Excepcionalmente nesta quarta feira, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, traz algumas dicas para que possamos aproveitar as festividades de final de ano.
Aproveito para acrescentar mais uma dica: procurem consumir cervejas de boa qualidade. A ressaca no dia seguinte é muito menor – os conservantes e adjuntos utilizados em bebidas de consumo de massa potencializam o efeito do álcool e trazem o mal estar no dia seguinte.
Passemos ao texto.
Cuidados com a alimentação no Natal e no Ano Novo
Quando o Pedro me pediu para falar dos cuidados com a alimentação nessa época de Natal e Ano Novo, achei que não fosse dar conta. Mas, depois, pensei nos meus conhecimentos médicos e na minha experiência de várias festividades: afinal venho de uma família portuguesa onde a gastronomia dessa época tem muita tradição. 
A primeira dica é não misturar as comidas. 
Se na noite do dia 24, você optar por bacalhau, só coma bacalhau. Deixe o peru ou o chester para o almoço do dia 25. Isso já é um adianto. Esse será o meu primeiro Natal sem Coca-Cola. Como tive gastrite em junho, consegui abolir do meu cardápio. Então, tomarei sucos e talvez um vinho do Porto, a única bebida alcoólica que gosto. E esse vinho do Porto é da festa do Vasco da Copa do Brasil pois, com gastrite, não quis abusar. 
O mesmo vale para o Ano Novo. As frutas que mais gosto são uvas e pêssego. E são frutas leves e apetitosas. Também sugiro que elas estejam em abundância. Confesso que adoro nozes, mas as acho gordurosas demais – então bani do meu menu. 
Se você tiver cometido excessos, opte no dia seguinte por um suco de abacaxi com hortelã ou suco de melancia, além de saladas. Eu as redescobri esse ano e adoro! Alimentação leve ajuda a repor os nutrientes necessários. Acompanhando a salada, um filet de peixe grelhado ou de frango. Eu prefiro sempre o peixe. Também sou a favor da água de côco. Evitar pão, queijo ou qualquer produto industrializado também é uma boa pedida. Também não sou muito a favor da carne vermelha. 
E sempre é bom ter à mão o chá verde ou chá de boldo que é altamente digestivo. Este me salvou na minha crise de gastrite pós-reveillon que até pensei ser uma crise de vesícula. Graças a Deus não era. Gelatina e picolé de frutas são leves e podem ser incluídos no cardápio. 
Uma dica que uso e me faz bem é nunca misturar os carboidratos, tanto na época de festas, como no ano todo. Nunca misturo arroz com macarrão ou nhoque, por exemplo. Ou um, ou outro. A refeição, para mim, fica bem mais tranqüila, sem sobressaltos. O suco é o mais natural possível, mas recomendo os orgânicos. São saudáveis e nutritivos. 
Além de uma vida saudável, sinto que o peso também diminuiu, o que para qualquer mulher é uma dádiva. 
Permita-se comer rabanada, mas sem exageros. Experimente na ceia de Natal e também no café da manhã, se não tiver exagerado na comilança. A rabanada do dia seguinte é mais gostosa. E abuse da água mineral porque há uma reidratação e ela repõe perdas, seja através do calor ou dos excessos de álcool. 
Temos que cuidar do nosso organismo, do nosso corpo pois ele será o reflexo da velhice que teremos. E o corpo é o templo do Espírito Santo e precisa ser bem cuidado. 
Tudo que é feito com moderação, sem exageros, sem atropelos, é muito melhor para o nosso bem-estar. 
Desejo a todos um Feliz Natal e um maravilhoso 2012 e lembrem-se que o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus. Os presentes, o consumo, não podem ser exacerbados. Às vezes um cartão ou um beijo afetuoso valem mais do que qualquer presente material. 
Passei um ano muito feliz no Ouro de Tolo em 2011. Espero repeti-lo em 2012! 
Até a próxima!
Anna Barros