Na última quarta-feira, tivemos Brasil x Colômbia no Engenhão no chamado “Jogo da amizade”, com renda que será doada para as vítimas do trágico acidente com a Chapecoense.

O público foi decepcionante, apenas 18 mil pessoas, mas algumas coisas temos delevar em consideração. Choveu muito no Rio na quarta, fora que os ingressos eram caros, ainda mais em um estado que sofre com crise e falta de pagamento.

Além disso, não sei por qual motivo o carioca não conseguiu ainda criar um laço afetivo com o Engenhão e é uma das cidades que menos vem tendo conexão com a Seleção Brasileira, excluindo evidentemente casos excepcionais como as finais da Copa das Confederações e da Olimpíada.

Fora tudo isso, é injusto comparar com os eventos feitos na Colômbia e no Couto Pereira dias depois da tragédia por alguns motivos. O primeiro porque como foi dito foram poucos dias após com a comoção toda que vivíamos naqueles dias e segundo que a entrada para os dois eventos foi gratuita. Acho que se fosse no Maracanã teria atraído mais público como também acho que não sendo no Maracanã era melhor ter feito em Santa Catarina ou no Nordeste que sempre prestigia a Seleção.

Dito isto, é evidente que foi uma noite especial, emocionante. Ver Rafael Henzel narrando na Globo e os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann bem dá um alívio danado aos nossos corações. Como foi dito era um “jogo da amizade”, para reforçar os laços criados pela tragédia, curioso que antes disso tudo Brasil x Colômbia vinha se tornando um jogo cada vez mais bélico.

O resultado era o menos importante, apesar de que foi bom ver Tite vencer pela sétima vez seguida e ver o Brasil voltar ao topo do ranking, mas, mesmo sendo um jogo mais de solidariedade, dá para tirar algumas coisas interessantes para o futuro da Seleção.

Temos apenas um super craque, Neymar, mas temos inúmeros bons e ótimos jogadores e esse amistoso sem os “estrangeiros” mostrou isso. Um bom elenco foi montado para esse jogo, claro que não fizeram uma bela partida, com apenas um treino nem dava, mas acredito que esse grupo do jogo bem treinado até faria uma boa Copa. Talentos individuais como Diego, Diego Souza, Lucas Lima, Scarpa, Dudu, Geromel, Robinho, Arão, Walace, Rodrigo Caio, Camilo, poucas seleções tem.

Alguns deles podem vir a brigar por vagas na seleção principal. Rodrigo Caio é um grande zagueiro e reforçou isso na partida, Geromel foi outro. O meio-campo Walace do Grêmio também mostra um grande talento e outros podem voltar a participar do dia a dia da seleção como Diego que pode vir a brigar com Lucas Lima por uma vaga. Dudu também foi muito bem apesar da concorrência em sua posição ser mais forte. Outro que foi muito bem, Camilo, passa pelo mesmo problema de Dudu, mas esse pelo menos contribuiu com o futebol carioca dando uma “caneta” para que o colombiano Berrío pudesse assinar com o Flamengo.

Começa um ano importante. Ano importante para Chapecoense que terá seu primeiro ano de reconstrução, evidente que a perda que o clube teve não será reposta em um ano. Para a seleção brasileira que conseguirá sua vaga para a copa do mundo e provará ou não se está realmente preparada para voltar a ser protagonista.

E o mais importante. Ver se a dor que nos uniu com a tragédia em Medellín será capaz de suportar a rivalidades, brigas e mostrar que futebol é muito mais que um esporte. É um meio de vida.

Recomecemos todos juntos através da amizade.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]