Depois de apresentados os panoramas das 27 escolas dos dois primeiros grupos do Rio de Janeiro, o Ouro de Tolo desembarca na Terra da Garoa para falar um pouco sobre as 14 escolas que desfilarão pelo Grupo Especial de São Paulo em 2015.

Dessas 14, 13 já tem enredo definido e uma já escolheu o seu samba-enredo, ao passo que algumas outras já estão em processo de eliminatórias. Aliás, ao menos até aqui, este é um ano de poucas mudanças no Carnaval paulistano. Vamos lá, na ordem de desfile.

Sexta-Feira, 13 de fevereiro

Mancha Verde

“Quando surge o alviverde imponente: 100 anos de lutas e glórias”. Voltando ao Grupo Especial, a Mancha Verde comemora em 2015 o centenário do clube que deu origem à Torcida Organizada e, posteriormente, a escola de samba. O enredo começará pela vinda dos imigrantes italianos ao Brasil e passará por todas as glórias do Palestra até o novo estádio, a Allianz Arena.

A equipe de 2014 foi toda mantida, especialmente o carnavalesco Troy Orh, o intérprete Freddy Vianna e Mestre Caju. Viviane Araújo voltará ao posto de Rainha de Bateria após se ausentar em 2014, já que o desfile da Mancha bateu em data e horário com o do Salgueiro. A Mancha já tem o seu samba para 2015 e já divulgou uma gravação na voz de seu intérprete (abaixo).

tucuruviAcadêmicos do Tucuruvi

“Entre confetes e serpentinas, Tucuruvi relembra as marchinhas do seu, do meu, do nosso Carnaval”. Quarta colocada em 2014, a Acadêmicos do Tucuruvi mantém a linha de enredos alegres iniciada em 2013 e que tem rendido excelentes desfiles à agremiação da Cantareira. A escola do Seu Jammil relembra em 2015 as marchinhas carnavalescas que fizeram sucesso ao longo dos anos.

A equipe da escola foi quase que integralmente mantida, com destaque para o excelente carnavalesco Wagner Santos. Depois de trocar de intérprete quatro vezes em três anos, o Zaca decide apostar em um trio de cantores “pratas da casa”: Clayton, Walter Jr. e Silvinho estreiam como intérpretes oficiais ocupando o posto de Wantuir. A exceção é o novo mestre de bateria Guma Senna, que estava no Morro da Casa Verde.

Tom Maior

“Adrenalina”. Em 2014, a Tom Maior passou por momentos difíceis quando o abre-alas emperrou na concentração e só entrou na Avenida com a ajuda de uma empilhadeira. O sofrimento e a tensão vividas pelo carnavalesco Mauro Quintaes inspiraram o profissional para a escolha do tema de 2015, que é justamente a adrenalina. O desfile começará pelo frio na barriga que bate em todo folião quando o cavaco chora pela primeira vez, passará por medos, pelo primeiro beijo, pelos esportes radicais e, claro, pelo momento de maior tensão no Carnaval: a apuração.

Toda a equipe, além do carnavalesco Mauro Quintaes, foi mantida. Diga-se de passagem, o posto de intérprete e de mestre de bateria são ocupados por René Sobral e por Mestre Carlão de forma quase vitalícia – e muito justa. Optando pelo método da audição interna para escolher seu samba, a vermelho-e-amarelo anuncia a obra vencedora no próximo dia 9.

dragõesDragões da Real

“Acredite se puder!”. Em seu quarto ano no Grupo Especial, a Dragões da Real vai para o seu quarto carnavalesco diferente. Eduardo Caetano, André Cezari e Rosa Magalhães trouxeram bons resultados para a escola e, agora, é com Flávio Campello que a Dragões tentará seu primeiro título. O enredo é bastante confuso, uma história de um jovem guiado por um dragão por um mundo imaginário.

Na bateria, outra troca. Saem os mestres Mi e Avelar e chega Mestre Tornado, que volta ao Grupo Especial após um ano na Imperador do Ipiranga. O resto da equipe foi mantida, com Júnior Schall no posto de Diretor de Carnaval e o excelente Daniel Collête como intérprete.

rosas de ouroRosas de Ouro

“Depois da tempestade… O encanto”. Três vezes vice-campeã nos últimos três Carnavais, a Roseira é mais uma a buscar no desfile de 2014 a inspiração para 2015, porém com muito mais polêmica. A história de uma garotinha chamada Rosa, que vai para um mundo imaginário, pode parecer inocente, mas não é. Ela vai enfrentar uma tempestade – uma daquelas que a Rosas encarou em 2014 – e vai ver sua cabeça pedida em uma bandeja como parte do “jogo de cartas marcadas” que tem que enfrentar. No entanto, conseguirá superar tudo isso.

