por Henrique Deporte, economista

Fui um dos milhares de brasileiros que acabaram entrando um pouco na onda do não vai ter Copa. Na onda dos protestos legítimos, no qual tenho muito respeito e afinidade e um pouco na onda de grande parte da mídia que nos bombardeou com um pessimismo generalizado da realização da copa em nosso país. Contudo, sou um apaixonado por futebol e não poderia ficar alheio do grande espetáculo que é uma Copa do Mundo e não seria na nossa casa que isso iria acontecer.

Muito bem, depois de eu ter decido ir haveria outro longo caminho a percorrer, que muitos percorreram e tiveram a mesma dificuldade. Como conseguir um ingresso para algum jogo da Copa? Tentei sem sucesso comprar no site da Fifa, não consegui e fiquei desanimado, mas se Papa é Argentino, Deus é brasileiro e, com fé e com ajuda de amigos, consegui comprar um ingresso para as oitavas de final em Salvador. Tá certo, num primeiro momento, qualquer um pensa: – Poxa, lutar para ir à Copa e ver um jogo entra duas seleções longe de serem tradicionais, mas tudo bem, é Copa do Mundo e a Copa transcende o jogo. A Copa é estado de espírito e foi em busca dele que me aventurei, junto a dois grandes amigos, e plainamos a Salvador.

foto 5Chegando à terra de Dorival Caymmi iríamos de táxi até o hotel, nas proximidades da Arena Fonte Nova, mas, ao ver a tabela de preços, – R$ 118,00 – por uma corrida até o centro um tanto indignado nos fez alugar um carro – R$ 100 a diária e nos aventuramos pelas praias baianas, tanto a do Flamengo em Salvador como fomos pra Mata de São João – Praia do Forte mas isso deixemos pra contar depois. O foco é Copa, e é de Copa que iremos falar!

Queria sentir o clima de Copa na cidade, como chegamos no domingo e o jogo era na terça, não tivemos muito essa sensação. A sensação de Copa só ficou mais clarificada no próprio dia da Copa. O Pelourinho estava cheio de gringos, mas convenhamos que Belgas e Americanos estão longe da quentura latina e, portanto, o clima não era de tanta farra e de pegada de torcida.
foto 3

Antes de ir ao jogo, decidimos comer no Mercado Modelo para ver o não tão bom jogo da Argentina e Suíça, depois de comer aquela moqueca apimentada e de ver todo o jogo dos hermanos fomos para o jogo que tanto esperava. Ao chegar nas cercanias da Arena Fonte Nova já era possível ver um mar de americanos que tomariam a casa baiana. O estádio é muito bonito e parece um disco voador para aqueles que iam ao estádio pelo Dique Tororó. As filas estavam bem organizadas e os voluntários preparados para sanar as dúvidas, não tivemos problema alguma para chegar as nossas cadeiras, mas antes tinha que comprar cerveja, aliás nada como ver um joguinho tomando uma gelada, coisa boa!

Algo de destaque e já comentado por muitos: não se via torcedor negro, o recorte social ficou claro ainda mais que o estado da Bahia é o estado com maior contingente de população negra do país, algo a se lamentar.

foto 1Agora vamos ao jogo, estava num lugar espetacular – categoria 1 –  e muito próximo ao gramado. Estádio com cara de estádio e um clima muito legal com a predominância de americanos e brasileiros e com poucos torcedores do Red Devils.

Enfim, pra quem achava que seria um jogo fraco, me enganei. Foi de certo um dos grandes jogos que essa copa nos proporcionou e foi a primeira vez que a Bélgica jogou da forma que a credenciou. Os Estados Unidos, também, tiveram uma boa performance e deu pra perceber que a escola americana tem tudo pra dentro de alguns anos começar a ser daquelas seleções que serão esperadas. Ah, e ainda lamento a não convocação do Donovan, merecia estar nessa copa e possivelmente o resultado poderia ser outro.

Algo só a lamentar foi a longas filas nos banheiros e nos boxes de cerveja, mas isso foi irrisório pela experiência e vivência que tive! Quem gosta de futebol tem a obrigação de ir num jogo de copa do mundo. É outra coisa! É surreal! É tão surreal que decidi junto com meus amigos ir a um outro jogo de Copa do Mundo.

Para isso, meu amigo um minuto antes do término do jogo foi com uma placa “ I buy tickets for the next match” e compramos de americanos e alemães os ingressos para o jogo da Argentina e Bélgica no valor de preço de face. Então Brasília ai vamos nós!!!

OBS:  Um roubo as passagens áreas para Salvador.

OBS2: Um roubo as passagens áreas para Brasília.

One Reply to “Copa do Ouro: “Estados Unidos 1 x 2 Bélgica””

Comments are closed.