E o Dunga voltou…

O anão mais famoso e controverso da Branca de Neve é um especialista em voltas por cima. Em 1990 foi execrado, banido, sendo símbolo de uma das seleções mais bagunçadas e confusas de nossa história. A “Era Dunga” virou uma marca do futebol brasileiro e Dunga um paria.

Mas o mesmo deu a volta por cima. Continuou trabalhando, voltou a seleção, durante a copa de 94 virou capitão e se tornou um dos grandes jogadores daquele torneio. Conquistou a taça e levantou a mesma mandando que tirassem fotos de seu grande momento.

Continuou sendo um dos principais nomes da Seleção e esteve no time vice-campeão de 98. Deixou o time por cima e transformou a “Era Dunga” em algo positivo.

Viveu bem sua vida de aposentado até 2006, quando, convocado pela CBF, virou técnico da Seleção. Entre confusões e mau-humor, foi dando padrão a um time limitado e alcançando conquistas. Conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e vitórias memoráveis contra Argentina em Buenos Aires e Uruguai em Montevidéu.

dunga2010bMas bastou uma Copa batendo de frente com a imprensa e um segundo tempo ruim contra a Holanda para sua casa cair. A falta de jogadores promissores no banco como Neymar e Paulo Henrique Ganso, mais bate bocas com a imprensa e retirada de privilégios da Globo fizeram de novo de Dunga um sujeito execrado, um paria.

Quem interfere nos “direitos” da Globo sabe bem o “poder de sua mão”. Dunga sentiu.

Quatros anos depois chegou a hora de mais uma volta por cima. A diferença é que não é apenas a de Dunga.

A Seleção Brasileira anda mais por baixo que o PT em São Paulo. Não bastou perder a Copa do Mundo em casa. Perdeu com requintes de crueldade, humilhado, de joelhos diante de seu povo tendo que aceitar a piedade alemã em um segundo tempo de um jogo para nunca mais se esquecer. Uma Copa do Mundo insegura, a pá de cal dada pela Holanda na disputa de terceiro lugar e estava morto o menino futebol brasileiro.

Que o Brasil passa uma entressafra e um dos piores momentos de sua história futebolística, qualquer pessoa normal enxerga, tem de ser um pacheco muito delirante ou ter algum interesse para não ver. Mas, apesar do péssimo momento, com resultados ruins dos clubes brasileiros em mundiais e das seleções de base, ainda é o futebol brasileiro, ainda é o Brasil e, sim, há salvação.

dunga1994E, assim como em 1994, surge Dunga.

Mais do que futebol apresentado ou resultados, quase toda imprensa torceu o nariz por sua volta simplesmente porque não gosta do cara e ele não trata os mesmos com “tapinhas nas costas”. O “povão”, que é influenciado em tudo pela imprensa e acha que ela só diz a verdade, embarcou na onda contrária. Mas assim como em 94 aos poucos Dunga da a volta por cima e o futebol brasileiro também.

Esses 7 x 1 nunca serão esquecidos, talvez só sejam perdoados quando o Brasil vencer a Alemanha por 7 em Berlim numa Copa do Mundo e é até bom que isso ocorra. Talvez nosso país precisasse de um resultado como esses para ficar mordido e nada melhor que ter o comando de um Dunga para essa reação.brasilalemanha201471

Os resultados vêm surgindo. Acabou 2014 apenas com vitórias,entre elas uma em cima da Argentina. Resultados menosprezados pela mágoa que os 7 a 1 ainda nos dá. Mas a vitória sobre a França na casa deles semana passada finalmente fez o torcedor brasileiro sorrir depois de tantas decepções. Vencer a França lá depois dos 7 x 1, depois dos 3 x 0 de 98 e tudo que a geração Zidane nos fez é um alento.

O time ainda é praticamente o mesmo dos tempos de Felipão, continua limitado e continuamos em uma entressafra. Mas existe uma diferença. Esse time tem alma. É um time com a marca de Dunga.

A Seleção Brasileira respira e é inevitável pensarmos que se Dunga fosse o técnico na copa de 2014 nunca que tomaríamos de 7 da Alemanha.

Se não dá pra mudar o passado que se faça um novo futuro.

Na nova “Era Dunga”.

4 Replies to “A nova era Dunga”

  1. Pô, Aloisio! Te respeito e leio seus posts com frequência (não a mesma com a qual uso os comentários…rs), mas fico imaginando a cabeça do Tite e do Marcelo Oliveira ao saber que o trabalho deles (muito melhor do que os do Dunga, não?) sejam totalmente desconsiderados quando se está pensando no Comando da nossa Seleção. Concordo totalmente com a questão da Imprensa (Dunga só fez o deveria ser feito), mas acho que o que precisamos não são as vitórias em amistosos e estatísticas para esfregar na cara, falta uma retomada de Estilo de Jogo mesmo!! Isso foi o pior do 7 x 1, saber que não nos identificamos mais com a bola no pé. E não acho que o Dunga pode ser capaz de entender isso. Veremos…

  2. Perfeito, Aloisio! Realmente, nunca levaríamos 7 se o Dunga fosse técnico em 2014.

    E, André, a grande questão hoje é: recuperar a auto-estima. Ninguém melhor que o Dunga pra fazer isso.

  3. “O “povão”, que é influenciado em tudo pela imprensa e acha que ela só diz a verdade, embarcou na onda contrária.”

    Explica pra mim como é que esse mesmo povão elegeu o PT nacionalmente por 4 mandatos seguidos?

Comments are closed.