Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Nessa última semana escrevi uma peça de teatro que começará a ser ensaiada em abril e deve estrear no fim do ano que, modéstia à parte, acho que tem a ver com os tempos em que passamos. Sobre toda essa loucura que vivemos no mundo de hoje e a segunda chance. Ela se chama “A segunda chance” e está no site “Recanto das letras”.

Acredito que o mundo seja cíclico, alternando tempos mais evolutivos, com as pessoas buscando entendimento, melhorar suas vidas e do próximo e momentos de trevas, intolerância, briga. Hoje, infelizmente, vivemos a segunda situação. Não dá para dizer o quê puxa o quê, se os líderes que hoje temos fazem os ânimos exaltarem ou eles são reflexo do povo que temos hoje.

Mas nessa correria dos tempos atuais, nesse individualismo cada vez maior, egoísmo, acabamos esquecendo de pessoas que amamos, esquecendo de Deus. Nunca o ser humano esteve tão distante de Deus e a distância é tão grande que falar em Deus hoje em dia soa piegas, bobo.

Mas não é. Não sei se Deus realmente existe e como Ele é. Essas perguntas deixam a humanidade em dúvida desde o começo dos tempos e não sou eu que terei a pretensão de responder. Sempre digo que não importa se acredito em Deus, vai mudar nada para Ele essa minha tola pretensão, o importante é que Ele acredite em mim.

E não importa a fé, não importa qual seu Deus, acho importante sim que tenhamos fé e quando digo fé não falo especificamente de religião até porque, por incrível que pareça, as religiões hoje mais afastam que aproximam as pessoas de Deus com tantos falsos profetas vendilhões de templos que se aproveitam do amor de Deus para enriquecerem e ganharem poder.

Outro dia estava conversando com colegas de teatro e expus a eles uma tese que trago faz tempo, a única coisa que ainda segura esse mundo em pé é a fé. Se um dia os cientistas conseguirem comprovar que Deus não existe esse mundo acaba em no máximo três dias. Imagine como ficarão as pessoas sabendo que não sofrerão punições? Que não devem temer a nada? Imagine a desilusão daqueles que entregam sua alma e devoção esperando o afago e amor de algo superior?

O mundo precisa da figura de Deus, precisa da fé, precisa das três crianças vendo imagem de Fátima, precisa acreditar em algo.

E precisa entender que ninguém é perfeito, tempos que aprender todos os dias, sempre temos a aprender com qualquer pessoa ou experiência, até mesmo e, principalmente, com as crianças que brigam, saem no tapa e segundos depois estão brincando juntas porque não guardam mágoa, raiva no coração.

Mágoa causa câncer, causa câncer na alma.

Somos falhos, somos imperfeitos e por isso devemos cobrar menos das pessoas e nos cobrar menos também, coisa que esse mundo atual não permite. Acreditar que sempre podemos melhorar, aceitar nossos erros e de quem amamos, aceitar e acreditar na segunda chance.

Essa é a parte mais difícil. Está esse mundo cheio de ódio e intolerância que quer construir muros, deixar nossas vidas cinzas, que agride, desrespeita quem pensa o contrário que não acredita na lei e quer carnificinas com quem já está preso pagando por seus crimes preparado para a segunda chance?

Acho que esse é o grande desafio de nossa era. Aprender o poder do perdão e do recomeço.

Se Deus quiser.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar