, agora que até o Lula anda falando mal dela.

    No mais, no mais. Texto bem escrito, que mostra como o brasileiro muda de opinião toda hora pra defender sua conduta, sem vergonha nenhuma.

    1. Palavras atribuídas ao Lula precisam ser vistas com cuidado, porque mais de uma vez O Globo e a Folha atribuíram a ele declarações que ele não deu.

      1. Só citei isso orque eu li coisas do tipo até em portais que defendem o ex-presidente. Lógico que se fosse somente publicações “do lado de lá”, nem citaria.

Comments are closed.