Bom, com os sambas do Grupo Especial escolhidos, é hora de fazer uma primeira análise dos mesmos e apresentá-los aos leitores.
O cd deverá estar à venda nas lojas na segunda quinzena deste mês, mas a Rádio Tupi disponibilizou as gravações oficiais, um pouco encurtadas em relação a que estará no disco. Cada uma das faixas que apresento abaixo tem cerca de quatro minutos de duração, uma passada e meia de cada samba.
A gravação em ritmo mais lento prejudicou alguns sambas, mas como um todo o cd está bem gravado. E a qualidade dos sambas é a melhor dos últimos anos. Abaixo coloco minhas primeiras impressões, que obviamente mudarão com o decorrer do tempo, mas que já permitem uma boa idéia das composições.
Vamos a cada um deles, pela ordem de desfile. Faço apenas a ressalva de que a escolha da imagem da capa foi a meu ver inadequada, com a esposa do patrono da Beija Flor sendo determinada para representar a atual campeã do carnaval. Mas esta é outra história.
Domingo



1 – Renascer de Jacarepaguá

Estreante no Grupo Especial, é de autoria do multicampeão Cláudio Russo – que também assina o samba da Beija Flor. O enredo sobre o artista plástico Romero Brito ganhou uma composição correta, que não se destaca na safra mas que também não é o pior. Abrir o desfile é ingrato e talvez a escola precisasse de algo mais vibrante, mas não deve comprometer. Ouça acima o samba.

2 – Portela

Já falei diversas vezes deste samba aqui. Apenas lamento que este samba, o melhor da safra, tenha uma posição de desfile tão ingrata. A gravação valorizou a melodia e ficou no andamento correto, nem lento, nem rápido demais – com sua introdução remetendo aos saudosos anos 80.
Na minha opinião e de muitos analistas, é um samba antológico. O melhor da safra e para mim o melhor deste século neste grupo. A águia vem forte.

3 – Imperatriz
O samba ganhou muito na gravação oficial, mas com enredo parecido e vindo logo após a Portela deve sofrer no “efeito comparação”. A composição fala mais da Bahia que do homenageado Jorge Amado, o que deve influir nas notas recebidas.
É um samba bom, mas inferior aos dois últimos apresentados pela verde e branca da Leopoldina.

 4 – Mocidade

O enredo sobre Portinari ganhou um samba mais cadenciado que as duas “marchas-frevo” de 2010 e 2011, de autoria da parceria do talentoso Diego Nicolau. Bom samba, que em ano menos inspirado seria um dos melhores da safra.
Destaque para o puxador Luizinho Andanças, que estréia pela agremiação de Padre Miguel.
5 – Porto da Pedra
O enredo sobre o leite e seus derivados é ruim, a safra de sambas consequentemente não foi boa e o samba escolhido teve de passar por diversas mudanças para a gravação, especialmente de letra. Com isso, o que era trash virou horroroso.
Wander Pires, puxador, e a bateria de Mestre Thiago Diogo conseguiram melhorar muito o samba, mas que ainda assim continua horroroso – com algumas passagens de letra não muito inspiradas. É um dos piores do ano – mas os compositores não tem culpa.

6 – Beija Flor

Fruto de uma junção, o enredo sobre o Maranhão ganhou um samba que é bom, mas não muito diferente da linha “afro light” que a escola empreendeu na última década. Samba pesado, denso, mas que a meu ver não teve uma junção bem resolvida. Seu refrão principal, entretanto, é bastante interessante.
O puxador Neguinho da Beija Flor está longe de seus melhores dias.

7 – Vila Isabel
Não fosse o samba da Portela, seria o melhor em um ano de bons sambas – e olha que, a meu juízo, não era o melhor da disputa. 
A parceria do multicampeão André Diniz, auxiliada por enredo com “a cara” da agremiação – Angola – construiu uma letra envolvente e uma melodia um pouco diferente do padrão dos sambas do compositor. Em sua primeira parte evoca o lendário “Kizomba”, de 1988 – considerado por muitos o melhor desfile da história do Sambódromo.
Utiliza o recurso do “contracanto” em sua segunda parte, o que deu um ótimo efeito no disco mas que pessoalmente acho muito temerário de se utilizar na avenida.
Segunda Feira
1 – São Clemente
Sem dúvida alguma, o samba melhor gravado no disco. A mediana composição foi bastante auxiliada por isso, e pelo excelente trabalho do intérprete Igor Sorriso (grande revelação, gravem este nome). O samba tem um refrão que deve “pegar” na avenida – “tem bububu / no bobobó” – e um verso com um trocadilho que particularmente acho infame: “puxa que Paris”, que remete a um palavrão.
Ainda que valorizado pela gravação, é um dos sambas da metade inferior da tabela.

