Obs: para uma explicação do procedimento das prévias americanas e de alguns termos técnicos usados nesta coluna, leia a coluna explicativa

Após mais prévias ocorridas no sábado, domingo e na terça, alguns cenários ficaram mais claros,  mesmo que nada tenha sido definido nas prévias americanas, já que em sua maioria as eleições ocorreram em estados pequenos.

Partido Democrata

Aqui, nas pequenas eleições, nada ocorreu de forma inesperada. Clinton surrou em Louisiana e Mississippi, enquanto Sanders ganhou em Kansas, Nebraska e Maine.

O problema, mais uma vez, foram as diferenças. Sanders continua sendo uma nulidade no voto negro e com isso as vitórias de Clinton nos estados sulistas foram arrasadoras: 71% x 23% na Louisiana e 83% x 16,5% em Mississippi.

Já Sanders até ganhou bem nesses 3 estados, a diferença variou entre 10% no Nebraska e 34% em Kansas; mas, em uma eleição proporcional, ainda insuficiente para tirar a vantagem de duas surras de 48% e 66%.

Porém eu comentei semana passada que todos esses eram estados pequenos e que o grande prêmio da semana era Michigan. Pois bem, mesmo contra todas as pesquisas, que davam de 6 a 20% de vantagem para Clinton, quem ganhou lá em uma eleição apertada foi Sanders por 50% x 48%.

hillary-clinton-speech-0310-super-169Porém, mais uma vez foi uma vitória moral, mas não matemática. Por conta da apertada diferença, Sanders ganhou apenas 8 delegados a mais que Clinton dentre os 130 em disputa. Isso é insuficiente sequer para tirar metade da diferença de 28 delegados que Clinton conseguiu em Mississippi.

O resultado é que na matemática que importa, a de delegados, Hillary ainda conseguiu ganhar um pouco mais de terreno no acumulado da semana e a diferença a favor dela já é de 217 delegados.

A esperança para Bernie e o alerta para Hillary é que toda essa diferença foi formada nos sucessivos massacres de Clinton nos estados sulistas. Só que, depois de North Carolina e Flórida na semana que vem, todos os estados do sul já terão feito suas prévias.

Restarão apenas estados do nordeste, meio-oeste e da costa pacífica para realizarem suas primárias. E, por ser o sul um território historicamente republicano nas eleições nacionais, a quantidade de delegados de seus estados é inferior a sua porcentagem de população.

Os grandes estados em delegados começarão a vir agora: Ohio, Flórida, Illinois, New York, Pennsylvania e, finalmente, California, no último dia.

Para deixar ainda mais emocionante, o partido democrata deu delegados bônus para os estados que deixaram para fazer suas prévias no final do calendário.

Em quase todos os estados não sulistas  até aqui, quem ganhou foi Sanders. As exceções foram Iowa, Massachusetts e Nevada. Mesmo assim, nos dois primeiros foram dois resultados bem apertados enquanto em Nevada também foi um resultado sem grandes diferenças em um estado que Clinton tinha tudo para massacrar.

quote-wall-street-is-greedy-reckless-and-they-operate-illegally-that-s-fine-but-what-do-you-bernie-sanders-25-82-89Ou seja, a partir do dia 15 será o momento de Sanders. Para melhorar suas esperanças, a vitória inesperada de Bernie em Michigan devolveu a ele o “momento político”, inflamou sua grande militância jovem e incentivou ainda mais seus pequenos doadores a reforçarem o seu caixa.

Com tal vitória, Sanders mostra que não tem porque desistir tão cedo da disputa: tem dinheiro, tem voto, está tendo vitórias e, o principal para ele, está passando seu “recado”. Na pior das hipóteses, dificilmente essa disputa democrata termina antes do meio de maio.

Quanto a uma possível nomeação, Sanders já está tão atrás que não adianta apenas ganhar; é preciso por vantagem de dígitos duplos para chegar perto em delegados. Michigan mostrou que ele tem organização, dinheiro e proposta para isso. Resta ver se ele conseguirá transformar isso em mais votos nesses estados com menos eleitores negros.

Obs: reforço que não há nenhum preconceito contra negros aqui. É apenas uma constatação de que enquanto Sanders consegue ser muito competitivo em todos os outros grupos de eleitores, maiorias ou minorias, entre os negros ele dificilmente tem conseguido mais do que 15% dos votos.