Para que o mesmo aconteça na vida real, a Presidente Angelina Basília continua apostando no talento do carnavalesco Jorge Freitas e nos jovens Darlan Alves, o intérprete, e Mestre Rafa, Diretor de Bateria.

águia de ouroÁguia de Ouro

Ainda não tem enredo definido. Tal como em 2013, a escola da Pompéia vai anunciar enredo, samba e protótipos das fantasias de uma vez só, lá em setembro. A princípio, toda a equipe foi mantida com Serginho do Porto de intérprete, Mestre Juca na bateria e a dupla Cebola e Delmo Moraes de carnavalescos. A escola vem de dois terceiros lugares e está confiante no primeiro título.

Nenê de Vila Matilde

“Moçambique – a lendária terra do Baobá sagrado”. Após cometer alguns erros em 2014 e passar a centímetros do rebaixamento, a Nenê de Vila Matilde vem com tudo em 2015 e traz um enredo afro para a Avenida, sobre Moçambique. O carnavalesco Magoo, o intérprete Agnaldo Amaral, o primeiro casal e a direção de carnaval foram mantidos. Única mudança foi na bateria: saiu o Mestre Renato Sudário e chegou o estreante Mestre Markão.

Sábado, 14 de fevereiro

Unidos de Vila Maria

“Só os diamantes são eternos na química divina”. Voltando ao Grupo Especial, a Vila Maria vem falar sobre diamantes com algumas mudanças, a começar na Presidência. Para se dedicar exclusivamente ao cargo de Presidente da Liga/SP, Serginho Ferreira dá lugar a Adilson José de Souza, que deixou a Diretoria de Carnaval para Márcio Giangiácomo. Também foi montada uma Comissão de Carnaval com 18 profissionais. Mestre Moleza e o intérprete Clóvis Pê seguem na Vila Mais Famosa.

GaviõesGaviões da Fiel

“No jogo enigmático das cartas, desvendem os mistérios e façam suas apostas, pois a sorte está lançada”. Depois de três anos de resultados ruins, a Gaviões tenta se recuperar e conquistar o seu quinto título com um enredo que conta a história do baralho através dos tempos. Embora o resultado de 2014 não tenha agradado, a escola manteve praticamente toda a sua equipe, com Zilkson Reis como carnavalesco, Mestre Pantchinho na Bateria e, claro, Ernesto Teixeira nos microfones. O casal principal Gi e Bozó deixou a escola após mais de uma década e será substituído por Wagner e Drika.

Mocidade Alegre

“Nos Palcos da Vida… Uma Vida no Palco. Marília”. O que uma tricampeã precisa mudar? Nada. Depois de três títulos consecutivos, a Mocidade Alegre tenta o tetra com a mesma equipe de 2014: Sidnei França e Márcio Gonçalves como carnavalescos, Igor Sorriso como intérprete, Mestre Sombra como diretor de bateria… O que mudou, no entanto, foi a linha de enredos. Depois de passar muito tempo optando por enredos abstratos, a Morada prestará uma homenagem à atriz Marília Pêra para tentar mais uma conquista. A própria Presidente Solange Bichara admite que a escolha teve o intuito de surpreender quem achou que a excelente fase provocaria uma acomodação na escola.

Império de Casa Verde

“Sonhadores do mundo inteiro: uni-vos”. Depois de ficar de fora das cinco primeiras colocações em 2014, chegou ao fim a nova passagem de Alexandre Louzada pela Império de Casa Verde. Para desenvolver um enredo sobre os sonhos e os grandes sonhadores que a humanidade já viu, está de volta Paulo Fuhro, carnavalesco renomado no início do Século XXI e que estava afastado dos desfiles. Leonardo Catta-Preta e Junior Barata completam o trio que tentará dar à Caçula do Samba seu terceiro título.

A porta bandeira Iasmin Rabello chega para o lugar de Jéssika Barbosa e forma o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira ao lado de Marlon Lamar. De resto, tudo segue como antes. Carlos Júnior continua sendo a voz da Casa Verde com Mestre Zoinho na Bateria Barcelona do Samba e Marcelo Casa Nossa na direção de Carnaval.

