É, meus amigos, 2014 está nos seus últimos momentos. Mais tarde será aquilo de sempre, muito champanhe, promessas, abraços, roupas brancas, etc etc… E já estamos fazendo os nossos planos para 2015. Uns cumpriremos, outros não. Mas é certo que o nosso querido Ouro de Tolo estará firme e forte. Como esteve firme e forte neste ano.

É um espaço plural, de gente plural, mas uma das paixões da maioria absoluta dos colunistas é o Carnaval. E em 2014 o Ouro de Tolo esteve em cima acompanhando a folia, com análises dos sambas, dos desfiles e dos bastidores da grande festa.

Na verdade, tudo começou ainda no fim de 2013, quando eu e o Migão levamos ao ar a série Trinta Atos, que relembrou todos os desfiles da Era Sambódromo. A série foi bem recebida, embora o teor de alguns comentários tenham me desagradado, mas a vida seguiu e ficamos com a sensação de dever cumprido.

porteladesfile2014A nossa cobertura de Carnaval, da mesma forma, foi baseada no senso crítico e no espírito de informar e analisar cada desfile e cada julgamento. Levamos ao ar textos quentes e aprofundados sobre os desfiles do Grupo Especial, tanto no Rio como em São Paulo, como na Série A na Cidade Maravilhosa.

Em São Paulo, aliás, aprofundamos nossa cobertura com o colunista Leonardo Dahi, que, no espírito da Trinta Atos, ainda está escrevendo a série Bodas de Prata, contando os desfiles da Era Anhembi – a série volta na semana que vem, amigos! Ademais, assim como para o Carnaval do Rio, o paulistano vem tendo acompanhamento do OT nesta fase pré-carnavalesca.

Aqui no Rio, a cobertura do Carnaval-2015 já começou a esquentar e vai se intensificar nas próximas semanas para que melhoremos o que levamos ao ar em 2014. Temos agora o reforço do amigo Alex Cardoso, na coluna Fora do Ar. Além deles, eu, o Migão, o Aloisio Villar, entre outros, continuaremos escrevendo.

Mas, de todos os textos publicados sobre Carnaval no OT este ano, os que mais me chamaram a atenção foram justamente os últimos. No dia 22, Luiz Antonio Simas escreveu sobre a aceleração das baterias e a queda de qualidade dos sambas, o que gerou um debate salutar sobre os rumos da nossa festa. Da mesma forma, o Walter Monteiro questionou esses rumos que tanto vêm incomodando os amantes dos desfiles. Questionar pelo melhor, como é o espírito desde OT.

copa201471Falando em questionar, questionamos muito este ano em todas as áreas. Na Copa do Mundo, que foi um sucesso dentro de campo e transcorreu sem grandes problemas fora dele, questionamos os problemas de organização e, principalmente, a campanha da Seleção Brasileira. Aliás, gol da Alemanha…

As eleições também foram um capítulo à parte. Mesmo com correntes políticas bem distintas por parte dos colunistas, o Ouro de Tolo manteve-se fiel ao respeito à pluralidade de opiniões dos nossos escribas.aeciodilma3

No que me diz respeito, no caso a coluna Sabinadas, procurei manter-me fiel aos meus conceitos e tentei por em prática da melhor forma possível um ensinamento do saudosíssimo Luiz Mendes, o Comentarista da Palavra Fácil: “elogie sem bajular, critique sem ofender”. Ano que vem continuarei seguindo essa linha nos textos que, como sempre, vão destacar Esporte e Carnaval.

Afinal, escrever sobre Economia não é a minha praia, e sim a deste intrépido Pedro Migão, que desde o dia 15 de maio de 2009 vem brindando a nós com este espaço democrático que fala de Futebol, Carnaval, Economia, Política, Saúde, Música, Mulher, Sociedade não necessariamente nesta ordem e não necessariamente isolados uns dos outros…

Então, amigos, vai passar 2015! Viva a DEMOCRACIA!

Chico Buarque, Vai passar
https://www.youtube.com/watch?v=9A_JrsJF6mM