(por Rafael Ribeiro Rocha, corintiano, apaixonado por Copas do Mundo)

É clima de Copa, amigo!

Bom, ainda falta mais de um ano, mas com a classificação antecipada e a ótima fase da seleção já tem muito brasileiro por aí começando o planejamento da viagem à Rússia. Esse post pretende mostrar a distribuição dos jogos por cada uma das 11 cidades-sede.

A Rússia não é “logo ali”, e em termos de distância percorrida pode assustar. O segredo para não estourar o cartão – e, como diria o Migão, não morar embaixo de um viaduto na volta – será planejar detalhadamente cada deslocamento, daí a importância de se estudar a tabela. Antes, uma observação importante deve ser feita.

Essas informações tratam única e exclusivamente do aspecto “futebolístico” dos jogos. Claro que tem um pouco de futurologia no estudo, já que até o momento só conhecemos dois das 32 seleções que irão jogar o torneio (Rússia e Brasil). Partiremos da premissa de que os cabeças-de-chave serão as seleções mais fortes; porém se a FIFA seguir o seu tão contestado ranking para a definição dos cabeças, isso não será necessariamente verdade.

Se a Copa fosse hoje, os 8 cabeças-de-chave seriam: Rússia, Brasil, Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, França e Bélgica. Vale ressaltar que nem as regras para os cabeças-de-chave e nem a distribuição das seleções nos grupos foram definidas; se para você é importante saber onde cada seleção irá jogar, terá que obrigatoriamente esperar o sorteio dos grupos, que ocorrerá no dia 01 de dezembro de 2017.

Análise dos jogos por Cidade-Sede 

Moscou – Se a você o que importa é ver o maior número de jogos possíveis, de preferência das grandes seleções, não tenha dúvidas: Moscou é a cidade para você!

Isso por um detalhe que fará toda a diferença: é a única cidade que terá dois estádios recebendo jogos da Copa. Moscou receberá um total de 12 jogos, sendo 8 da primeira fase (incluindo a abertura), dois das oitavas-de-final, uma semi-final e a grande final. Outro detalhe importante: dos 8 jogos da primeira fase, serão um de cada grupo, sendo que todos os cabeças-de-chave farão um jogo cada na cidade.

Com isso, imaginando que a FIFA não vai ser doida o bastante para não colocar o Brasil como um dos cabeças-de-chave, podemos cravar: o Brasil com certeza fará um dos seus jogos da primeira fase na capital russa.

São Petersbugo – A segunda maior cidade russa, queridinha dos turistas, só perde para Moscou em número de jogos: serão 7 ao total, sendo 4 na fase de grupos, uma oitavas-de-final, a outra semi-final e a disputa pelo terceiro lugar. Dos 4 jogos da fase de grupos, um será da Rússia e outros dois envolvendo seleções cabeças-de-chave (grupos E e D).

Kazan – São 4 as cidades que receberão 6 jogos da Copa do Mundo. Kazan é uma delas, com 4 jogos na fase de grupos, uma oitavas-de-final e uma quartas-de-final. A vantagem de Kazan é que dos 4 jogos da primeira fase, 3 envolverão cabeças-de-chave (grupos C, H e F).

Considerando que a Rússia certamente será a cabeça-de-chave mais fraca, Kazan pode até ser uma opção melhor do que São Petersbugo, especialmente pra quem não pretende ficar no país depois até a semi ou a final.

Sochi – A sede dos polêmicos Jogos de Inverno 2014 terá exatamente a mesma distribuição de jogos de Kazan: 6 no total, sendo 4 na fase de grupos, uma oitavas-de-final e uma quartas-de-final.

Dos 4 jogos da primeira fase, 3 serão com algum dos cabeças-de-chave (grupos B, G e F). A única potencial “desvantagem” de Sochi em relação a Kazan é que seu jogo das oitavas será entre o primeiro do Grupo A contra o segundo do Grupo B. Como o Grupo A será necessariamente o da Rússia, a chance de uma das seleções de maior tradição estarem envolvidas será ligeiramente menor.

Nizhny Novgorod – A cidade geograficamente mais próxima de Moscou também terá 6 jogos da Copa do Mundo: 4 na fase de grupos, uma oitavas-de-final e uma quartas-de-final. Dos seus 4 jogos da primeira fase, apenas um será com um dos cabeças-de-chave (grupo D).

Samara – Outra cidade que também terá 6 jogos da Copa do Mundo, com a mesma distribuição das cidades anteriores: 4 jogos da fase de grupos, uma oitavas-de-final e uma quartas-de-final. Ela só sai perdendo em relação à Nizhny porque dos 4 jogos da primeira fase, o único que envolverá um dos cabeças-de-chave envolverá a Rússia (grupo A).

Rostov-on-Don – A única cidade que receberá 5 jogos da Copa do Mundo, sendo 4 da fase de grupos e uma das oitavas-de-final. Dos 4 jogos da primeira fase, apenas um envolverá um cabeça-de-chave (grupo E).

Saransk e Volvogrado – As quatro cidades que não receberão nenhum jogo da fase de mata-mata também são as que terão menos jogos da Copa do Mundo: apenas 4 em cada, todos da fase de grupos. Saransk terá apenas um jogo de cabeça-de-chave (grupo B) e Volvogrado apenas um também (grupo H).

