E nesse fim de semana mais um campeonato da Formula 1 termina. Foi bom? Foi ruim? Acho que isso é o que menos importa. Antes de falar sobre a ida como torcedor ao Grande Prêmio do Brasil foi dar minha opinião sobre como acho que a competição melhoraria.

Liberar a venda de chassis, diminuir a eficiência dos freios e melhorar a selvagem distribuição de recursos a meu ver fariam grande diferença. No fim de semana da corrida estabeleceu-se uma animada conversa sobre o motor, mas nesse caso acho que o fã quer mesmo é barulho, pois os carros estão muito rápidos e pouco nervosos.

DSC01755Nelson Piquet deu declarações no fim de semana que “qualquer imbecil hoje senta no carro e dirige sem dificuldade”. Pode até sentar, mas quem ganha? Tem muito talento e ganhará com louvor o título. Ainda mais se for Hamilton, que vai pro clube dos grandes.

Bernie se nega a conversar com o público, com as equipes e etc. Diz que só sai da F1 num caixão. Oras, a Formula 1 é um negócio. Quer lucro. Faz muitos anos que não está nem aí pra cinco ou seis ganhando. Mas os brasileiros adoravam em 88 com apenas dois ganhando? A Mercedes se nega a mexer nos motores? Fazem o exato jogo do chefão. Como os times brasileiros, sempre de pires na mão fica difícil exigir mudanças.

GP do Brasil 2014- É o nosso Shangrilá… Por muitos meses esperamos esse dia. Sempre glorifico estar onde o mundo está de olho no dia. E um GP de Formula 1 não é diferente. Muitos Sul-americanos e até europeus vem ao nosso país para vera velocidade pura. Os melhores carros e pilotos. Sem dúvida é uma data especial. Foi a décima segunda vez in loco.

Ao longo do ano vamos construindo essa data. Desde treinos nas madrugadas, comentários diversos na nossa página do Facebook, que ganhou agilidade com o Whatsapp, vamos curtindo volta a volta. Discussões acaloradas, opiniões diversas vão ganhando forma e melhorando de conteúdo à medida que se aproxima.

Esse ano o grupo se reuniu com as famílias para a abertura (fato que ocorrerá de novo domingo). As mulheres já fazem uma disputa de quem manda a iguaria mais criativa e suculenta à corrida. Já tivemos de tudo: quibe de forno, 300 esfirras, sanduiche de Bife do chorizo, chocotone, guaca mole e torresmo. Muitas cervejas deixam o ambiente ainda mais divertido. Os cerca de 100, 200 que chegam na madrugada já se conhecem e além de discussões técnicas, participam de brincadeiras (nem sempre tão sadias assim). Os oito, dez que vão todo ano, se divertem… e muito. Em 2012 , o momento máximo da bendita fila do G. Com uma torrencial chuva começando uma lonta de 30 metros foi aberta para delírio de todos . Momento lembrado com prazer por muitos.
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Ao longo desses anos, já vimos à história em nossa frente. Desde vitórias incontestáveis de Hakkinen, Schumacher e Vettel até campeões com grandes momentos como Button, Hamilton e Kimi. Em 2007 a Ferrari armou uma grande arapuca para Hamilton e seus desvios psicológicos da época (a conferir domingo) e fez grande corrida. Em 2008 a catarse. Felipe Massa dominou a corrida toda e naquele chove, molha seca, chove de novo perdeu o campeonato na última volta. E o que se viu na arquibancada? Uma loucura! As pessoas se abraçando, chorando… Se jogando no chão… “gol do Brasil na final da Copa” Em 2012, Vettel passa reto no lago na primeira volta e faz grande recuperação. Titulo a arrancado à fórceps. É um grande autódromo com pista seletiva, subidas, descidas, que vem melhorando ano a ano desde 2009. A pista ao que parece é um convite à quebra de recordes. Massa chegou a 331 na reta. Grandes momentos!

Temos um projeto em andamento de fazer Spa-Monza em breve. Seria o top e minha aposentadoria do in loco . Mas quando os loucos Roberto, Luciano, Rogério, Jelleya e tantos outros que já nos deram o prazer da companhia chamam… É hora de acelerar… Pois a velocidade nos uniu… A cerveja nos reúne… A risada fácil nos aproxima… E é difícil viver sem…

2015- Confirmada a dupla Vettel – Kimi na Ferrari. Acho que o Sebastian fez a grande burrada da vida em termos de resultado. Mas se renascer com a Ferrari, vira lenda. Alonso terá paciência com a Honda no primeiro ano. Ricciardo continua seu viés de alta? Mercedes melhora ainda? É o que temos, com dois brasileiros e a Willians prometendo subir degraus.