Semana que vem começa o carnaval. A nossa maior festa popular. As escolas de samba trabalham o ano inteiro por esse período. Pessoas dão seu suor, sangue, lágrimas e muitas vezes deixam de dormir e de comer por esse momento.

Outras ávidas por todo o planeta esperam o momento da folia. Afinal é um reencontro. Reencontro com uma de suas grandes paixões, o carnaval e nele vem o amor por uma escola de samba. Muitas vezes esse amor ultrapassa barreiras, fronteiras. A pessoa mora longe, nunca foi à quadra e tem aquela agremiação como amor, objeto de paixão. Como pode? Nunca pisou em seu solo e ama tanto assim?

Amor não se explica. Se sente.

Setor 0Esse amor leva as pessoas ao carnaval, seja fisicamente ou em pensamento. Alguns privilegiados conseguem ir até as avenidas de desfile, seja desfilando por sua agremiação do coração ou assistindo. Outros, que não tem essa sorte, assistem pela televisão. Sofrem, torcem, sorriem vendo pela telinha seu amor desfilando. Não importa se será desfile para título. É a sua escola e matar a saudade dela, mesmo tão longe às vezes, basta.

Pena que nem todo mundo pensa assim.

Por exemplo, a Rede Globo de televisão não pensa assim.

A Globo, sempre ela, detentora do monopólio sobre o país. Não se iludam: a Globo manda no país e tem o monopólio sobre esse poder. Enfim, a emissora está se lixando para quem gosta da folia. Desde os anos 90 não transmite o desfile das campeãs. Na maioria das vezes repassou. Esse ano assim, como em 2013, não houve repasse.

Não costuma passar o primeiro desfile de domingo e de segunda do Rio de Janeiro para as outras praças; passa um compacto após a última escola. A novidade é que o carioca receberá o mesmo tratamento em 2015.

Quer dizer, ninguém que estiver fora da Sapucaí esse ano verá São Clemente e Viradouro ao vivo. O povo pobre e que não tem dinheiro para dar um dinheiro para ver o desfile só teve o ensaio técnico para ver as duas agremiações ao vivo. São Clemente que tem o enredo do ano sobre Fernando Pamplona e a Viradouro que é uma campeã do carnaval. Ninguém que estiver fora da Sapucaí poderá ver ao vivo. [1]

Falta de respeito com as agremiações e seus componentes que tanto ralaram pra fazer seus carnavais, sendo que são duas escolas com orçamentos menores e mais dificuldades que as outras. Falta de respeito com seu torcedor que espera o ano todo para ver as duas. Falta de respeito com o público que anseia o ano inteiro por carnaval.

louro josé egoVão alegar que passará compacto de manhã. Não é a mesma coisa. Se fosse a mesma coisa passava compacto da prova do líder do programa decadente de manhã. Mas não. Joga-se o desfile para a manhã e dane-se o sambista. Melhor ainda. Deve passar com narração do Louro José.

A emissora alega que tenta repassar o desfile das campeãs para outras tvs e elas não conseguem bancar. Alega que não pode mudar sua grade quase cinquentenária. Ok. Ela se lixa pro povo e todo mundo sabe disso, mas a culpa acaba não sendo dela.

A culpa é da Liesa que não confia em seu produto e deixa que ela faça o que quer. Pega o dinheiro achando que está muito bom enquanto já não tem mais o desfile das campeãs na tv, não tem mais as primeiras de cada dia, as vinhetas estão cada vez menores e se pergunta junto a outros porque ninguém mais conhece os sambas, culpando os compositores no fim da história.

Mas claro que ninguém conhece. Como vão conhecer algo que não é divulgado?

O samba-enredo é cada vez mais mal divulgado. O carnaval é cada vez mais mal divulgado e evidente que assim se conhece menos os sambas, as escolas e a audiência cai. Desculpem-me o termo, mas é burrice. Estão aos poucos matando o produto e vai chegar uma hora que o desfile vai à tv a cabo ou ao PPV, como já ameaçam fazer com a Fórmula 1.

E nesse dia vão dar razão ao alarmista aqui. Como já fazem com a questão da bolha no concurso de samba-enredo.

A culpa é também do governo e em todas as esferas. Federal, estadual e municipal. Verbas altas são liberadas por governos para financiar a festa e o mínimo que se pede é que o povo tenha acesso a elas. O mínimo que se pede é fiscalização e se não acontece essa aproximação do povo com a festa, se o produto que traz dividendos ao país, ao estado e ao município como alvo de exportação é maltratado tem que ser motivo de preocupação de governantes, porque esse lucro pode diminuir com o tempo.

Temos tv estatal como a NBR, pública como a Tv Brasil, a antiga TVE – que já passou desfiles. Se nenhuma emissora se interessa ou tem condições de passar o carnaval que ela passe junto com a Globo . A Tv Brasil não é e nunca será concorrente da Globo, não é ameaça. Que a emissora pública passe os desfiles como o sambista quer ver e na íntegra para que assim a Globo passe a prova do líder e agrade seu anunciante. [2]

viagemEvidente que a Globo fez e faz muito por nossa cultura. Evidente que ela é uma parceira do carnaval e é uma das grandes responsáveis pelo tamanho que ele tem hoje. Mas todo monopólio faz mal. Faz mal até a ela mesma deixar a disputa desigual. Provoca recessão e crise.

