Bom, vamos às impressões do desfile do Grupo de Acesso A, realizado na noite de ontem e que terminou por volta das 06:15 de domingo.
Entretanto, antes tenho de registrar o absurdo que foi a entrega incompleta do lado par do Sambódromo. Minha frisa, que era no Setor 4, não tinha cadeiras e tivemos de pegar algumas para quebrar o galho, como pode se ver acima. Os acessos estavam ruins, as informações desencontradas e ficou claro que o novo Sambódromo foi entregue com muito a se fazer.
Paga-se caro por uma frisa e é um absurdo encontrá-la sem cadeiras. Ainda venderam a frisa que era destinada à saída de emergência e para se desfilar tinha de se dar uma volta absurda devido à intransigência dos fiscais. Nunca vi isso.
Pretendo processar a Prefeitura e a Liesa.
Feito o protesto, vamos a algumas impressões do desfile. De um modo geral diria que somente Império Serrano e Unidos do Viradouro teriam condição de aspirar ao título. Mas como a Lesga é imprevisível…
Ficou claro também que os sambas precisam melhorar, e que tem de diminuir o número de desfilantes sem um mínimo de comprometimento com as escolas. O quesito Harmonia foi muito prejudicado por isso.
1 – Paraíso do Tuiuti
Falando de Clara Nunes, a escola de São Cristóvão abriu os desfiles de forma bastante fria. O samba, que poderia ser de qualquer homenagem, não empolgou e a escola passou sem cantar. O desenvolvimento do enredo foi correto.
Não chegou a ser exatamente ruim, mas em um desfile de bom nível com oo de ontem dvee ser uma das rebaixadas.
2 – Acadêmicos da Rocinha
Uma boa surpresa. O enredo sobre as praças foi desenvolvido de forma lúdica e clara, apesar de também pecar no problema da falta de canto dos componentes. Ainda assim, um bom desfile. Deve ficar na parte intermediária da tabela.
Muita gente bonita nas alas.
3 – Estácio de Sá
Um desastre. Um enredo equivocado sobre Luma de Oliveira, que gerou um samba horroroso com um desenvolvimento repetitivo – até pelas limitações impostas pela homenageada. E até a excelente bateria foi uma tragédia.
Os filhos da homenageada “desfilaram” deixando claro que não queriam estar ali. A desanimação deles era contagiante.
Detalhe para o leão do último carro, que era a cara de um personagem do canal infantil Discovery Kids. A escola deverá ser rebaixada no último lugar. Pena.
4 – Inocentes de Belford Roxo
Escola do presidente da Lesga e apontada como a grande favorita, fez um bom desfile, mas que não a credenciaria ao acesso. Enredo confuso – o que fazia uma águia em um enredo sobre Corumbá? – o bom samba acabou ficando “pesado” e mais uma vez muitos componentes sem cantar o samba.
Além disso alegorias com problemas de acabamento, embora grandiosas e bonitas, e pelo menos duas alas onde faltavam óculos em alguns componentes. Na minha opinião fica bem colcoada, mas sem a menor chance de vencer.
5 – Império da Tijuca
Não gostei muito. O carnavalesco Severo Luzardo é um grande talento, mas claramente errou a mão neste enredo sobre “Utopias”, que virou uma grande viagem. E mais um samba que não se apresentou a contento.
Mas não deve correr risco de rebaixamento.
6 – Unidos de Viradouro
Grande desfile sobre Nelson Rodrigues. O samba, do qual não gostava, funcionou muito bem e a escola deu um “sacode”, cantando muito. O enredo foi bem desenvolvido e estava de fácil entendimento. Gostei muito.
Para mim vai disputar ponto a ponto com o Império Serrano.
7 – Acadêmicos de Santa Cruz
Não vi, pois estava na concentração do Império Serrano. O comentário é de que fez o seu tradicional desfile “meio de tabela”.
8 – Império Serrano
Desfilar muda um pouco sua perspectiva, mas foi um sacode da escola em seu enredo sobre Dona Ivone Lara. A Serrinha transbordou emoção mas ao mesmo tempo fez um desfile técnico como há muito não se via, apesar de pequenos percalços.
Achei, apenas, que as alas estavam muito “socadas”. Mas foi um bom desfile, sem dúvida alguma. O lindo samba passou muito bem. Para mim é a favorita, e só poderia perder para a Viradouro.
9 – Acadêmicos do Cubango
A alegria da bela foliã diz tudo. A escola de Niterói fez um grande desfile encerrando a noite, com o enredo sobre o Barão de Mauá. Um samba que rendeu bem, muito bem cantado e com o tema bem desenvolvido; Bastante agradável.
Em meu entendimento ficou um degrau abaixo em relação às favoritas, mas nos quesitos poderia até sonhar.
Meu resultado seria o seguinte, embora com a avaliação prejudicada por não ter visto a Santa Cruz e ter me baseado no que ouvi e li sobre a escola:
1 – Império Serrano
2 – Viradouro
3 – Cubango
4 – Inocentes
5 – Santa Cruz
6 – Rocinha
7 – Império da Tijuca
8 – Tuiuti
9 – Estácio
Penso que apenas Império e Viradouro poderiam disputar o título, embora nos quesitos a Cubango também seria aceitável. Quanto às rebaixadas, tem de ser estas duas citadas.
Mas vamos aguardar as habituais surpresas da Lesga na apuração…

