Bom, final dos desfiles do Grupo Especial, vamos a um panorama da segunda noite de desfiles, que a meu ver de forma geral acabou sendo inferior à primeira. Muitos erros, em especial nos quesitos considerados “de pista” deram o tom das escolas.
Penso que o desfile termina sem um favorito destacado, mas acredito que, apesar nos problemas nas alegorias, Vila Isabel e Portela foram bem superiores nos quesitos “de chão” às demais escolas e devem disputar ponto a ponto o título. A Tijuca correria por fora a meu ver, e só – assim mesmo forçando bastante a barra.
Vamos a uma análise escola por escola.
1 – São Clemente
Vi somente a arrancada da escola, pois tinha de ir para a concentração da União da Ilha. Achei as alegorias bem fracas pelo que vi.
2 – União da Ilha
A concentração foi bastante confusa, e a Harmonia não foi perfeita: minha ala, que era uma das últimas, teve de correr um pouco. Ainda haviam integrantes sem bandeiras, e isso deve incorrer em desconto de pontos. Ainda assim fez um bom desfile, e briga pela sexta vaga no Desfile das Campeãs.
Os carros, pelo menos na concentração, pareciam bem interessantes.
3 – Salgueiro
Pelo segundo ano seguido a Harmonia da escola impediu que se conquistasse um campeonato até com certa facilidade. Demora para a entrada dos carros, quebras de elementos e buracos deram o tom da apresentação.
Pena. Renato Lage fez uma vez mais um ótimo trabalho. Ainda assim deve voltar no desfile do próximo sábado.
4 – Mangueira
Vergonhoso. É assim que classifico o desfile da verde e rosa, que foi um equívoco completo. A começar por suas alegorias e fantasias (acima, o indigno abre alas) típicas de Grupo de Acesso B e passando pelas presepadas com o sistema de som e as “paradinhas”, que transformaram a Sapucaí em uma mesa de (ruim) pagode.
Além disso, estas “inovações” fizeram com que a saraivada de turistas que compunham suas alas atravessasse o samba, penalizando ainda mais os quesitos.
Por mim – e não só por mim – seria rebaixada em último lugar, mas acho pouco provável que isso ocorra. Mas seu presidente tem de explicar como recebe R$ 7 milhões e apresenta um carnaval deste naipe. Lamentável.
5 – Tijuca
Alternou bons e maus momentos. Excelente comissão de frente, alguns carros bons e outros com problemas evidentes de acabamento, um enredo meio confuso e um samba fraco.
Minha avaliação é que voltaria nas Campeãs apenas, mas se a proposta do júri for desvalorizar os quesitos de pista e privilegiar a Broadway pode entrar na briga.
6 – Grande Rio
Burocrática. Assim definiria a escola de Caxias, que patinou em problemas de Evolução e Harmonia, trouxe alegorias com problemas e fantasias fracas – com direito a alas de short e camiseta – e o pior samba do ano.
Foi desfile para oitavo, nono lugar, mas com a força que a agremiação dispõe não me surpreenderia voltando entre as seis.
Minha avaliação seria a seguinte, já avisando que é polêmica:
Título: Vila e Portela, com Tijuca correndo por fora.
Campeãs: Tijuca, Salgueiro, Mocidade e talvez a Ilha – embora duvide que Beija Flor e Grande Rio fiquem fora, embora mereçam.
Marola: Beija Flor, Grande Rio, São Clemente;
Disputando o rebaixamento: para mim as piores nos quesitos foram a Imperatriz e disparada a Mangueira, mas acho pouco provável que uma das duas seja rebaixada, embora mereçam. Deve sobrar mesmo para Renascer e Porto da Pedra.

One Reply to “Grupo Especial – Segunda – Impressões”

  1. Campeãs: Portela ou Vila, Portela E Vila, Vila e Portela, não importa. Os jurados precisam referendar dois desfiles de escola de samba, que recolocaram o samba enredo em seu lugar de direito, o principal. (E na Lesga, que é um pouco mais complicado, que se faça justiça ao Império Serrano)
    Quanto ao rebaixamento, lamentável que sobre para Renascer e Porto da Pedra, enquanto bandeiras tradicionais mandam às favas quesitos importantes.
    Ao desfile da Tijuca o meu desgosto profundo com o camarada que comanda o barracão. Barros tem talento mas é flagrante que não gosta de desfile de escola de samba, falo sério, sem deboche.

    Mariana

Comments are closed.