Nesta sexta feira, feriado na cidade do Rio de Janeiro – Dia do Padroeiro, não o da fundação da cidade como muita gente pensa, que é em primeiro de março – a coluna “Os Nerds na Vida Real”, do analista de sistemas Rodrigo Felga, traz um pouco das regras de um jogo que parece pancadaria, mas é estratégia pura: o futebol americano.
Não dava muita atenção ao esporte, mas parei para assistir em um final de domingo pouco antes do início dos playoffs finais da liga profissional americana – que se encerra com o famoso “Superbowl” dia 05 de fevereiro – e tomei gosto pela coisa. Adotei como “meu” time o New York Giants, do camisa dez Eli Manning (acima).
Vamos ao texto.
Futebol Americano – Parte I
Olá amigos!
Nossa coluna este mês será totalmente diferente.
O desafio proposto pelo editor foi de tentar passar para vocês as regras básicas do futebol americano. Isso mesmo, futebol americano em uma coluna de tecnologia!
O esporte cresceu em popularidade no Brasil este ano muito devido à compra dos direitos totais de transmissão pela ESPN (antes era dividido com o canal Band Sports) no ano de 2011. A emissora tem se esforçado e colocado narradores e comentaristas que entendem (e muito) do que estão narrando, isso ajuda os “novatos” no esporte para que entendam o que está acontecendo no campo.
Se você nunca viu o esporte e começar a assistir, provavelmente vai entender pouco ou quase nada do que está acontecendo. Tentarei passar aos amigos leitores as regras básicas do esporte (até porque eu não sei todas) para que possam desfrutar melhor das transmissões.
Minha “paixão” pelo esporte começou meio por acaso.
Em Belo Horizonte sou (um infeliz) assinante da Oi TV e no ano passado eles fizeram o favor de tirarem todos os canais da rede Globosat (SporTV, PFC, etc) da grade. Sem opções, comecei a olhar com mais atenção para a ESPN e os esportes “alternativos” que lá são transmitidos e gostei de tal forma do futebol americano que acompanho até hoje, muitas vezes mais que o futebol.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. 
As regras do futebol americano variam um pouco dependendo da liga. Falaremos sobre as regras que se aplicam à NFL (Natinal Football League) que é a maior liga de futebol americano do mundo.
O campo de jogo
O campo de jogo do futebol americano possui 120 jardas (109,73 m) de comprimento por 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura. A “área útil” do campo possui 100 jardas de comprimento e em cada extremidade possui mais 10 jardas que são chamadas de End Zone. 
No final de cada End Zone ficam as traves, que possuem o formato de “Y”. A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra inferior está a 10 pés (3,05 m) de altura. Além disso o campo possui marcações de jardas sendo uma linha completa a cada cinco jardas e pequenas linhas nas jardas intermediárias. Nas jardas múltiplas de 10 o campo também possui uma marcação numérica das jardas, essa numeração cresce até 50 onde está o centro do campo e depois decresce novamente até 0.
Times e jogadores
O futebol americano possui substituições ilimitadas e cada time tem 3 “sub-times” que são os times de ataque, defesa e de especialistas. 
Os times de ataque ou defesa entram no jogo sempre nessas situações de ataque ou defesa, quando um time está no ataque e perde a bola, por exemplo, todo o time de ataque é substituído pelo time de defesa. O time de especialistas fica responsável pelas jogadas especializadas, como o chute inicial (Kick off), Punt, Field Goal, etc.
Dinâmica do jogo
O objetivo do jogo é avançar com a bola até a End Zone adversária e para isso o time que está no ataque tem 4 jogadas (chamadas Downs, ou descidas) para avançar 10 jardas. Caso o time consiga avançar as 10 jardas dentro das 4 jogadas conquista a primeira descida e o processo recomeça, tendo mais 4 chances para avançar mais 10 jardas. 
Caso o time não consiga avançar, a bola passa para o adversário (turnover). O jogo é disputado em 4 quartos de 15 minutos com inversão dos lados do campo a cada quarto e intervalo entre o segundo e terceiro quarto.
Em várias situações do jogo o relógio é parado o que faz um jogo de futebol americano durar aproximadamente 3 horas (assistindo a um jogo você perceberá as situações em que o relógio para e as situações em que ele continua rodando). Cada time tem direito a pedir 3 tempos antes e 3 tempos depois do intervalo.
Cada jogada começa com central lançando a bola para o quarterback, que é o jogador mais valorizado do time. Após receber a bola o quarterback tem a opção de entregar a bola para que um jogador possa correr com a mesma ou realizar um lançamento para um de seus jogadores que avançaram em meio a defesa adversária. Quando o jogador que está com a bola é derrubado ou sai de campo a jogada é interrompida e o avanço (ou perda) de jardas é computado.
Pontuação
Quando um time consegue avançar com a bola até a End Zone adversária ele conquista o Touchdown que é a jogada mais valiosa do futebol americano: 6 pontos. Após conquistado o Touchdown a bola é colocada na linha de 2 jardas e o time que marcou o Touchdown tem duas opções: chutar a bola para o gol (Extra Point) e ganhar 1 ponto ou avançar as 2 jardas restantes para a End Zone em apenas uma jogada (2 point conversion ou conversão de 2 pontos) e ganhar 2 pontos.
Em situação normal de jogo os times preferem chutar o Extra Point e garantirem mais um ponto pois é uma jogada muito mais fácil de ser convertida em pontos. A jogada de conversão de 2 pontos só é utilizada pelos times em caso de extrema necessidade (empatar ou ganhar um jogo nos minutos finais) devido à sua dificuldade de execução.
Geralmente, quando um time não consegue avançar as 10 jardas em três jogadas ele utiliza a quarta jogada para chutar a bola (Punt) o mais longe possível para que o adversário comece a sua campanha de uma posição pior no campo. Porém, quando o time não consegue a primeira descida na terceira jogada e já está em seu campo de ataque ele tem a opção de realizar um chute ao gol (Field goal). Caso acerte a bola entre as balizas o time que chutou a bola ganha 3 pontos.
A outra forma de pontuação no jogo é quando um jogador de defesa recupera a bola ou derruba um jogador de ataque que está com a bola dentro da End Zone adversária, essa jogada se chama Safety e vale 2 pontos.
Obviamente, ganha o jogo o time que fizer mais pontos. Não há empate nos jogos de futebol americano, no caso de empate o jogo vai para prorrogação no sistema de morte súbita, o primeiro time a marcar qualquer ponto ganha [N.do.E.: nos playoffs a regra é um pouco diferente].
Bom, o artigo já cresceu demais e nem deu tempo de falar sobre a parte tecnológica do jogo. O futebol americano é um dos esportes que mais se utiliza da tecnologia e um grande exemplo disso é a utilização de replays pelos juízes. 
Os juízes podem recorrer aos replays sempre que tiverem dúvidas ou quando são desafiados pelos treinadores dos times (os treinadores podem utilizar os tempos disponíveis para desafiar uma jogada), além disso sempre que um time marca um Touchdown é obrigatório que a jogada seja revisada pelos árbitros.
Recomendo aos amigos que assistam aos jogos da NFL que está na fase de playoffs e serão transmitidos pela ESPN nesse final de semana. Quem se interessar pelo esporte e tiver dúvidas, não hesite em perguntar.
Espero que tenham gostado e até o próximo mês, com a “parte II”.