Já havia escrito sobre o descalabro que é essa Lei da Mordaça que implantaram no Campeonato Carioca de Futebol. Diz o regulamento que clubes podem ser multados em até R$ 50 mil se fizerem críticas públicas à competição.

Pois bem, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, reclamou da Ferj depois que, devido aos desfalques do time por lesão e à convocação do zagueiro Bressan para a Seleção Olímpíca, ficou praticamente sem defensores e, como o regulamento permite apenas cinco juniores relacionados por jogo, não foi possível recorrer à base. Lembremos a íntegra da declaração:

“Tem que dar porrada na federação. Vou impedir o Bressan de ser convocado para a Seleção olímpica? A federação só quer que tenha cinco amadores (juniores) inscritos. Tenho o Leonardo. O trabalho do Flamengo na base está excelente. Não temos quatro, temos cinco zagueiros. Um convocado (Bressan), o Samir está lesionado e o Wallace, suspenso. Temos 23 jogadores, mais quatro a sete do departamento amador. Aí acontece tudo para que a gente possa buscar no departamento amador. Hoje tenho o Sávio, Baggio, Jorge e Jajá. Não poderia pegar um zagueiro também? Não, porque só podem cinco inscritos dos juniores, e já tinha o Daniel como terceiro goleiro. O culpado sou eu ou o futebol está feito de maneira equivocada? O que posso falar? Não existe prova, tem que provar nada, tem que fazer o que tem que ser feito. A montagem do elenco foi feita focando nos mais versáteis. Foi para usarmos nesse momento. As oportunidades aparecem. Hoje estou chateado. A gente vê coisas que não têm nada a ver. A federação é contra o futebol, está preocupada com o campo dela, de não poder jogar com time reserva. A televisão, que paga, sabe que vai ter clássico, que faz parte do jogo. A federação não quer reserva e esquece que tem juniores. O trabalho é feito há anos assim. A gente vai revelando, assim é feito, não pode tirar esse direito. Isso é contra o futebol. Você precisa do cara e não pode usá-lo”, esbravejou Luxa.

Não precisa ser nenhum ingênuo para saber que “dar porrada” é um termo equivalente a “criticar” e não significa agredir fisicamente os diletos dirigentes da federação. Mas ficaram ofendidos com as declarações, coitadinhos.

ferjFerida em seu orgulho, a pujante e briosa entidade denunciou Vanderlei ao TJD-RJ, que condenou o treinador a dois jogos de suspensão por ferir o artigo 258 (Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador). Após recurso do Flamengo ao STJD, como o próprio nome diz, Superior ao TJD, houve efeito suspensivo até novo julgamento.

Em resumo: está certo uma entidade deixar de fomentar o futebol no estado do Rio ao barrar em regulamento a entrada de mais jogadores oriundos das categorias amadoras, enquanto está errado quem tecnicamente é afetado por incidentes normais no futebol como suspensões e lesões – e nem falo do Flamengo, mas de todos os demais clubes.

É evidente que trata-se de uma suspensão desproporcional a um profissional que há décadas se dedica ao futebol, e com grandes resultados. O problema é que, além da crítica, Luxemburgo é técnico de um dos clubes que se posicionaram publicamente contra a federação antes mesmo do campeonato.

Mas sabem o que dificulta ainda mais? Flamengo e Fluminense estão brigando nos bastidores com a Ferj, mas assinaram o regulamento deste campeonato de quinta que estão disputando. Ou seja, estão sujeitos ao AI 6 perpetrado pela Ferj porque consentiram.

Os dois clubes estão certos nas suas opiniões, mas para legitimizarem-nas de vez, precisam romper para sempre com esta federação arcaica, ultrapassada e que não cumpre seu papel. Espero que a promessa do presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello de uma criação de um novo marco regulatório para o futebol carioca seja levada adiante.

A lei permite a criação de ligas desportivas, então que se crie mesmo uma liga de verdade, que organize um campeonato de verdade, com jogos de verdade e não este torneio fake, com trocentos jogos que não valem nada – até mesmo a fórmula turno/returno, que era boa, tiraram.

Domingo tem Fla-Flu e, claro, espero que seja aquele lindo espetáculo de sempre, dentro de campo e na arquibancada. Mas que a eterna rivalidade sirva de gatilho para que os clubes do maior clássico do país se unam para extirpar de uma vez por todas com o que, definitivamente, não faz bem ao futebol do Rio.

Tomem coragem, vocês podem!

flaflu2015

Fotos: Globoesporte.com, Ferj e reprodução do artista Ziraldo