Nesse final de semana, chega ao fim, a temporada de ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial e da Série A. Domingo, após a lavagem da Passarela do Samba, teremos o teste de luz e som, com a atual campeã do Carnaval, a Unidos da Tijuca.

Desde o dia 20 de dezembro, foram 27 Escolas usando esse espaço para que simulassem situações mais próximas possíveis da realidade de seus desfiles. Em uma outra época, já vimos até três ensaios de cada uma por temporada; mas nesses anos, somente do Grupo Especial. Isso acabou, especialmente devido aos custos para se levar tantos componentes da comunidade ao Sambódromo. Para resolver a situação e colocar pelo menos mais um dia pra cada uma, um amigo defende a cobrança de 1 real ao espectador.

Assim, em casos como do último domingo, seriam mais de 50 mil reais para dividir por duas ou três Escolas, o que já seria uma grande ajuda. Mas para essa teoria começar a ser avaliada, já esbarramos na pergunta: e nos dias que tivermos apenas 10 mil pessoas?

Chegamos a um ponto crucial que vale em qualquer circunstância: não pode seguir ordem de colocação do ano anterior para se formular o calendário de ensaios, tem que mesclar! Impossível atrair um público que vê um sábado com Unidos de Bangu, Em Cima da Hora e Alegria da Zona Sul e compara com um domingo com União da Ilha, Portela e Salgueiro. Com todo respeito, tá, galera?

O cara quer levar a família e tem que separar o dinheiro da gasolina, do táxi ou do metrô. Do refrigerante das crianças, da sua cerveja, da capa de chuva porque as arquibancadas e frisas não são cobertas… Se esse cara só puder ir a um dia, adivinha qual escolherá?

A praça de alimentação, com música ao vivo, é uma boa pra sentir o clima de samba sem precisar necessariamente subir às arquibancadas. Quem faz essa opção, ainda pode esbarrar com celebridades das Escolas que por ali cortam caminho, para entrar pelo primeiro recuo de bateria, no setor 1. Acesso de quase todas as rainhas de bateria, por exemplo. Mas na entrada do bar da cervejaria patrocinadora, um desnível para quem vem das laterais é extremamente perigoso. Por ser quadriculado em preto e branco, não se vê o degrau.desnivel devassa

Para piorar, como a frente da entrada fica lotada, quem vai à parte interna do restaurante caminha por essa mesma lateral. Basta ficar encostado no balcão por 10 minutos para ver mais de um caso de quase tombo. Uma das vítimas, mas se saiu muito bem, foi o presidente da LIERJ, o elogiadíssimo Déo Pessoa.

Em pleno século 21, ninguém que tenha 3G, consegue enviar uma foto ou achar seu par pelo whatsapp, no palco da maior festa popular do planeta a céu aberto. Parabéns operadoras! Ah, na praça de alimentação tem sinal! Parabéns novamente, operadoras!

Riotur, LIESA e LIERJ, nada impede de ajudarem nisso, ok? É de interesse de vocês. Estamos falando de divulgação em tempo real! De público e mídia.

O eterno problema dos ensaios serem realizados com carro de som talvez seja o mais difícil de resolver. Entendo que não dá pra montar todo o sistema de som da Sapucaí dois meses antes do carnaval, mas algo deve ser feito. A quantidade de analises de bateria e canto que é prejudicada…

Outro ponto a se observar, que aonde parávamos pra conversar havia reclamação, foram os atrasos. Não adianta colocar a culpa na TV Globo porque gravou novela em um ou dois dias. Vamos lembrar por exemplo, que teve Escola retardando o início, por atraso de componentes importantes. E não foi somente uma.

Parece que só vim criticar, né?

O que aconteceu no último domingo, foi inesquecível!

Estava de plantão e saí do trabalho já no início da chuva, que viraria dilúvio, e ciente que havia perdido uma das melhores apresentações, desses 12 anos de história de ensaios técnicos. A União da Ilha. Torcia pra chegar antes do início da Portela. Não deu.

Quando cheguei, a comissão de frente estava próxima ao primeiro módulo de jurados, no setor 3. Ao me aproximar da posição deles, eu já estava ensopado. Aí, parei e olhei pra cima. Antes de explicar o que vi, preciso dizer que uma de minhas agonias no táxi, durante o infinito trajeto que me levou da Barra ao Sambódromo, era que se a Ilha já tinha arrebatado o público e o mundo em forma de água havia desabado por lá, as arquibancadas estariam vazias.

20150201_213326Para minha surpresa, mais de 50 mil pessoas estavam lá, sem arredar pé, até o final do desfile do Salgueiro, já no início da madrugada de uma segunda feira útil.

A existência dos ensaios técnicos é uma das melhores ideias da história do Carnaval. Aproximou o público às Escolas, proporcionando àqueles que não podem estar no desfile oficial, a oportunidade de assistir um espetáculo.

Chegamos ao ponto que existe credenciamento pra ensaios, cabine para transmissão ao vivo de rádio e internet e cobertura de todas as mídias. Em virtude disso, Escolas passaram a se fantasiar, levar abre-alas, perguntar no meio da avenida o que você achou do ensaio… Ou seja, houve uma evolução natural. O que defendo em todo esse texto é que essa evolução continue. Quero sentir a emoção de domingo desde o primeiro fim de semana e não há nada tão bom que não possa melhorar.

Aquele abraço

#ForadoAr

One Reply to “Ensaios Técnicos Eternamente!”

Comments are closed.