O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo todo (excetuando câncer de pele não-melanoma). É um dos mais mortais também.

Esses dados explicam um pouco a necessidade de uma campanha a nível mundial a respeito da prevenção e conscientização sobre este problema: o Outubro Rosa, mês dedicado a alertar mulheres sobre a doença e sobre como se cuidar e se prevenir.

Aliás, não somente mulheres, porque o câncer de mama pode acometer os homens também – embora seja raro. Dados do INCA, de 2013, apontam que 181 homens morreram em conseqüência da doença naquele ano. É claro que esse número é baixo se comparado aos óbitos de mulheres, que alcançaram 14.206 no mesmo período, mas não são inexistentes.

Como outubro é dedicado à tentar combater a doença de todas as formas possíveis, o Ouro de Tolo vem fazer sua parte com uma série de textos durante esse mês a respeito do tema. E qual a melhor maneira de nós, leigos no assunto, ajudarmos? Compartilhando informações (Verídicas, de fontes confiáveis) e tentando, de alguma forma, conscientizar mulheres acima dos 40 anos a realizarem de seis em seis meses ou ano a ano a mamografia e mais frequentemente o autoexame.

As mulheres acima dos 40 anos não precisam sentir sintomas para tocar as mamas; até porque, assim como a maioria dos cânceres, a neoplasia de mama é assintomática em estágios iniciais da doença.

Essa imagem é bem explicativa sobre como fazer o autoexame: basta tocar, bem firme, em toda a região da mama, inclusive mais próximo às axilas. E mais, se pode realizar o autoexame deitada, no banho, da mesma forma.

autoexamePara se fazer o autoexame em frente ao espelho, é preciso ficar nua em frente a ele e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Em pé, é recomendável que se faça o autoexame quando a mulher está no banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Levante um dos braços, coloque a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente uma das mamas com as mãos e em movimentos circulares, com os dedos juntos e esticados, de cima para baixo. Por fim, pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Para fazer o autoexame deitada, coloque um dos braços na nuca e com a outra mão livre, apalpe a mama. Depois, troque o braço e repita o procedimento com a outra mama.

Se você sentir quaisquer uma dessas anormalidades: dor, vermelhidão, secreção, nódulos, rigidez, deformações no formato da mama, procure um médico e ele deverá lhe indicar uma mamografia, ultrassom ou mamografia.

outubro_rosaDurante este mês especial, muitos órgãos públicos, ONGs, entre outras entidades realizam a  mamografia de graça, assim como o Preventivo, já que o mês também é dedicado à prevenção ao câncer de colo do útero. Aqui em Belém, dois lugares que sei que realizam os exames de graça são o Sest Senat, na Av. Augusto Montenegro, na entrada de Icoaraci e o SESC, na Doca, bairro do Umarizal. Baste chegar nesses lugares portando RG, CPF e comprovante de residência.

Qualquer mulher acima dos 40 anos pode fazer. Se você conhece algum lugar na sua cidade, divulgue aqui nos comentários, nas suas redes sociais, com endereço ou telefone.

Semana que vem, daremos continuidade a nossa série de textos falando dos fatores de risco para o câncer de mama, tanto genéticos quanto ambientais. Enquanto isso, fique com uma das campanhas mais sensíveis já produzidas em relação ao câncer de mama:

Imagem: Medimagem.com e G1

[related_posts limit=”3″]