Eis que, finalmente, estamos na casa nova. Depois de três anos e sete meses utilizando a plataforma Blogspot, finalmente o Ouro de Tolo migra para um domínio próprio: www.pedromigao.com.br.

Nesta nova fase teremos algumas novidades. A primeira delas é a estreia próxima de uma coluna muito especial: a “Histórias Brasileiras”, do consagrado historiador, estudioso da cultura popular e escritor Luiz Antonio Simas. Sua coluna terá atualização no mínimo mensal e, na caixinha à direita “Histórias Brasileiras” o leitor pode conferir textos de altíssima qualidade escritos anteriormente pelo colunista.

Esta é outra novidade do blog: à direita o leitor pode ler o conjunto das colunas que lhe interessam, por coluna. Em cada banner com o nome, pode-se ler o conjunto de textos criados por cada colunista para este blog. Basta clicar.

Também teremos três espaços para patrocinadores. Aos interessados em patrocinar o Ouro de Tolo, basta enviar um email para o endereço pedromigao@pedromigao.com.br.

Neste novo caminho teremos algumas pequenas mudanças. A coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, irá passar para as sextas feiras, abrindo caminho para a coluna de contos sobre samba do compositor Aloisio Villar, a “Enredo do Meu Samba”. As demais continuam, a princípio, em seus espaços atuais:

1) “Bissexta” (normalmente) às segundas;

2) As terças serão de textos de minha autoria;

3) Quartas feiras teremos a “Lacombianas” na primeira semana do mês e, nas demais, “Made in USA” e “História e Outros Assuntos”;

4) Quintas feiras a “Sabinadas” e, às vezes, a “Cinecasulofilia” – que também poderá estar às sextas.

5) Sextas: quinzenalmente a coluna “A Médica e a Jornalista”, nas demais a “Do Pouco um Tudo e Vice Versa” e a “Nerds na Vida Real”. A coluna “Final de Semana”, faixa musical, volta às tardes de sexta feira.

6) Sábados: as duas colunas de contos do compositor Aloisio Villar.

7) Domingo: novamente o compositor com sua “Orun Ayé”.

8) A coluna “Histórias Brasileiras” não terá um dia fixo.

O Ouro de Tolo ainda deverá ter uma coluna sobre fisioterapia, assinada pela profissional Daniela Souto, ainda sem dia definido. Obviamente, como o leitor mais assíduo já sabe, estes dias e colunas são flexíveis, até porque todos temos outras atividades. E buscaremos aos poucos ter duas atualizações diárias, utilizando os textos de minha lavra como base para tal mudança. Entretanto, isso será feito aos poucos, embora garantindo atualização diária.

Reafirmamos o compromisso deste blog com a democracia, com a pluralidade de visões e posicionamentos e, especialmente, com o direito sagrado à livre expressão. Embora eu seja o coordenador e Editor Chefe deste blog, jamais irei censurar posts de colunistas. A única ocasião em que fui obrigado a glosar um texto foi devido a um recado muito pouco amistoso que recebi por parte de pessoa ligada a uma determinada instituição. O post em questão era até elogioso, mas é aquilo: se não pode criticar, elogiar também não pode.

Em quase quatro anos de Ouro de Tolo foi a única ocasião em que precisei fazer isso. Também não deleto comentários de leitores, mesmo que me “homenageiem”; só o faço se perceber risco de processo judicial. E olha que em especial nos recentes posts sobre política o que mais apareceu foi comentário dos quais discordo francamente – inclusive com alguns deles resvalando fortemente em um fascismo reacionário do qual, com toda certeza, não compartilho.

Ponto importante: será impossível, a partir de agora, postar comentários sem identificação. Quer defender que pobres sejam incinerados em favelas? Então que se identifique.

Temos colunistas simpatizantes do PT, tucanos, rubro negros, vascaínos, portelenses, mangueirenses, cervejeiros, abstêmios, hetero e homossexuais, ateus e fiéis, torcedores dos Giants e do Guarani de Nova York, ou melhor, dos Jets. Todos são iguais e todos tem o sagrado direito da livre expressão.

Obviamente, tenho de agradecer ao colunista Rodrigo Felga, que desenhou o novo blog e que será o administrador deste site para questões de design e programação. Ele teve muita paciência para aturar as vicissitudes deste usuário exigente, acreditem. Mas tudo o que pensamos foi no sentido de agradar a você, leitor.

Nosso objetivo, além de tratar de temas variados nesta revista eletrônica, é despertar em você leitor a criticidade de raciocínio e uma alternativa à vida pasteurizada do dia a dia. Pode parecer pretensioso – e é – mas se conseguirmos nossa missão estará cumprida diariamente.

Peço paciência aos leitores pelos posts antigos, que ainda possuem problemas de formatação na importação e com falta de alguns áudios e vídeos. Isso será corrigido aos poucos.

Finalizo convidando os leitores a esta nova fase, lembrando que o Ouro de Tolo está sempre aberto a novos colunistas.

Em tempo: não havia anunciado os vencedores da promoção anterior, com livros da série “Cadernos de Samba”. Os ganhadores foram:

– “Tantas Páginas Belas”: Gabriel Carqueijo

– “Marcadas para Viver”: Renata Pereira Santos

– “Maravilhosa e Soberana”: Gustavo Santos Vaz

Estarei entrando em contato com os vencedores via email.

(email para o Editor: pedromigao@pedromigao.com.br)