 2 – União da Ilha

Tendo como um dos autores o colunista deste Ouro de Tolo Aloisio Villar, é resultado de uma junção a meu ver ocorrida puramente para acomodar questões políticas da escola. Como a maior parte dele é da outra parceria, que já é a vencedora há alguns anos, acabou em seu resultado final bastante semelhante às composições recentes da União da Ilha.
Destaque para os refrões, em especial os versos “vou botar molho inglês na feijoada / misturar chá com cachaça”. Em seu conjunto é mediano somente, entretanto.

3 – Salgueiro

Bom samba para o enredo sobre a literatura de cordel, como já havia apresentado aqui anteriormente na versão dos compositores. A gravação valorizou as nuances da melodia e trouxe um resultado bastante agradável. Um dos melhores.

4 – Mangueira

O enredo sobre o bloco Cacique de Ramos ganhou uma boa composição, mas a gravação está desastrosa. Além dos três intérpretes oficiais participam da faixa vários pagodeiros oriundos do referido bloco, além da cantora Beth Carvalho. Ficou “over” – como bem dito por um amigo deste blog, parece a gravação de “We Are The World”.
A segunda parte me lembra bastante os sambas típicos do Cacique de Ramos, com o uso de expressões recorrentes nestes.

5 – Unidos da Tijuca

É o melhor samba da “Era Paulo Barros” na escola, embora isso não signifique muita coisa. Entretanto, o enredo sobre a visita dos reis ao Rei do Sertão (Luiz Gonzaga) ganhou uma composição calcada basicamente na figura do cantor e compositor. São coisas diferentes, e um jurado mais atento pode descontar pontos por isso.
Mas ainda assim é de audição agradável, apesar do recurso excessivo a versos de canções do homenageado.

6 – Grande Rio

Fechando os desfiles, a escola de Caxias vem com tema que evoca o incêndio de seu barracão ocorrido em 2011, sobre “Superação”. Na prática, é um enredo que parece livro de auto-ajuda, que gerou um samba “auto-ajuda”.
O leitor já viu algum bom livro de auto-ajuda? Pois é, nem eu. 
Ou seja, o samba é fraco como os livros deste gênero, além de chato. No cd é o pior samba do grupo, embora não duvide que possa levar as notas máximas. A letra é cheia de clichês típicas destas publicações e a melodia batida.
Apesar de tudo, temos uma grande safra, com pelo menos um samba antológico e pelo menos outros cinco bastante bons. O leitor que comprar o cd não irá se arrepender. Minha avaliação pessoal, do melhor para o pior, seria:
1 – Portela
2 – Vila Isabel
3 – Salgueiro
4 – Beija Flor
5 – Mangueira
6 – Imperatriz
7 – Tijuca
8 – União da Ilha
9 – Mocidade
10 – São Clemente
11 – Renascer
12 – Porto da Pedra
13 – Grande Rio

11 Replies to “Sambas de Enredo 2012 Grupo Especial – Uma Primeira Impressão”

  1. o samba da ilha é terrivel…..grande rio, mocidade e são clemente tem sambas bem melhores….apesar de ser bom o samba da beija flor ficou meio “quebrado” sei lá…é estranho de ouvir as partes onde ocorreram as junções….

  2. beija-flor doente eu sou.mas o samba de 2012 é terrível.sinceramente,não esperava um samba ruim e quebrado.junção feita que não funcionou.digo isso,por que sou músico: maestro(coral e orquestra),arranjador e professor das matérias:leitura rítmica e melódica.a nossa escola tá muito mecânica ultimamente.tanto no sentido de enredos,sambas etc… tenho saudades da beija-flor de outros carnavais,despojada,autentica e animada.vemos hoje,uma escola mecanica como robos,em que o laila e alguns bambans só pensa em colecionar títulos sem a maior emoção dos componentes.Pegou a formula da imperatriz em alguns anos passados.graças a deus que a imperatriz superou isso e voltou as suas origens.Amo a minha escola de coração,mas falta isso.Que na época do joãozinho trinta era marca registrada.olha só que bacana: samba lindo da portela.É a cara da escola de madureira,de clara nunes,paulinho da viola e outros mais.Mesmo sem ganhar mais títulos nas ultímas décadas a portela está ai.Feliz despojada como antes.Brigando pelo título,porém sem mudar a sua essência.Um enredo maravilhoso,um samba agradabilíssimo pra se cantar e ouvir,com sequência, cadenciado direitinho,uma maravilha.Por ser beija-flor eu não posso oculta as demais escolas.É o melhor samba desse carnaval de 2012 é o da portela.Justiça seja feita.Digo isso não como sambista mas como músico.E tenho certeza que os demais musicistas que ouvirem os sambas vão dizer a mesma coisa.Amar uma agremiação não é fechar os olhos e ouvidos e dizer que a minha escola está melhor; e sim admitir e ter a sensatez de descordar,mesmo sendo do mesmo grupo ou agremiação.eu tenho muito medo,de no futuro a beija-flor se tornar uma escola autamente soberba e auto-suficiente.vamos pra frente,que atrás vem gente!nada contra o laíla e sua comissão de carnaval.um pouco de humildade é sempre bom. anos

