Minha mulher é uma mangueirense de infância que se apaixonou verdadeiramente pelo Império Serrano por minha causa. Digo que ela tem um sangue verde e rosa desbotado. Um rosa que virou branco. Mas aquele tom rosáceo está lá, guardado. Minha mãe e uma das minhas irmãs também são Mangueira. Meu pai e minha outra irmã são Portela. Vocês imaginam como eu estava dividido nessa quarta-feira.

Disse aqui, nesse Ouro de Tolo, que Mangueira e Portela eram as minhas favoritas ao título. Deu Mangueira. Fiquei feliz por acertar a previsão. É uma pequena vaidade quando a gente acerta aquilo que muitos duvidam que vai acontecer. Minha maior alegria, no entanto, foi justamente a surpresa. Não de ter visto a Mangueira levar um campeonato que, aos meus olhos, foi tão justo. Mas de ter visto a Mangueira quebrar paradigmas. A escola que fica em décimo num ano vai ganhar no outro? Ganhou. A escola que não tinha alegorias gigantes vai ganhar no carnaval atual? Ganhou. A escola que desfila com um carnavalesco estreante no Grupo Especial vai ganhar? Sim, sim e sim. Ganhou.

Foi um resultado daqueles que me fizeram voltar a acreditar que vale a pena esperar tanto por esses dias. Que é legal acompanhar os sambas concorrentes. Que se justifica se empolgar quando o enredo do ano que vem é anunciado há onze, dez meses da festa. Enfim, fiquei feliz porque o samba venceu. E a gente gosta é de samba, de escola de samba, de canto, de emoção, de chão. Mais do que de alegoria eu gosto é de ver as baianas, o mestre-sala e a porta-bandeira. Mais do que uma pirueta em cima de um trambolho da comissão de frente eu gosto é de ver a bateria passar na minha frente, gosto é de ouvir uma boa música. E, por isso, a última segunda-feira foi tão bacana.

Estava acompanhando a apuração num grupo grande de amigos, a maioria de torcedores do Império Serrano, como eu, muito confiantes. Aquele título da Mangueira parecia um recado. Este ano a emoção vai pesar a favor. Este ano o Estandarte de Ouro de Melhor Escola não será mau agouro (com perdão de meus queridos componentes do júri do prêmio mais tradicional do carnaval. Nós, imperianos, somos muito supersticiosos).

tuiuti2016aEssa verde esperança se esvaiu nas notas do primeiro quesito da apuração da Série A. A Sinfônica do Samba era despontuada em dois módulos. Seguiram-se notas severas com Império Serrano e Viradouro e complacentes com a campeã. Que seria justa campeã caso o julgamento seguisse o que ocorrera momentos antes, no Especial. Como, em desfiles tão equilibrados, uma escola vence por um décimo num grupo e a outra, no grupo logo abaixo e tão equilibrado quanto, abre mais de um ponto e meio para duas outras consideradas tão favoritas quanto (para dizer o mínimo)? Como jurados são tão rígidos com uma agremiação que passou com UMA alegoria apagada, o Salgueiro, e nada rígidos com outra que passou com DOIS carros com problemas de iluminação (que, no Acesso, representam 50% das alegorias)?

Estive no barracão da Paraíso do Tuiuti. Adorei o que vi. Adoro o samba. O enredo é fantástico. Jack Vasconcelos é um cara muito legal e super competente. As fantasias, alegorias, a parte plástica da escola estava ótima. De onde eu estava eu não vi mas me disseram que algumas alas correram no fim do desfile. Tudo bem, no Império também. Tudo bem, na Viradouro a comissão de frente não era espetacular, as alegorias foram terminadas às pressas. A Unidos de Padre Miguel não foi tão exuberante quanto no ano passado. Mas todas elas receberam punições pelos seus erros. Apenas uma escola não foi punida pelos dela.