O blog the Green Papers atualizou a quantidade de superdelegados do Partido. Assim, serão 4.765 delegados na convenção, o que altera o número mágico para exatos 2.383 delegados.

Contagem parcial de delegados* (estimativa):

  • Clinton – 769
  • Sanders – 552

Número mágico: 2382,5

* Neste momento ainda não contaremos os “superdelegados”, pois dependendo do resultado das sucessivas primárias mudanças são possíveis. Atualmente, pelo levantamento da CNN existem 472 “superdelegados” apoiando Hillary e apenas 23 apoiando Sanders. Tal fenômeno de troca de posição de “superdelegados” foi visto com intensidade quando da disputa entre Hillary e Obama há 8 anos atrás. Já a contagem de comprometidos foi extraída de acordo com os dados do blog The Green Papers.

trump2Partido Republicano

No partido republicano, não tivemos grandes resultados definitivos, seja pelos estados sem grande peso, seja pela falta de um estado “vencedor leva tudo”. Porém os resultados obtidos como um todo reforçam o cenário já traçado na Super-Terça.

Trump continua liderando e graças a vitórias em Mississippi, Kentucky, Hawaii, Louisiana e Michigan, o maior estado da semana, ele continua ganhando delegados, reforçando sua posição de líder e aumentando a vantagem para Cruz novamente para além dos 100 delegados. Porém ainda não foi dessa vez que a barreira dos 50% foi quebrada.

Já Cruz também não ficou sem vitórias e mais uma vez firmou sua posição de único real antagonista a Trump, mesmo que cada vez mais seja difícil vislumbrar um cenário provável no qual ele consiga sozinho os 1237 delegados necessários para ganhar.

Cruz ganhou três estados pequenos: Kansas, Idaho e Maine, todos eles na faixa de 45% a 48% dos votos, consagrando sua força em estados com eleitorado de perfil mais conservador dentro do partido.

Já Rubio afundou de vez. Apesar da vitória acachapante em Porto Rico, com 71% dos votos e todos os seus parcos 20 delegados, Porto Rico é território, não estado; logo não vota na eleição geral. Para piorar é literalmente um estado latino, relativamente independente dos Estados Unidos.

Nos estados propriamente ditos, Rubio não foi apenas um fiasco: ele praticamente sumiu. Ele sequer conseguiu 20% em nenhum dos oito estados e mais uma vez sequer passou a porcentagem mínima para conseguir delegados em cinco estados: Maine, Idaho, Mississippi, Louisiana e Michigan. Juntos esses estados somam 185 delegados, dos quais Rubio talvez consiga apenas 5 em Louisiana por conta de sobras distritais as quais não ficam claras na regras como serão distribuídas.

Nem Kasich teve desempenho tão desastroso. Apesar de também ser quase uma nulidade em sete estados, ao menos no mais importante Michigan, vizinho ao seu estado-base de Ohio, Kasich teve 24% e ficou a apenas 0,6% de conseguir ultrapassar Cruz pelo 2° lugar.

TedCruzWideA verdade é que nem Rubio e nem Kasich tem mais possibilidades práticas de conseguir os delegados necessários para ganhar a Convenção em 1ª eleição. Kasich continua na campanha pois quer ao menos ganhar Ohio e aumentar seu cacife em possíveis negociações para a Convenção.

Já a continuidade de Rubio é mais nebulosa; talvez esteja já pensando em se tornar conhecido para 2020. Porém, com uma infinidade de resultados tão ruins, é possível que a continuidade esteja causando mais danos que reparos, especialmente se ele perder na sua base, a Flórida, semana que vem.

Claro, há para ambos a possível salvaguarda do partido apoiar a continuidade das candidaturas para tentar forçar uma convenção quebrada. Mas haverá dinheiro para tanto?

Em resumo, todos os principais estados foram para Trump e isso reforçou a posição do empresário para os 6 estados que farão prévias no dia 15. Para os republicanos serão esses os resultados que realmente determinarão o rumo da disputa.

