Nessa última quinta-feira acompanhei pedaços do jogo do Fluminense contra o Athletico Paranaense pelo Twitter. Em determinado momento vi que o placar estava 1×0 pro Flu, depois 1×1, depois 2×0 Flu e por fim 1×0 Flu.

Quer dizer, enquanto eu ia olhar o que ocorria gols aconteciam ou eram subtraídos. Antigamente você ia ver o placar de um jogo para saber se alguém fez gol, hoje em dia para ver se fizeram ou algum foi tirado.

Tudo isso graças ao VAR. O mesmo já foi tema de algumas colunas minhas onde apontei que ele mudou a forma de se acompanhar futebol. Não acho ruim, sinceramente é um método para diminuir o número de injustiças no futebol, amenizar os erros. Mas vamos ser sinceros.

O VAR é um saco!!

Ele é um estraga prazeres, um empata fod..é aquele seu irmão mais novo que vai te encher o saco dizendo que a mãe está chamando quando finalmente você consegue dar um amasso na menina que está afim, é a coca-cola que perdeu o gás, o feijão no pote de sorvete, o Buchecha sem Claudinho, é uma broxada!!

O VAR simplesmente está acabando com o momento mais importante do futebol, a emoção do gol, o grito solto da garganta quando seu time faz um gol importante. Agora você não sai mais gritando feito um doido, não chora mais emocionado, nem abraça o maluco sem camisa ao seu lado nas cadeiras. O certo agora é ver o gol, esperar pra ver se será confirmado e só depois do adversário dar a saída comemorar o gol. É um saco.

Já vi vários momentos em que saiu o gol, a torcida vibrou, o jogador saiu louco pra comemorar e depois vem a broxada do juiz fazer aquele famigerado quadradinho. O que se faz com a emoção desperdiçada? Com aquela descarga de adranalina solta à toa? O Flamengo tem um caso lendário que é a morte do seu ex-presidente Gilberto Cardoso emocionado com uma cesta no último segundo que deu ao clube um título carioca de basquete. Imagino essa cena ocorrendo no futebol de hoje, o Gilberto morrendo com gol de título e chegando no outro lado sabendo por São Pedro que o gol foi anulado pelo VAR. Eu iria querer reencarnar logo só pra matar o desgraçado do juiz.

E o pior é que o VAR no Brasil nem serve para diminuir as injustiças porque a arbitragem no país é tão ruim que eles conseguem continuar errando mesmo com a ajuda da máquina!! Quer dizer, aqui no Brasil tiraram a emoção do gol a toa porque os erros continuam.

O VAR é uma tentativa excelente que vem fracassando porque ainda não entendemos que máquinas não serão plenamente confiáveis enquanto forem feitas por seres humanos. Esses são completamente defeituosos.

E nem precisamos de VAR para tirar essa conclusão.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar