Faltam apenas três semanas para o início dos Jogos Olímpicos e, além da cobertura de Globo, Bandeirantes e Record na TV aberta, as transmissões na TV fechada prometem ser um marco na história da comunicação brasileira.

O consórcio Globo-Band negociou os direitos com outras emissoras, em um acordo que envolveu a transmissão da Libertadores – que era exclusiva dos canais Fox Sports mas hoje também é transmitida pelo SporTV

Jamais houve um empenho tão grande das emissoras e abaixo vai um pequeno resumo do que cada canal fechado fará nos Jogos.

rio2016_100dias_ArenaDoFuturo_016_1501_-c-2016_AndreMotta_HeusiActionSporTV

A emissora oficial dos Jogos promete uma overdose de Olimpíadas pro telespectador. Serão 16, isso mesmo, 16 canais transmitindo os Jogos.  Os SporTV 1, 2 e 3 exibirão as principais disputas e as modalidades nas quais os brasileiros têm mais chances de chegar ao pódio.

Já o SporTV 4, será dedicado ao jornalismo ao vivo 24 horas por dia, com entradas dos repórteres das arenas o dia todo, enquanto os demais canais exibirão, também ao vivo, praticamente todas as disputas de todas as modalidades.

Para a transmissão de tantas competições, o SporTV terá um time de 110 comentaristas de diferentes modalidades. Na minha quarta Olimpíada como jornalista, estarei na coordenação do canal 15, dedicado ao Golfe, Tênis de Mesa e Tiro.

A emissora terá um Glass Studio no Parque Olímpico, de onde vai comandar as principais atividades. Dentre elas, o destaque é a volta do programa “É Campeão”, que vai reunir nomes históricos do esporte como Nadia Comaneci, Mark Spitz, Greg Louganis, Bart Conner, Carl Lewis, Michael Johnson e Javier Sotomayor. Assim como na Copa do Mundo, haverá tradução simultânea para os convidados.

Além disso, haverá 40 sinais disponíveis aos assinantes do SporTV Play. A intenção da direção do canal é que nenhuma competição fique descoberta. Este sinal também poderá ser acessado via aplicativo de smartphone.

ESPN

Pela sexta vez consecutiva, os canais ESPN vão transmitir os Jogos e a emissora licenciada aposta na tradição e know how para ser uma opção para os telespectadores durante a Olimpíada.

A direção confirmou a informação de que terá à disposição todos os sinais para transmitir os eventos, mas o fará apenas nos três canais habituais.

Segundo a chefia do canal, a aposta é na independência editorial, liberdade de opinião e na vocação para grandes eventos. A ESPN terá um estúdio com vista para o parque olímpico.

oscar schmidtFox Sports

A Fox Sports vai ter seus dois canais dedicados à cobertura olímpica e tem como aposta a mistura entre esporte e entretenimento. Assim como na Copa do Mundo, a Fox vai trabalhar com o “Porta dos Fundos”.

Na sua estreia em Olimpíadas, a emissora licenciada também promete manter sua programação normal, mesclando os programas diários às transmissões de eventos ao vivo, e planeja um tipo de cobertura diferenciada em relação aos concorrentes.

A promessa é de muitas entradas ao vivo de repórteres espalhados pela cidade e sempre com convidados especiais. Um deles é o ex jogador Oscar Schmidt, que também será uma espécie de relações públicas do canal durante as competições.

A Fox terá 300 profissionais envolvidos na cobertura, contra os 1000 do SporTV, mas inaugura uma nova sede na Barra da Tijuca que será a base para as transmissões do canal.

Band Sports

O canal fechado de esportes do Grupo Bandeirantes é outro que aposta no antigo DNA que vem desde os tempos de Luciano do Valle na Band para levar ao telespectador as principais competições e informações.

O experiente narrador Álvaro José, um dos maiores nomes de comunicação olímpica do país, está de volta após passagem pela Record, e vai dividir as transmissões na Band e no Band Sports.

A emissora paulista também vai contar com um estúdio panorâmico para ancorar as transmissões e programas jornalísticos.

[related_posts limit=”3″]

9 Replies to “Rio 2016: a ampla cobertura olímpica dos canais por assinatura”

  1. Acho que é campeão vai ser fera, com tantos craques. Confesso que um dos meus maiores questionamentos em relação é como que eu vou acompanhar outros resultados enquanto estiver em um dos locais de competição. Em casa é fácil, vc só troca de canal e pode ver várias coisas ao mesmo tempo. Meu cel tem tv digital, mas claro só pega as tvs abertas.

  2. O “É Campeão” do Sportv na Copa foi excelente, debates no mais alto nível, um excelente trabalho de quem participou e organizou! Por isso estou bastante curioso para saber como será nas Olimpíadas com todos esses lendários convidados, que, imagino, se revezarão ao longo dos Jogos. Gostei muito dos nomes, mas adoraria ver alguém do judô, de preferência algum japonês, tipo Hidehiko Yoshida, Ryoko Tani ou Kosei Inoue, para nos passar, além das análises do judô, o modo diferente de ver a competição e a própria vida esportiva desse país tão interessante…

  3. Pedro…… sei que não é o assunto do tópico, mas se pudesse ajudar…. Tentarei revender dois ingressos (uma inteira e uma meia) da sessão noturna do vôlei feminino do dia 6, categoria A, bons lugares… Rússia x Argentina e Sérvia x Itália… entretanto, ainda existem muitos ingressos disponíveis, por isso não sei se consigo vender. Caso eu não consiga, poderei utilizar os mesmos ingressos para assistir o jogo ??? pois já os recebi fisicamente…… se for possível, qual o procedimento ????? Muito Obrigado.

Comments are closed.