4 Replies to “Grupo de Acesso A – Impressões”

  1. Concordo que a Tuiuti é nome certo pro rebaixamento, mas tenho minhas duvidas quanto a Estacio, talvez seja a Tijuca.
    Torço pro Imperio voltar ao seu lugar no grupo especial, tomara que dessa vez isso aconteça.
    parabens pelos comentarios.

  2. Gostei muito das suas análises sobre os desfiles. Só não acompanhei na avenida o Acesso B. Discordo apenas em relação ao seu comentário sobre a Viradouro. Tirando o filho do Nelson passando com a escola, quase não vi Nelson Rodrigues ali. Achei o enredo extremamente mal desenvolvido, confuso. Sou jornalista, pesquiso a obra do Nelson. Esperava muito mais. O Império da Tijuca mandou muito melhor em 1994.
    Adorei tb suas considerações sobre a Mangueira. A Globo ficou chamando aquele horror de ousadia. Cada ala cantava uma parte do samba. Foi triste. Além disso, no começo, todo mundo – plateia e componentes – ficou achando que era um problema técnico. Lamentável.
    Ah… Discordo tb do que vc disse sobre a parte plástica da São Clemente. O Fábio Ricardo tem bom gosto e é muito talentoso. O setor final, citando comissões de frente antológicas, foi impecável. Pena que o samba da São Clemente era de doer…
    Grande Abraço!

  3. Esse cara não entende mesmo de carnaval! Concordo que Império Serrano e Viradouro estariam na briga pelo título,más O Império da Tijuca fez um desfile bonito,com perfeição em alegorias e fantasias,seu samba era pesado más seu um choque(no bom sentido) na escola.A Inocentes fez o melhor desfile de 2012. E você nem sequer viu o desfile da Santa Cruz(Um comentarista que se presa não julga a escola por boatos!),e também não deve ter visto o desfile do Império Serrano totalmente! Na minha opinião as colocações ficariam assim:
    1a Inocentes de Belford Roxo
    2a Império da Tijuca
    3a Acadêmicos do Cubango
    4a Unidos do Viradouro
    5a Império Serrano
    6a Acadêmicos de Santa Cruz
    7a Acadêmicos da Rocinha
    8a Estácio de Sá
    9a Paraíso do Tuiuti

  4. Rsrsrs esse menino quase acertou
    1-Inocentes
    2-I.Serrano
    3-I.da Tijuca
    4-Cubango
    5-Viradouro
    6-Santa Cruz
    7-Estácio
    8-Rocinha
    9-Tuiuti

Comments are closed.