  3. o melhor samba de 2012 é da nossa có-irmã portela.Justiça seja feita.parabéns a nação portelense que fará um grande carnavalE um samba gostoso de ouvir,vem contudo a portela esse carnaval. eu sou mangueira,mas a minha escola vem com um enredo devagar quase parando.a gravação do samba da mangueira ficou péssima.ficou um sarapatel.muitos interpretes cantando.sinceramente não gostei.esse ivo meireles não tá com nada.

  4. concordo com a opinião dos nossos irmãos de diversas escolas.E principalmente,dos musicistas que falaram a respeito dos sambas.Também sou músico e arranjador.realmente o melhor samba é da portela de clara e de outros tantos bambas de madureira.Sou salgueirense,mas tenho que dar a mão a palmatoria.o samba do salgueiro é bom cadenciado.o portela é bem melhor,sejamos realista.é um hino com três refrões bastante fácil de ser cantado.parabéns portela,que deus te ajude.e a minha salgueiro o meu amor eterno.

  5. 2012 só vai dar portela e tijuca de paulo barros.realmente o samba da portela tá lindo e ele merece.afinal é a rainha da passarela do samba 21 vezes campeã.e a minha tijuca vem ai pra arrebentar também.

  6. eu não sou nada.Apenas gosto de todas as escolas de samba.Acho bonito os desfiles.Gosto de sambas enredos.Todos ano eu compro o cd.Aqui ganhar pra mim tá bom.tanto faz uma como a outra.Agora eu lhes digo uma senhores espectadores,torcedores,jornalistas,a emprensa,eu concordo com os comentários dos senhores críticos,que o melhor samba é da portela.As outras deixaram a desejar.Por exemplo: mangueira,beija-flor,salgueiro,tijuca e por ai se vai.

  7. Comentários eivados pela paixão… Não há tecnicidade nos argumentos… Considero mera opinião, e como a opinião é subjetiva deve ser respeitada!

  8. O mais engraçado é que o Autor dessas opiniões critica tanto os “clichês” dos sambas, mas não consegue construir um texto argumentativo sem usar esse recurso!!! Será que só nos sambas é que não se pode usar “clichês”?!! Paradoxo engraçado! Hahahahaahaha!

  9. O samba da Portela é magnifico, simples, com uma melodia irresistivel!!! Voces estao com tudo, Portelenses!!! Há muito nao se via um samba assim… criativo, cheio de ritmos, mas integrados entre si… e parece que o espirito de Clara estará lá, dando protecao a essa Escola, junto com todos os Orixás da Bahia!!!! Que vença a PORTELA!!!!!!!

  10. Sou comentarista de samba, especialmente de letras, e mantenho um site há muitos anos. Só comento após o desfile e apenas os sambas mais destacados, porém li e concordei quase inteiramente. Sem dúvidas que o Samba da Portela já está no Panteão dos Grandes Sambas de todos os tempos. Acho o Samba da Imperatriz excelente também, mas sem dúvidas, meu segundo colocado seria o samba do Salgueiro, ficando a Vila em quarto atrás da Imperatriz. A maior discordância é, indubitavelmente, quanto ao desarmônico e desequilibrado samba de uma Escola pela qual tenho enorme respeito, especialmente pela revolução estética que vem empreendendo nos últimos anos: a Tijuca. O samba é muito ruim! Um dos piores de todos os tempos, a letra é sofrível. A Tijuca precisa atrair melhores compositores. O Samba da Beija-flor é como vc disse: previsível, mais do mesmo, só que um pouco pior. O SAmba da Mangueira é muito bom também, embora a gravação, como vc bem apontou, tenha atrapalhado sua fruição. Em suma, na avenida, tudo pode mudar e não são raras as ocasiões em que um samba do tamanho desse da Portela se perca num desfile sem inspiração e monstruosidades como o da Tijuca sejam salvos por uma comunidade emocionada!
    Segue o link para meu site:
    http://balto.sites.uol.com.br/
    MARCO ANTUNES

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