No primeiro dos dois posts de hoje desta semana movimentada no mundo do carnaval, comento os sambas concorrentes do Salgueiro para o carnaval 2020 e escrevo nota sobre a disputa do Império da Tijuca.

O vídeo está abaixo.

Imagem: Ouro de Tolo

2 Replies to “Os Sambas do Salgueiro para 2020 (Vídeo)”

  1. Discordo do autor do vídeo. Ao meu ver, Sereno Fundo de Quintal e cia. tem o melhor samba. É uma samba fácil. Fácil de entender, fácil de cantar. Imaginemos a Academia na Sapucaí sambando com a canção nos lábios,.. parece uma chuva fina de confete e serpentina, dando uma boa harmonia, entrosamento, unidade da escola.

    O samba de Sereno tem um refrão central muito acertado. A melodia é simplesmente. Simples e envolvente. Os sambas concorrentes pecam muito na qualidade melódica, parece-me quererem rebuscar demais, sair do lugar do comum, mas isso é um grande risco quando a mão na acerta numa melodia impactante, como bem sucedido foi Arlindo Cruz e cia. na Vila em 2012, ou Martinho em 2010.

    Os sambas que apelam para o tom crítico destoam muito do enredo e isso poderia prejudicar a Academia, porque não é apenas um samba a ser julgado, será toda a escola com todos os quesitos, que deveme star o máximo possível alinhados ao enredo.

    Por fim, acho que está na hora de deixar de levar previamente às finais os sambas de parcerias vencedoras. Salgueiro já deixou sambas excelentes de fora por apostar em nomes carimbados. Sereno mesmo, em 2012 deixou de ter seu samba representando a Academia por puro sentimento. Pela funcionalidade do samba na avenida, eu apostaria em Sereno Fundo de Quintal.

    1. em tempo, … “Sereno mesmo, em 2010 …”. O ano de Histórias sem fim era de Sereno. Cordem Branco e Encarnado o samba escolhido realmente foi o melhor.

Comments are closed.