A coluna de hoje do especialista Nicholas Bittencourt trata de misturas e drinques possíveis de serem feitos com cerveja.

Vamos misturar cerveja!

Apesar de ser uma bebida extremamente popular e com entrada em todas as classes sociais do Brasil, vejo que os amantes da cervejas são muito puristas quando de trata do que colocam em seu copo.

De cara, pensamos na Lei de Pureza Alemã, aquela figura fora do seu tempo que usam como desculpa até hoje para limitar os ingredientes da cerveja a malte de cevada, lúpulo e água. O que alguns taxam como critério de qualidade na verdade é uma ordem econômica, pois estava faltando trigo na Alemanha para a fabricação de pães à época (1516).

Mas depois de se fabricar uma cerveja com tantos ingredientes diferentes, ainda fica o receio de misturá-la com outras coisas, criando um novo produto. Essas horas parece que estamos em um restaurante e ofenderíamos o cozinheiro ao colocar azeite no prato.

Deixe eu me explicar melhor…

Em 2011 fiz uma longa viagem pela Europa, percorrendo lugares típicos pela cerveja. Passando por Munique, na Oktoberfest, fiz uma parada no English Garden (foto), um biergarten localizado no maior parque urbano da Europa.

Depois de beber uma cerveja de trigo, a Weissbier, vi no cardápio uma bebida chamada Russian. Imaginando que se tratasse de outro estilo de cerveja, pedi uma caneca e fui atendido prontamente. Comecei a beber e percebi um sabor muito adocicado com notas cítricas, algo como se fosse uma witbier. Minha surpresa, ao contar para meus amigos, foi que a bebida era uma mistura de Weissbier com, pasmem, Sprite, o refrigerante de limão da Coca Cola!

O nome vem de uma brincadeira a partir de outra bebida, a Diesel, criada a partir de uma mistura de Weissbier e Coca Cola. Querendo fugir do estigma da bebida mais capitalista do mundo, alguns alemães criaram uma bebida mais comunista, mais russa, que não usava Coca Cola, mas seu irmão Sprite. Se colocassem vodka poderia fazer mais sentido!

Falando em vodka, outra alternativa são os drinks a base de cerveja.

Um dos que mais me chamou a atenção, tanto pelo nome quanto pelo preparo, foi o Irish Car Bomb. Ok, o nome é completamente politicamente incorreto e por isso espero não despertar a IRA de vocês! Rá!!!

Essa bebida, de nome tão peculiar, tem um modo de preparo muito simples. Em um copo de shot, coloque metade de licor Bailey’s e metade de uísque Jamesons. Em um pint, encha com ¾ de uma lata de cerveja Guinness Dry Stout. Depois, basta soltar a bomba (o copinho) dentro do pint!

Da próxima vez que beber uma cerveja, pense nisso… Se ficássemos restritos a bebida pura, não existiriam drinks, muito menos uma das bebidas mais tradicionais do Brasil, a caipirinha!