Para minha alegria e felicidade – e sensação de que vale a pena tudo isso – ser completa eu queria, mas queria muito, que o Tuiuti tivesse sido campeão por um ou dois décimos. Juro que ao explicar ao meu filho como tinha acabado a apuração eu não teria perdido as palavras no meio da frase que eu tentava formular, com lágrimas nos olhos e um nó na garganta. Filho, eu até saberia te explicar porque o Império perdeu. Porque errou em alguns quesitos. Mas porque perdeu desse jeito, de goleada, eu não sei te explicar não. Prefiro não explicar. Prefiro te contar como a Mangueira ganhou. E torço, muito, para que você não desista do verde e branco e dessa coroa tão linda que encantou teu pai e tua mãe. Se você desistir, eu vou entender. Eu não tenho mais idade para isso. Não posso mais desistir do que mais faz sentido para mim no carnaval. Império, nos teus 70 anos estarei contigo onde for.

imperioserrano2016

14 Replies to “Um sonho, uma emoção, um desabafo”

  1. Receba minha solidariedade Carlos. Foi mesmo um absurdo, apesar de ter achado o Império Serrano levemente superior, o Tuiuti estava no páreo, juntamente com, além do Império, Viradouro e Unidos de Padre Miguel. Ou seja, não é a vitória da escola de São Cristóvão, que simpatizo bastante até, que é o problema, mas sim o modo. Me lembrou muito, guardadas as devidas proporções, Beija-Flor 2011. Título justo, diferença absurda. E a LIERJ cada vez mais lembra a LESGA… Mas o Império já resistiu a tanta coisa, que não será agora que irá esmorecer, tenho certeza disso…

    Como diz o samba de 2006, “Imperiano de fé não cansa!”

  2. Carlos Gil acho que o sentimento é o mesmo de todos nós Imperianos…Estou sem entender até agora,com dor de cabeça até agora…Saí ontem com essa dor da quadra e ela não me deixa…Estamos o ano todo,acompanhamos todas as lutas de nossa escola e como foi difícil colocar esse lindo carnaval na avenida.Erros???Todas erraram inclusive o Império(eu creio),se bem que meus amigos que assistiram lá na Sapucaí disseram que passamos perfeitamente…Está quase impossível entender essa enorme discrepância de notas….

  3. Fiz um levantamento estarrecedor das notas para publicar aqui e mandar para a imprensa. São realmente impressionantes as discrepâncias de julgamento no Especial e na Série A. Só para dar uma ideia. A diferença entre campeã e vice do Acesso é maior que a distância da Mangueira para a Imperatriz. Ou seja, ds primeira para a sexta! Como pode um desfile tão absoluto? Como pode uma escola tirar 30 pontos em nove dos dez jurados e a vice campeã tirar 30 em cinco quesitos? A terceira colocada em dois e a quarta em apenas um? Que perfeição é essa? Por que todos diziam que seria uma disputa apertada entre pelo menos quatro escolas e três delas sempre são penalizadas em pelo menos dois módulos? Justamente para que o descarte aconteça e elas, mesmo assim, percam décimos?

  4. Verdadeiro Absurdo !!! Aonde vai parar o carnaval. Pois não existe mais competição sadia, e sim interesses políticos escusos. Assim como o futebol, o carnaval carioca está a caminho do caos,qd muito em breve cair a ficha, ninguém pagará pra ver um espetáculo de cartas marcadas. Lamentável !!!

  5. Carlos, eu também sou Imperiano, assim como você e escrevo esse comentário com lágrimas nos olhos.
    Eu tenho 20 anos e poderia torcer para qualquer escola, mas não, eu me apaixonei por essa escola que tem a melhor discografia do Rio de Janeiro. Por uma Escola que é do samba, é de gente de verdade que só quer verde a Coroa Imperial brilhar. É estarrecedor ver o que aconteceu nessa apuração. É triste, é lamentável, é absurdo. Agora, vem o pior e mais difícil de aceitar. Como saber se teremos outra chance dessa? De voltar ao nosso lugar? De ver um desfile tão bonito e tão aclamado por todos? Eu realmente não sei. Mas sei que no Acesso A, no B e seja lá onde for. Eu só quero ver o Imperiano no seu lugar, sendo vencedor! Avante minha Coroa Imperial

