Neste sábado, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, fala sobre os premiados da “Bola de Prata” do Campeonato Brasileiro.
Bola de Ouro
Com o término do Campeonato Brasileiro semana passada, não posso me furtar de falar sobre a eleição do melhor jogador da Bola de Prata, concedido em conjunto pela ESPN e pela Placar.
Neymar ganhou a Bola de Ouro ‘Hors Concours’ e como consequência Ronaldinho Gaúcho levou a Bola de Ouro. Pessoalmente discordo do prêmio conferido a Ronaldinho, porque em minha opinião o vencedor deveria ser o atacante Fred ou o goleiro Diego Cavalieri – ambos do Fluminense.
Sou fã de Fred e não é de hoje. Gosto de atacantes ‘cirúrgicos’ e Fred tem esse rótulo. E seu time ganhou o campeonato. Então…
Não sou contra o prêmio dado a Neymar, apesar de achá-lo um pouco precoce para tanto. Como diria o jornalista José Trajano, a impressão que se tem é que queriam premiar o astro são-paulino Lucas com a Bola de Prata de Melhor Atacante.
Talvez sim, talvez, não.
Mas Ronaldinho com a Bola de Ouro é difícil de assimilar. A Bola de Prata era merecida pelo ótimo campeonato que fez, levando o Galo ao segundo lugar que o possibilita disputar direto a fase de grupos da Libertadores – status que Cuca mais que desejava e por seu mérito conseguiu alcançar.
Mas premiações são assim: concordamos, discordamos, tecemos teses, a polêmica flutua e invade em tempos tecnológicos as redes sociais, as mais variadas delas.
Admiro a Revista Placar. Lia a revista, às vezes escondida dos colegas, que na época não aceitavam bem uma mulher, mesmo com toda a sua feminilidade e sensibilidade, gostar de revista de futebol.
Tive apenas um exemplar, a do Flamengo campeão da Copa União de1987, porque gostava do lateral-esquerdo Leonardo – hoje executivo do milionário Paris Saint Germain. Infelizmente dei a revista ao meu melhor amigo, o tricolor André, que precisava dela para completar a sua histórica coleção.
Mas a revista poderia ter ficado sem essa.
Hors Concours só Pelé e Clovis Bornay nos lendários desfiles de fantasias na época do Carnaval, nos áureos tempos de TV Manchete. Nunca essas duas palavrinhas ficaram tão em voga.
Fica o registro, apesar de concordarem patê com o título dado a Neymar. Sou fã do jogador. Eu o acho extraordinário e olha que era mais fã de Ganso antigamente. Para mim, ele só perde para Messi, Cristiano Ronaldo, Xavi, Iniesta, mas é questão de tempo. Não sei se superará Messi, mas isso é tema para outro post.
Abaixo o leitor pode ver a relação completa de vencedores.
Forte abraço a todos!
Anna Barros
Vencedores:
Goleiro
Diego Cavalieri (Fluminense)
Lateral-direito
Marcos Rocha (Atlético-MG) 
Zagueiros
Leonardo Silva (Atlético-MG)
Revér (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo
Carlinhos (Fluminense)
   
Volantes
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Meias
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Zé Roberto (Grêmio)
Atacantes
Lucas (São Paulo)
Fred (Fluminense)
Revelação
Bernard (Atlético-MG)
Chuteira de Ouro
Neymar (Santos)
Hors Concours
Neymar (Santos)
(Foto: Placar)