Acadêmicos do Tatuapé

“Ouro – símbolo de riqueza e ambição”. Depois de sonhar com o título em 2014, a modesta agremiação da Zona Leste tenta sua primeira conquista no Grupo Especial com mais um enredo assinado pelo carnavalesco Mauro Xuxa. A história do ouro e seus simbolismos nas mais diferentes áreas é a aposta da Tatuapé para o desfile de 2015.

Com Diogo e Jussara mantidos na defesa do pavilhão e Edu Sambista firme na harmonia, a escola continua tendo na dupla de intérpretes formada pelos excelentes Vaguinho e Wander Pires, o maior trunfo de sua equipe. A contratação da escola para 2015 é Fábio Flisch, que vem da Pérola Negra para formar a Comissão de Carnaval da agremiação, que anuncia no próximo dia 8 o seu samba-enredo.

Ferro aparente foi alvo de críticas dos comentaristasVai-Vai

“Simplesmente Elis – a fábula de uma voz na transversal do tempo”. Ficar dois anos fora do desfile das campeãs pode ser normal para muitas escolas, mas não para a Vai-Vai. O nono lugar de 2014 provocou uma mudança na postura da diretoria, que tratou de reforçar a sua equipe. Chico Spinosa saiu do posto de carnavalesco, que agora é ocupado por Alexandre Louzada, que formou uma comissão ao lado de André Marins e do excelente Eduardo Caetano.

A principal mudança, no entanto, foi na linha de enredos. Nada de temas patrocinados ou “enredos CEP”. A Escola do Povo aposta mais uma vez na música, agora em uma homenagem a Elis Regina, para conquistar seu 15º título. O intérprete Márcio Alexandre deve continuar sendo a voz da Saracura, que, no entanto, ainda pode anunciar um famoso intérprete para formar dupla com o jovem cantor.

X-9 Paulistana

“Sambando na chuva, num pé d’água ou na garoa, sou a X-9 numa boa!”. Quem também quer dar uma “sacudida” é a X-9. A nova diretoria não obteve bom resultado em 2014 e tenta a recuperação em 2015 com um enredo sobre a chuva, também inspirado no temporal que a escola enfrentou em seu último desfile. A agremiação está de volta à Parada Inglesa, retomando o terreno de sua primeira quadra.

Para se recuperar, o Presidente André Santos não poupou esforços. Trouxe aquele que, a meu ver, é o melhor carnavalesco de São Paulo atualmente, o excelente André Machado, vindo de carnavais brilhantes na Pérola Negra. Mestre Adamastor e Royce do Cavaco continuam como identidades da escola da Zona Norte, que também trocou o casal de mestre-sala e porta-bandeira, com Ruhuann e Ana Paula no lugar de João Carlos e Laís Moreira.

Imagens: G1, Divulgação Tucuruvi, Liga SP, R7, CBN, Band, Veja

One Reply to “Um panorama do Grupo Especial de São Paulo – 2015”

  1. É muito bonito tentar tirar das dificuldades algum triunfo. O problema é que a dificuldade enfrentada por algumas escolas que desfilaram na sexta-feira em 2014 não foi “culpa delas”. Chuva gelada e granizo sempre serão dificuldades para qualquer escola em qualquer tempo (Com excessão da Beija-Flor, que mais parece o Ayrton Senna do samba…). O desfile literalmente esfria (Não! Não é um trocadilho!).
    Para quem estava na arquibancada (Meu caso), é desesperador ver que um ano de trabalho está tomando água na cabeça, e o grande público não está muito interessado em passar pela mesma situação. Com razão! Ninguém é obrigado é pegar uma gripe daquelas por mais que o gostemos de carnaval.
    Ainda assim, há quem coloque sua saúde em risco (Oi!) para não perder nada da festa que tanto esperou.

    Continuando o raciocínio…
    Para completar, estas lições de superação acabaram gerando enredos um tanto abstratos, e por vezes confusos.

    A única coisa que me me conforta é saber que carnaval se resolve na pista, no dia do desfile, e qualquer prognóstico pode tranqüilamente receber uma boa bolacha na cara depois que a Agremiação cruzar a linha de fim de desfile.
    Mesmo assim, é um tanto difícil digerir certas informações até lá!

    Das 14 escolas, só dois comentários:

    – Gaviões da Fiel: já tem gente vendo o campeonato nas mãos, comparando este enredo de 2014 ao de 2002, sobre o jogo de xadrez. Bem, é quase inevitável, mas, verdade seja dita, bela escolha de enredo!

    – X-9 Paulistana, que André Santos a coloque no rumo certo em 2015! Você merece!

Comments are closed.