Kaliningrado e Ecaterimburgo – Essas duas também receberão apenas 4 jogos da primeira fase, sendo que Kaliningrado terá um jogo do cabeça-de-chave do grupo G e Ecaterimburgo o cabeça-de-chave do grupo C. A desvantagem dessas duas cidades é que são as mais isoladas em relação às demais cidades-sede, sendo que Kaliningrado inclusive se localiza “fora” geograficamente da Rússia.

Análise

Na minha humilde opinião, o turista que quiser obter o melhor custo-benefício e viver a Copa do Mundo intensamente, sem deslocamentos insanos pela Rússia, deve se concentrar no eixo Moscou / São Petersbugo / Nizhny Novgorod (usando Moscou como base).

Se concentrando nessas 3 cidades, ele estará ao alcance de 25 dos 64 jogos da Copa do Mundo, praticamente 40% do total. Dos 25 jogos, 16 serão da fase de grupos (sendo 12 envolvendo um dos cabeças-de-chave e a abertura), 4 oitavas-de-final, uma quartas-de-final, as duas semi-finais, disputa de terceiro lugar e a final.

Outro dado interessante é que excluindo os dias de intervalo dos jogos entre as fases de mata-mata, serão ao total 25 dias com no mínimo um jogo de Copa do Mundo. Desse total, em apenas 5 datas não haverá nenhum jogo em uma dessas 3 cidades (25/06, 28/06, 30/06, 02/07 e 07/07).

Por fim, vale destacar também a distância entre essas 3 sedes: Moscou–São Petersbugo: 713km / Moscou–Nizhny Novgorod: 417 km / São Petersbugo – Nizhny Novgord: 1125 km. Moscou e São Petersbugo ainda são ligadas pelo trem-bala, que faz o trajeto em aproximadamente 4:30.

Moscou e São Petersbugo são as duas maiores cidades do país, e Nizhny é a quinta, então também podemos imaginar que estão entre as melhores estruturas para receber o turista. Em termos de Rússia, podemos relativamente comparar como sendo o mais próximo do que foi o eixo “São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte” na Copa do Mundo do Brasil.

OBS: Outra conclusão que podemos tirar estudando a tabela é que a seleção que for cabeça-de-chave do grupo D, caso se classifique em primeiro lugar, terá uma logística muito facilitada: só precisará sair do eixo dessas 3 cidades nas quartas-de-final, quando jogará em Sochi. Já temos um grupo para torcer para o Brasil no sorteio?

OBS 2: Fontes para informações sobre a tabela da Copa do Mundo Rússia 2018:

http://resources.fifa.com/mm/document/tournament/competition/02/66/71/62/2018fwc_matchschedule_02092016_en_neutral.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/2018_FIFA_World_Cup

Imagens: Globoesporte.com, O Globo e Sputnik

[related_posts limit=”3″]

11 Replies to “Copa do Mundo na Rússia: onde ficar?”

  1. Boa noite,
    Somos um grupo de coral e iremos a Rússia dia 17/07/2017. Gostaríamos de nos apresentar gratuitamente na Rússia se houver disponibilidade.
    Nosso objetivo é a troca de cultura entre nossas nações.
    Aguardamos contato

    1. Olá, Debora! Não conheço nada nem ninguém na Rússia, mas você poderia voltar aqui com algumas dicas, depois dessa viagem. Boa sorte!

  2. Rafael,
    Belo estudo trazendo levantamentos importantes pra quem está se planejando para essa Copa!
    O dia do sorteio é muito legal, ali será traçado o nosso destino e as nossas viagens, mas sem duvidas usar uma cidade centralizada num país continental como é a Russia fará a diferença em todos os sentidos.
    Que comecem os jogos.
    Abraço
    JP
    OT Copa do Mundo – Rússia 18

    1. Obrigado, João Paulo! Com certeza, já estamos na expectativa do sorteio. Que venha logo!

  3. 4 cidades nao receberem nenhum jogo de mata-mata é um ABSURDO, corre risco de receber os piores jogos, como aconteceu com Curitiba, a EURO do ano passado foi assim, todas receberam pelo menos um mata-mata, e isso pq era uma competição ”menor”

    1. Olha Matheus, a menos que o sorteio ajude, essas 4 cidades que não terão nenhum jogo de mata-mata correm um grande risco mesmo de não ter jogos interessantes. Pelo menos facilitaria um pouco o deslocamento, já que são algumas das cidades mais distantes em relação à capital, Moscou.

  4. Parabéns cara,
    acompanhei seus posts na Rio 2016 e sempre contribuiu muito no meu planejamento.
    Você também vai para os jogos?

    Abraço

    1. Não, Marcos, não irei. Primeiro porque não terei grana e segundo porque a Rússia não é exatamente um país hospitaleiro o turismo.

      Obrigado

  5. Show de bola…vou a Rússia com amigos e exatamente isso que estava pensando. Escolhemos o QG em Moscou. De lá só partir. Estamos organizando a hospedagem. Pretendemos chegar lá no dia 14 e retornar dia 28.
    Alguma dica de hospedagem em Moscou?

Comments are closed.