É possível o maior nome da história de um clube ser um treinador?

Parece impensável. Todos nós temos nossos clubes do coração e nossos ídolos, aqueles grandes jogadores que fizeram nossa paixão fermentar. Temos admiração por técnicos, evidente, mas alçar à condição de um ídolo é muito difícil, ao maior ídolo impensável.

Mas mesmo não sendo corintiano me meto na seara deles e sinceramente não vejo, pelo menos desde quando comecei a ver futebol, alguém no clube do tamanho de Tite. A revolta e a dor que os corintianos estão sentindo agora e demonstram só referenda o que eu disse.

Ano passado escrevi uma coluna para a “Jogando nas Onze” chamada “O bom Tite” que exaltava sua volta ao Corinthians e o fato que sua volta fazia do time o melhor do pais. A princípio a coluna não deu certo porque pouco tempo depois o time foi eliminado do Paulista e da Libertadores. Mas a longo prazo tive razão porque foi campeão brasileiro com sobras após o desmanche – com um time bom, mas nada demais.

tite lanceEsse ano o elenco sofreu novo desmanche e tem um grupo apenas razoável, nada de outro mundo e Tite já dava padrão a esse elenco, já lhe fazia ser forte e almejar pelo menos Libertadores. Uma façanha.

Tudo caminhava assim até que a seleção brasileira lhe chamou.

Tite é um gênio? É a reencarnação de Telê Santana? É o Pep Guardiola brasileiro? Não acho. Ninguém acha e nem ele mesmo. Mas Tite é talentoso, estrategista, sabe formar times, dar padrão a eles e tem duas características que me chamam muita atenção. É gente boa “pra cacete” e mostra ter um excelente caráter. No país do 7×1 e onde dirigente não pode ir ao exterior para não ser preso isso não é qualidade, é ser extra classe.

Por tudo isso Tite virou unanimidade. Depois de mais um grande vexame da seleção brasileira e o pedido uníssono pela saída de Dunga o clamor foi por sua contratação. A CBF não teve escolha e lhe procurou. A chegada de Tite a seleção brasileira é um fio de esperança para a entidade e para aquela que um dia foi o maior amor do povo brasileiro e hoje sofre com seu desprezo e escárnio. Tite pode ser como um Papa Francisco para o catolicismo, o líder midiático que trouxe seu rebanho de volta. Tite pode unir o povo brasileiro de novo em volta da seleção. Fazer com que o povo volte a torcer pelo Brasil e não se referir mais ao escrete canarinho apenas para gozações ou tripudiar. Eu mesmo já vejo a seleção com outros olhos e torço para que com Tite dê certo.

tite uolAdenor Bacchi é um multi campeão. Foi campeão da Libertadores e mundial com o Corinthians com o elenco que sem dúvidas era o mais fraco brasileiro a conseguir tal façanha. Um grupo de renegados como Alessandro, Chicão, Paulo André, Danilo, Ralf e Fabio Santos se transformou sob seu comando e ganhou tudo. Sobrou no brasileiro de 2015 com Renato Augusto e Jadson. Jogadores que nunca foram extra séries tornando-se craques sob seu comando. Em 2016 deixou o time de Marquinhos Gabriel, Luciano, André, Yago, Balbuena e outros menos cotados na zona da Libertadores.

Tudo bem que não temos os super craques de outros tempos, mas se com esses jogadores medianos ele fez o que fez o que ele pode fazer com Neymar, Douglas Costa, Philipe Coutinho, Gabigol, Gabriel Jesus, Marcelo, Daniel Alves, Thiago Silva e outros? Não digo que será campeão do mundo, mas de 7×1 não vamos tomar e nem teremos mais vergonha. Isso eu tenho certeza.

E vou dizer? Que prazer poder finalmente torcer para um time do Adenor. O inimigo mais gente boa que já tive no futebol. Perde o Corinthians, ganha o Brasil.

Nas mãos de Adenor o futuro de uma seleção. E a volta do amor por ela.

Facebook – Aloisio Villar

Twitter – @aloisiovillar

[N.do.E.: a contratação de Tite ainda corrige um outro erro, que seria afastar Rogério Micale do comando da seleção olímpica para a Rio 2016. PM.]

Imagens: Uol e Lance

[related_posts limit=”3″]

One Reply to “O Excelente Tite”

  1. Inimigo?…
    Ele fará um excelente trabalho. Mas não custa lembrar que ele precisa de tempo, muito tempo pra ajustar um time. Na seleção, mesmo tendo as melhores matérias primas em mãos e disponíveis, não terá tanto tempo pra treino. E que até treinar o melhor time do país, ele era um Cristóvão com grife.

Comments are closed.