Excepcionalmente nesta sexta a coluna do compositor Aloisio Villar incorpora a mãe Dinah – ou o Pai Aloisio do Peixão, a gosto do leitor – e tenta predizer o que acontecerá neste carnaval que se inicia hoje.

A bola de cristal

Muita gente aproveita essa época do ano para se ligar em carnaval.

Quem não gosta aproveita para em redes sociais compartilhar frases reclamando que se gasta muito dinheiro em carnaval e pouco em hospitais (sendo que uma coisa tem nada a ver com a outra), compartilhar texto de humorista de stand up criticando a folia que não acredito ser dele (não por não achar que ele não fizesse, mas achar que ele não tem capacidade) e outras baboseiras.

Quem tem desinteresse se aproxima e se faz de entendido só porque sabe cantar refrão de “É hoje” e “Peguei um Ita no Norte”. Bate de forma destrambelhada em um tamborim em um desses blocos da moda e se acha o Bide – mesmo não sabendo quem foi Bide.

Também tem o desinteressado metido a engraçadinho que compartilha textos com fórmula de fazer samba-enredo sem se tocar que essas fórmulas estão tão batidas quanto os sambas.

E tem uma minoria formada por lunáticos, fanáticos, malucos, esquisitos (que eu e o Migão fazemos parte) que vivem, amam carnaval o ano inteiro e mal conseguem dormir ou fazer algo em seu dia a dia nessa época do ano porque os desfiles se aproximam.

Gente que se emociona ao achar link na internet que trava e cai toda hora com desfile de escolas de samba em Três Coquinhos ou porque o canal do boi passa um baile de carnaval desanimado e vazio em Bole Bole. Gente que ouve samba-enredo o dia todo, tem ásperas discussões com quem critica sua escola e reza todo dia para Santo Ismael Silva para seu barracão não pegar fogo e terminarem as alegorias em tempo.

O sentimento que essas pessoas nutrem nesse período do ano ganhou singelo nome de TPC (Tensão Pré Carnaval).

Zebrinha-da-LotecaE todos. Sejam os entendidos, os desentendidos e os que fingem entendimento gostam de fazer uma coisa. Profecias sobre qualquer coisa na vida. Desde o bicho que vai dar na loteria zoológica pela manhã até quem vai vencer a Copa do Mundo.

O povo do carnaval não é diferente. Eu não sou diferente e claro que darei os meus pitacos.

Uma coisa que quem entende de carnaval e não entende quase sempre concorda e acerta é quem vai brigar pelo título. Acertam por diferentes motivos, mas que acabam caindo na mesma situação.

Quem não entende diz que tal escola é “A escola da Globo” ou “Escola do governador / prefeito”. Quem entende sabe porque existe um “status quo” no carnaval. Uma soberania cíclica em que esse ciclo dura o tempo em que seus dirigentes contam com a simpatia da Liesa. Além disso tudo tem o poder financeiro e profissional que cada escola possui.

No fim dá aquilo que todos esses grupos imaginam e eles dizem com ar vencedor: “Viu? Não falei?”

Dentro desse espírito dou meus pitacos e recordando que desde o carnaval de 2006 da Vila Isabel não temos uma zebra no título aposto minhas fichas naquelas em que todos andam apostando. Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Salgueiro.

Beija-Flor desde os anos 70 com seu casamento com um carnavalesco e Tijuca há dez anos com casamento com outro carnavalesco são dominantes no carnaval com uma ou outra escola competindo com elas e as vencendo de vez em quando. Esse ano apesar das duas não contarem com bons sambas contam com enredos fortes financeiramente e populares.

Ayrton Senna e Boni são chamarizes, puxam o público e a mídia para seu lado, o que pode atenuar a questão do samba. Aí tem uma questão interessante. Em 2012 a Portela voltou ao desfile das campeãs graças ao samba e em 2013 a Vila foi campeã também por seu samba. Temos que ver até onde 2014 pode ser influenciado por esse quesito.

Aí entra o Salgueiro. Tem enredo forte, tem dinheiro, um grande carnavalesco e quase sempre também entra como favorito, mas muitas vezes falha na avenida não mostrando a excelência das outras duas. Tem um samba infinitamente melhor que de Beija-Flor e Tijuca e se conseguir não errar na avenida, sair da Sapucaí tão grande quanto todos imaginam entrar tem grandes chances. Esse é o desafio do Salgueiro.

Para mim não sai dessas três. Em um grupo abaixo, para voltar no Desfile das Campeãs, está embolado. Imperatriz vem com enredo e samba popular, vem também de um bom 4°lugar. Grande Rio tem lugar cativo no desfile há anos. Mangueira e Portela passam por reestruturação. Escolas populares, tradicionais, com bons sambas e parecendo corrigir graves defeitos, entre eles os plásticos.

Para mim essas quatro brigam diretamente por três vagas. Um pouco abaixo Vila e Ilha que não brigam por título nem tem medo de cair. Vila é uma grande incógnita devido a seus problemas no pré carnaval.

Mas respeito seu histórico recente, entre eles o título. Não tem como não respeitar a última campeã e pode, quem sabe, beliscar uma vaga nas campeãs. Ilha vem bem, seu melhor samba nos últimos anos, mas infelizmente acho que ela deixou passar em 2012 e 2013 a oportunidade de voltar. Espero estar enganado.

Mocidade passou por graves problemas e parece reagir, não sei se tarde. Não acho que corra riscos de cair, é uma escola grande demais, mas acho que é tarde para voltar no sábado. Sua briga, a meu ver, é com Vila e Ilha.

Abaixo São Clemente e Império da Tijuca. Toda escola que sobe cai (a Liesa é muito criativa nisso), mas a São Clemente é uma escola “mais do tamanho” do Império e a escola tijucana vem com um grande samba. Pode ter emoção na luta pelo rebaixamento, apesar de achar que vai dar o de sempre.

No acesso aposto nas tradicionais. Viradouro, Estácio e Império Serrano. Mas não descarto a Cubango pela força de seu samba (acima, durante seu ensaio técnico) e ser uma escola cada vez mais estruturada e ambiciosa em seu plano de ir ao especial. Também não descarto as que passearam recentemente no grupo de cima, Renascer e Inocentes.

Para descer não arrisco muito por pouco conhecimento da causa, mas arrisco dizer que um grande samba, considerado um dos melhores da história pode cair pela segunda vez.

Boi e Dendê se enfrentam pela segunda vez e acho que pela segunda vez a azul e branco é favorita para terminar na frente. Acho que nenhuma das duas corre riscos de descer, até porque só cai uma, mas acho difícil que subam pelo pouco dinheiro que tiveram para fazer carnaval e desfilarem no mesmo dia da União da Ilha. Vejo o Dendê superior nos quesitos técnicos e o Boi nos plásticos. A que superar suas deficiências vence o duelo e se superar totalmente pode até sonhar.

Vamos ver no que vai dar e se acertarei algo. Mas uma coisa, sobre meu carnaval eu te digo.

O meu destino será como Deus quiser…

One Reply to “Orun Aye – “A bola de cristal””

Comments are closed.