Não existindo concorrência o mercado retrai e assim o emprego também. Esse problema junto com o surgimento de novas mídias que levam a informação a todos de forma mais barata acaba provocando desemprego e fechamento de meios de comunicação importantes.

O Jornal dos Sport já fechou. Rádio 98 e Jornal do Brasil agora apenas na internet. O tradicional “Diários Associados” passa por grave crise deixando atrasados salários dos funcionários das Rádios Tupi, Nativa e do Jornal do Comércio correndo risco de fechar. A própria Globo através de seu jornal mandou vários embora. Alguns com muitos anos de casa. A Record também andou demitindo.

A velha mídia precisa se reinventar, se modernizar. Precisa respeitar o público para não perder terreno para as novas mídias. O público de carnaval já conhece e consome portais de internet e rádios on line que deixam em dificuldades mídias tradicionais que cobrem a folia.

Um dia pode ser a Globo.

Hoje é o sambista que lamenta. amanhã pode ser a Globo. Nenhuma dinastia dura pra sempre.

E a onda vai pegar noutro lugar.

[N.do.E.1: a não ser que haja uma mudança de última hora na grade, a Globo irá entrar ao vivo com aproximadamente 20 minutos de desfile da segunda escola. Simplesmente Mangueira domingo e a Portela na segunda feira. PM]

[N.do.E.2: sobre o assunto, vale ler artigo sobre a regulação econômica da mídia que escrevi em novembro último. PM]

Imagens: O Dia, Ego e O Globo

10 Replies to “O monopólio e a crise”

  1. eu acho que na globo,o único que faz análises coerentes é o milton cunha,que é uma grande pessoa e faz reportagens bem divertidas,além do pessoal da série a ,que faz boas análises,na minha opinião.com isso nós temos um monopólio gigante,que dar saudade da manchete.

  2. sou totalmente contra o monopolio da Globo e o descaso com as agremiações.O povo não tem 300,00
    para comprar um ingresso e TODA PODEROSA não permite que ele assista o desfile intevralmente e ainda faz ums péssima transmissão.

  3. Eu fico com isso na garganta ao ver tanto desrespeito da parte da LIESA e da Globo. Se a LIESA não fosse tão frouxa a Globo teria que entrar nos eixos, como acontecia nos anos 90 e 80. É muito descaso! Vai chegar em uma hora que só irão transmitir a última escola e ainda só meia hora dela.
    Eu sinceramente espero que a emissora receba um belo boicote do público que a assiste e fique em última no IBOPE. Custa passar os desfiles na TV Brasil? Ou a Globo tem que ganhar algo a mais? Se for pra ficar com esses desmandos melhor nem transmitir. A LIESA que retire o contrato com a Globo e dê para outra emissora, que menos mal fará.

  4. A coisa é ainda mais grave na Série A. A chamada para a transmissão de sexta-feira (com a voz do Arlindo Cruz – ninguém merece, aliás) deixa claro que a primeira escola que será transmitida ao vivo é o Império Serrano. Não é só a Unidos de Bangu que receberá o mesmo tratamento de Viradouro e São Clemente na transmissão do Grupo Especial. A Em Cima da Hora (de novo) vai ter seu desfile exibido em compacto.

    E tem mais: a qualidade da transmissão caiu diametralmente ao emprego da tecnologia, com câmeras de alta definição, o uso excessivo de superslow e quetais. Os repórteres agora entram NO MEIO do desfile, o falatório é excessivo, as imagens ficam “sujas” com merchans, ‘interatividade’ e outras merdas. Padrão Boninho, que não me agrada. Questão de gosto. As transmissões dirigidas por Aloysio Legey eram outra coisa, afora que o telespectador não era tratado feito idiota, como agora.

    Saudade imensa da Manchete.

  5. Isso sem contar com aquela ‘inovação’ da bateria com direito a palco e canhões de luz no recuo, ideia que já foi até pra Vitória. Eu sei que pode haver quem goste, mas eu acho uma merda. O que aquilo acrescenta ao desempenho das baterias e das escolas como um todo?

  6. a merda,rodrigo e´que a globo ,deve ter dado aquela força para o conjunto ser extinto como quesito,o que é uma tremenda sacanagem,e além disso se voce viu,arlindo faz uma chamada falando das pessoas comuns que fazem o carnaval e desfilam nas escolas.e rodrigo se voce está lendo por favor,me diga o que voce espera da temporada do felipe massa e do felipe nasr.e realmente a série a ão passa nem por um decreto a primeira escola como vai ser no rio e talvez em são paulo.um abraço

  7. Concordo com tudo… apenas uma coisinha: a Globo não passa compacto no final, ela passa o desfile completo, da comissão de frente até a última ala, só não tem aquelas imagens de concentração de dispersão… Mas ela passa todo o desfile… pelo menos nos últimos dois anos (sou de SP e já é assim desde 2013) foi assim.

  8. Já tá na hora de dividir com outra emissora, a transmissão do Grupo Especial por quê não na BAND, que tá louquinha pra passar-ló, pois o Carnaval Baiano não dá mais IBOPE pra ela e tem mais essa de tv a cabo ou ao PPV, no carnaval. será péssimo, pois quem vai se interessar em pagar muito $$$ para ver dois dias de desfile. acho que a dona LIE$A, já que e baba-vo Global poderia seguir o exemplo de São Paulo e colocar-ló as 23:15, pronto aí voltaria a passar todas.

Comments are closed.