  6. Bom dia!Quando entrei no Império em 1972,sabia que não teria um caminho fácil.A luta e a injustiça sempre permearam a história desta agremiaçao, mas nunca me deixei levar por partidarismo ou por preferência pessoal e o único valor é o amor e respeito a esta bandeira.Não gosto de perder e menos ainda de ser roubado.Mas ano que vem continuarei a tentar e a perseverar por um carnaval mais limpo.Império é isso e só demente não vê…

  7. Não, o Tuiuti não foi superior ao Império serrano… o abre alas impressionou o público e foi um belo truque de confecção, no fundo ferros pintados de preto e espuma, ou coisa semelhantes penduradas, totalmente vazado com esculturas gigantes pra impressionar e na escuridão pra deixá-la menos expressiva, que nada o povo gostou e preferiu pichar as alegorias do Império dizendo ser de desfile passado da Imperatriz Leopoldinense… Pura maldade e difamação. Na verdade o que se aproveita, são os materiais! E isso quase todas, ou todas fazem, com seus próprios, ou de outras.
    Fato é que a Viradouro não tinha como brigar pra ganhar, apoiou-se num esplêndido samba e só! E a gigante Unidos de Padre Miguel, não viera tão forte quanto no ano anterior! O que o Império precisa, é estabelecer uma política maior e melhor, tanto com o grupo que se encontra, quanto com a LIESA que ajudou fundar! Está por ai a causa da raiz fincada e cada vez mais difícil de cortar do e conseguir sair do grupo de acesso!!!

  8. Se quatro escolas são apontadas por todo mundo como estando na briga, se todos opinam que será uma disputa acirrada, uma dessas escolas gabaritar nove dos dez quesitos, receber 37 notas 10 em 40 possíveis e as demais patinarem ali com uma chuva de 9,8 e 9,9 (na maioria das vezes no mesmo quesito, para “descartar o descarte”) o mínimo que se pode dizer é que o julgamento não foi equânime.

  9. Carlos , apesar de eu achar a Portela ter sido superior a Mangueira , foi um lindo e emocionante título , é bom ver a Mangueira de novo entre as grandes , logo de cara sendo campeã , parabéns a todos os mangueirenses pelo título que não foi injusto pois Portela e Mangueira fizeram desfiles campeões cada um ao seu estilo , bem que poderia ter dado empate hein. Sobre o Império tá díficil , todo ano ela bate na trave

  10. O Único absurdo da apuração foi a Tijuca em segundo lugar , achei que na ordem Portela, Salgueiro e Beija Flor superiores. Grande Rio fora do sábado foi um alento para os bambas com todo o respeito aos caxienses

  11. Eu assisti parte do acesso ao vivo, pela Internet. E por ventura era o Império Serrano. Achei muito inteligente o praticamente 100% de reaproveitamento que o carnavalesco Severo Luzardo fez. E pelo conjunto da obra, realmente pareceu que o Império levaria essa.

    Na apuração, a surpresa da Tuiuti. Isso me fez pensar um pouco. Assisti depois os desfiles de Viradouro, Tuiuti e Padre Miguel. É realmente de se estranhar a margem da Tuiuti pras outras. Mais uma vez, uma subida ao Especial muito suspeita, mesmo que tenha seu merecimento (Tuiuti linda numa ideia bem feliz do Jack Vasconcelos), mas havia uma escola superior a ela (Império).

    Não vi os problemas de acabamento da Viradouro (a Internet não colaborou pra isso) e esperava mais de Padre Miguel. No mais, vida que segue. Vamos esperar que a comemoração dos 70 anos faça o Império voltar ao Especial.

  12. Gil, muita gente criticou o samba-enredo do Império. Eu achei uma das coisas mais lindas deste Carnaval. Lamento muito pelo baque, mas daqui a pouco tudo recomeça e vamos com tudo novamente.

Comments are closed.