Caiu…

Pois é. O clube pela terceira vez nos últimos sete anos foi rebaixado à segunda divisão do futebol brasileiro. Uma morte anunciada se formos ver o todo da temporada. Uma possibilidade levantada por mim na coluna “Eurico no tempo das cavernas” logo no início do ano.

Os vascaínos não concordaram. Muitos me xingaram aqui nesse aprazível blog e a impressão de que seria um ano bom veio com o título carioca. Esqueceram que o campeonato carioca se parece cada vez mais com uma espécie de “Torneio Início”. Um preparatório para o brasileiro sem importância nenhuma. Ainda mais quando você vence sendo amigo da FERJ.

O campeonato brasileiro trouxe a realidade e expôs a todos o quanto Eurico Miranda está ultrapassado. Com o mesmo jeito grosseiro e fanfarrão de sempre, Eurico lembrou o personagem Austin Powers, aquele que foi congelado para voltar no futuro. Eurico estava congelado desde  os anos 90, voltou, encontrou um mundo diferente e não percebeu.

alx_vasco-riascos-cortadas_originalNão há mais espaço para gente como Eurico Miranda no futebol e o primeiro turno do brasileiro mostrou isso. O Vasco fez um péssimo turno, tenebroso, do nível dos piores times que já passaram pela série A nos últimos anos.

De forma desesperada mudou técnicos e contratou jogadores. Algumas mudanças deram certo. Jorginho foi bem no comando técnico e jogadores como Nenê deram novo padrão ao time, além do fato que é impossível um time da grandeza do Vasco permanecer fazendo um campeonato como do turno até o fim. Sua grandeza não permitiria isso.

Mas já estava condenado. Fez excelente segundo turno, pontuando bem, o que mostra mais ainda o quanto condenado estava. Foi prejudicado pela arbitragem, talvez o mais prejudicado, mas todos foram. Acabou rebaixado e aplaudido pela torcida.

Aí que está. Por mais que a reação tenha sido bonita e os jogadores do returno, assim como Jorginho, não tivessem culpa no rebaixamento, a torcida de um clube grande não pode aplaudir seu rebaixamento, não pode se acostumar com isso. Rebaixamento de time grande sempre tem que gerar revolta e tristeza.

vascomaracanaO primeiro passado para um clube grande se apequenar é a conformidade.

A torcida do Vasco me parece conformada. Não pode. O Vasco não tem tamanho ou história, de um time ioiô, que sobe para cair. O Vasco não é um Joinville.

O Vasco vem sofrendo muito nesse século. Sofreu nas mãos de Eurico, teve a esperança renovada em Roberto Dinamite e esse se revelou uma decepção tão grande que acabou trazendo Eurico de volta do mundo dos mortos vivos. O clube parece refém dos maus dirigentes que não se preocupam nem estão do nível de sua grandeza.

fla+e+vascoQue Eurico e sua diretoria se conscientizem que nada é para sempre. Nem seu método de trabalho, muito menos a grandeza de alguém. Roma já foi o maior império do mundo e deixou de ser. Se continuarem maltratando o Vasco, se não se modernizarem, profissionalizarem o clube corre riscos.

O Vasco é muito maior que eles, eu e a rivalidade que possa existir . Não quero o Vasco decadente só para satisfazer meu ego rubro-negro. O Flamengo precisa do Vasco forte e vice versa. Quero o Vasco que eu temia de volta.

Voltando para ficar. Sem ser ioiô.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar