Hoje a coluna “Sabinadas”, do jornalista esportivo Fred Sabino, traça um panorama da fase final da Taça Libertadores da América de 2013.

Libertadores chega à reta final

Competição mais importante do futebol das Américas, a Copa Libertadores está afunilando cada vez mais, estando atualmente nas quartas de final. Dois clubes brasileiros estão classificados, Atlético-MG e Fluminense, que enfrentarão respectivamente Tijuana-MEX e Olimpia-PAR. Os outros dois confrontos que determinarão os semifinalistas serão entre Boca Juniors e Newell’s Old Boys, num encontro argentino, e entre os surpreendentes Real Garcilaso-PER e Independiente Santa Fé-COL.

Vale acrescentar que se dois clubes do mesmo país alcançarem as semifinais, ambos terão de se enfrentar. Portanto, numa eventual passagem de Atlético-MG e Fluminense, os representantes brasileiros que restam na competição irão se encarar, com primeiro jogo no Rio e o segundo em Belo Horizonte, já que o Galo tem a melhor campanha da competição.

Aliás, time por time, o Atlético é o melhor desta Libertadores, até com sobras. A forma categórica como passou pela fase de grupos, com cinco vitórias em seis partidas, e os convincentes triunfos nas oitavas de final sobre o São Paulo – no segundo jogo, o 4 a 1 foi pouco diante do domínio tão avassalador dos mineiros – fazem crer que o clube alvinegro é favorito ao título.

Mas, devagar com o andor.

A Libertadores é uma competição com inúmeras armadilhas. Mesmo com o técnico Cuca fazendo brilhante trabalho e Ronaldinho Gaúcho voltando a exibir um belo futebol, todo cuidado é pouco. Afinal, encarar um clube argentino é sempre duro – o Corinthians que o diga… – pegar um Tijuana no México, com gramado artificial e viagem muito demorada, é complicado e as arbitragens claramente estão com uma tendência contra os clubes brasileiros.

Este parece ser o maior perigo.

Já não é de hoje a perseguição ao Brasil na competição. Depois que os brasileiros São Paulo, Atlético-PR e Internacional monopolizaram as finais de 2005 e 2006, num fato inédito até então, nos anos seguintes houve situações gravíssimas. Curiosamente, Flamengo, Santos e Fluminense foram assaltados pelo mesmo cidadão, o argentino Hector Baldassi – que depois apitaria a Copa do Muindo de 2010… O Cruzeiro, na decisão de 2009, também foi claramente amarrado pelo chileno Carlos Chandia.

Nos últimos três anos, só deu Brasil na Libertadores. Mas os equívocos contra os brasileiros seguiram. O Fluminense, por exemplo, sofreu em 2012 no jogo contra o Boca em La Bombonera – colombiano José Buitrago não marcou um pênalti claro para o Tricolor e foi conivente com a violência do zagueiro Schiavi, que agrediu Marcos Júnior e Bruno. Recentemente, todos sabem, o Corinthians claramente foi prejudicado pelo paraguaio Carlos Amarilla, curiosamente um árbitro bem conceituado no continente…

Bem, analisando o lado futebolístico da coisa, o Fluminense é o grande obstáculo do Galo rumo ao título. Não que o Tricolor esteja praticando um futebol dos melhores. Mas o elenco é forte e um artilheiro como Fred, se estiver de novo nas suas melhores condições físicas, pode desequilibrar uma partida a qualquer momento. Para encarar o Galo, o Flu terá de eliminar o paraguaio Olimpia, um clube tradicional e perigoso, mas inferior tecnicamente. Mas creio que, com os devidos cuidados, o Tricolor passa.

Em relação aos demais adversários, o Boca Juniors é o que mais preocupa os brasileiros. Mais pela tradição do clube na competição e pela força que ganhou ao eliminar o Corinthians. Terá um duro confronto caseiro contra o Newell’s, que até está melhor tecnicamente, mas não o vejo com pegada para eliminar o Boca num mata-mata tão importante. A conferir.

No outro confronto das quartas de final, o Independiente Santa Fé é mais time, tanto que passou pelo Grêmio, enquanto o Real Garcilaso dá a impressão de que é aquele time que já chegou longe demais. Mas a vitória sobre um dos clubes mais cascudos do continente, o Nacional-URU, deu ao time peruano um fôlego extra e eles são franco-atiradores. Porém, ainda aposto num triunfo colombiano.

De qualquer forma, essa fase final da Libertadores reserva muitas emoções. Principalmente porque apenas Olimpia e Boca Juniors já foram campeões da competição. Ou seja, tem muita gente faminta por um caneco inédito.

Só espero que a arbitragem não influencie tanto e o campeão seja decidido só no campo.

E aí, quem leva?

[N.do.E.: a coluna foi escrita na terça feira, antes das primeiras partidas realizadas por esta fase]