Nesta quarta feira se inicia a segunda fase da venda de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a se realizarem em agosto do ano que vem. Neste momento, somente poderão solicitar entradas aqueles que se inscreveram na primeira fase de vendas, encerrada neste mês de junho.

Além disso, os inscritos que não foram sorteados na primeira fase de vendas terão prioridade no sorteio desta fase. Ou seja: quanto menos contemplado na primeira rodada, mais chances nesta. Nas fases posteriores, o processo muda: em outubro uma fase online “chegou primeiro, levou”, e em maio do ano que vem a venda em postos físicos de venda.

Ao contrário da venda para a Copa do Mundo, somente residentes no Brasil puderam comprar entradas neste processo. Os habitantes de outros países irão comprar suas entradas diretamente nos operadores indicados pelos Comitês Olímpicos nacionais, a partir de janeiro do ano que vem.

https://www.youtube.com/watch?v=mpRxavivngI&list=PL-292yfpAFGZ9npjVrl3pH3NQ27992EUZ&index=15

O processo nestas duas primeiras fases pode ser considerado até simples: os eventos diários foram divididos em “sessões” e cada cadastro poderia solicitar até 20 destas. Um dia preliminar de esportes como o vôlei e o basquete, por exemplo, poderia ser dividido até mesmo em três ou quatro sessões.

Apesar desta possibilidade, apenas pouco mais de 3 mil dos pedidos – em um total de 4,5 milhões – tiveram valores acima de 1 mil reais. Cerca de 65% dos pedidos foram contemplados ao menos parcialmente e 14% integralmente.

Segundo o Comitê Organizador da Rio-2016, 121 sessões estão esgotadas e não terão entradas à venda nas demais fases de venda. Entre elas estão finais do vôlei (ambos), futebol, tênis e basquete masculino, cerimônias de abertura e de encerramento e finais variadas da natação e do atletismo. Algumas sessões preliminares de esportes como o basquete e o vôlei também estão esgotadas. Foram alocados aproximadamente 1,7 milhões de entradas nesta primeira fase.

Esta revelação causou grande consternação nos adquirentes de ingressos, mas em seu site o Comitê Rio 2015 faz uma ressalva: “sessões esgotadas poderão ficar novamente disponíveis em caso de desistência, não pagamento, liberação de contingência e retorno de ingressos internacionais.” Ou seja, é possível que nas fases de outubro e maio do ano que vem haja alguma sobra para vendas destas sessões esgotadas.

Sobre o processo em si, achei bem mais simples e transparente que o ocorrido para a Copa do Mundo. A única ressalva que eu faço é que o Comitê Organizador não avisou que poderia haver esgotamento de sessões já nesta fase de vendas – o que mudaria minha estratégia, por exemplo.

Mas o processo, em si, foi simples: seleção das sessões, sorteio, comunicação e pagamento – que pôde ser parcelado em até 3 vezes para detentores de cartões Visa e cinco para clientes do Bradesco.

Eu obtive um aproveitamento até bastante razoável: 12 sessões sorteadas em 20 pedidas. Somando-se às duas pedidas por intermédio do colunista Rafael Rafic, obtive 14 em 22, que pelo que observei de parentes e amigos pode ser considerado um ótimo aproveitamento.

Dividi minha estratégia em dois blocos: no primeiro, a cerimônia de abertura e algumas finais mais procuradas. No segundo, algumas sessões preliminares de esportes que queria ver de qualquer forma. Mas ao contrário de muitos pedidos, eu preenchi minhas necessidades olhando a programação dia a dia de forma a participar do maior número de dias possível do calendário.

Posso dividir meu aproveitamento no sorteio em três indicadores: no primeiro, o de finais (mais a cerimônia de abertura), obtive 4 em 12: futebol masculino, judô, atletismo e taekwondo. Ressalvo que judô, atletismo e natação eu havia pedido duas sessões finais de cada a fim de ser sorteado em uma, e somente na natação não fui contemplado.

https://www.youtube.com/watch?v=u_nmiL3TF4U

Nas sessões que não incluem finais, que se resumiram a preliminares de esportes coletivos – basquete, handebol e vôlei – obtive 100% de aproveitamento: 8/8. Uma curiosidade é que em dois dias do basquete masculino eu irei assistir a uma partida, sair do ginásio somente para passar o segundo ingresso e voltar… Na prática, eu gastei quatro sessões com preliminares do basquete a fim de aumentar as chances de ver o time americano ao vivo.

No terceiro critério, o dos dias de competição, eu obtive 11/17. Ou seja, obtive entradas para 11 dias de competições, contando aí os dois ingressos obtidos no pedido do outro colunista – quartas de final do vôlei feminino e semifinal do handebol feminino. O curioso é que não consegui entradas para nenhum dos domingos da competição, o que será meu foco nesta segunda fase.

Ou seja, ainda que não consiga mais nenhuma entrada posso me considerar um privilegiado. Nesta segunda fase estarão disponíveis cerca de 3 milhões de entradas, o que significa que as chances do leitor ser contemplado são altas.

O site para compra de ingressos é o http://www.rio2016.com/ingressos. Boa sorte! O vídeo do início do post explica de forma didática o processo para a compra, sugiro que o leitor dê uma olhada – até porque é curto, menos de um minuto.

2 Replies to “A Compra de Ingressos para os Jogos Olímpicos”

Comments are closed.