Contagem Parcial de Delegados (estimativa do blog The Green Papers):

  • Trump – 463
  • Cruz – 362
  • Rubio – 155
  • Kasich – 54

Próximas Previas

Partido Democrata

  • Dia 12/03 – Ilhas Marianas do Norte (6 delegados, proporcional)
  • Dia 15/03 – Florida (214 delegados, proporcional)
  • Illinois (156 delegados, proporcional)
  • Missouri (71 delegados, proporcional)
  • North Carolina (107 delegados, proporcional)
  • Ohio (143 delegados, proporcional)

A partir do dia 15 é que os estados pesados começam a aparecer em sequência no calendário democrata. De todos os estados já feitos até aqui, apenas o Texas tem mais delegados que Illinois, Ohio e Flórida. Também é agora que a área mais afetada pela crise de 2008-13, o meio-oeste industrial começa a votar. Michigan foi essa semana, Illinois, Ohio e Missouri serão na semana que vem. Ainda faltarão Pennsylvania, Indiana e Wisconsin.

Dependendo da diferença em North Carolina e Flórida, Clinton até pode sair com a mesma quantidade de delegados que Sanders no dia, ou até um pouco mais. Mas se Sanders conseguir bons resultados nos outros 3 estados, mostrará que seu discurso acerta em cheio os eleitores dos estados que votarão entre o fim de março e maio. Com a quantidade de delegados que esses estados distribuem, poderemos ter uma verdadeira batalha. Mas para isso realmente ocorrer, Sanders precisa desesperadamente abrir alguma vantagem, pelo menos uns 5%.

spa_85_0A disputa democrata começa a se encaminhar para ser igual a uma corrida louca de automobilismo: a distância entre os carros é de 20 ou 30seg faltando 20 voltas, só que o líder está com pneus gastos e sem gasolina para aditivar a mistura, enquanto o perseguidor está com pneus novos e tanque cheio. Dará tempo do perseguidor chegar e passar?

Partido Republicano

  • Dia 10/03 – Ilhas Virgens (6 delegados, winner-take-all)
  • Dia 12/03 – Washington D.C (16 delegados, proporcional, mas se alguém conseguir mais que 50% se torna “Winner-take-all”)
  • Guam (6 delegados, porém a regra do território não vincula a escolha do delegado a qualquer escolha para presidente)
  • Dia 15/03 – Florida (99 delegados, winner-take-all por distrito)
  • Illinois (69 delegados, modelo híbrido, porém tendente ao winner-take all)
  • Missouri (52 delegados, winner-take all por distrito, mas se algum candidato conseguir 50% em todo estado, leva todos os delegados do estado independente dos distritos)
  • Ilhas Marianas do Norte (9 delegados, winner-take-all)
  • North Carolina (69 delegados, proporcional)
  • Ohio (63 delegados, winner-take-all)

O dia que irá definir de vez os rumos das prévias republicanas será a próxima terça-feira. 5 estados pesados estarão em disputa, 4 deles com regras de “vencedor-leva-tudo” e 2 deles são bases políticas de candidatos cambaleantes.

Kasich já repetiu reiteradas vezes que se perder Ohio, estado pelo qual é governador, desiste no mesmo momento. Rubio ainda não disse o mesmo sobre a Flórida, mas tudo leva a crer que isso ocorrerá.

O mais impressionante é que as pesquisas indicam que Trump está na frente nos dois estados. As pesquisas em Ohio ainda são inconclusivas, mas na Flórida tudo indica que Trump está abrindo vantagem considerável.

Caso Trump consiga ganhar Ohio, Flórida, Illinois e Missouri, dificilmente haverá qualquer estratégia “na urna” do “estabilishment” republicano que impedirá Trump de conseguir a maioria absoluta dos delegados e, consequentemente, a nomeação. Ele já terá neste cenário em torno de 650 ou 700 delegados, com boas possibilidades de conseguir mais uma montanha em New York e Califórnia.

A única saída seria a anulação, em via de recurso, de delegados escolhidos por Trump. Incrivelmente, assessores do candidato de 2012, Mitt Romney, já admitiram “em off” que estão estudando a possibilidade.

Após o dia 15, o calendário trará 4 estados consecutivos que favoráveis a Cruz, mas a alegria deverá durar pouco e do dia 5/04 em diante Trump deve voltar a carregar uma quantidade expressiva de delegados.

One Reply to “O Show de Trump enquanto Sanders ainda acredita”

Comments are closed.