Nesta sexta feira, temos mais uma edição da coluna “Os Nerds na Vida real”, assinada pelo analista de sistemas Rodrigo Felga. Hoje, ele nos mostra um pouco dos sistemas operacionais dos smartphones, esses cada vez mais inseparáveis companheiros no dia a dia.
Aproveito para relatar que compartilho da opinião do colunista sobre o BlackBerry. Recentemente troquei meu aparelho por um BlackBerry 9800 Torch – acima, em demonstração feita por um especialista – e posso dizer que estou muito satisfeito. 
Não fica nada a dever ao Iphone, com tela “touch screen” e tendo ainda as vantagens do teclado “QWERTY”, físico, e de ter um programa de e-mail bastante superior. É uma opção que os usuários deveriam considerar – a meu ver ele é superior ao aparelho da Apple.
Vamos ao texto:
“Sistemas Operacionais em Smartphones”
Olá amigos! A coluna desse mês falará sobre sistemas operacionais em dispositivos móveis.
Primeiramente, vamos à uma definição básica de sistema operacional:
“Sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.” [1]
Resumidamente, Sistema Operacional é a parte do seu computador que você xinga quando ele trava e hardware é a parte que você chuta.
No mundo atual, celulares deixaram de ser aparelhos que simplesmente fazem ligações e enviam torpedos SMS para se tornarem verdadeiros computadores portáteis (smartphones). Fez-se então necessário o aprimoramento dos sistemas operacionais desses aparelhos, para que pudessem tirar o máximo proveito do que o hardware dos dispositivos pode oferecer.
Atualmente, os principais sistemas operacionais para smartphones são o iOS, Android e o RIM. 
O primeiro é o sistema operacional que acompanha os dispositivos da fabricante Apple, como iPhones, iPads e iPods. O Android é um SO criado pela gigante Google que acompanha uma gama imensa de aparelhos de diversos fabricantes e tem como principal característica ser um SO disponibilizado gratuitamente. Já o RIM é o sistema da empresa de mesmo nome e que equipa os famosos aparelhos BlackBerry. 
O Gráfico abaixo mostra a participação no mercado global dos principais SO’s para smartphones. Vale ressaltar que esse é um gráfico global e essa participação varia muito em cada país: nos EUA, por exemplo, o SO dos BlackBerry’s compete em pé de igualdade com o iOS e o Android. Já no Brasil a participação desse mesmo SO é muito baixa, sendo restrita apenas a alguns nichos de mercado.
Abaixo, escreverei um pouco sobre os 3 principais SO’s na atualidade. Não existe um SO que seja melhor que o outro, tudo depende da necessidade do usuário e do que ele espera de seu brinquedinho.
iOS
O iOS é uma versão do MAC OSX (SO da Apple para computadores) adaptada para os dispositivos móveis da Apple. O iOS prima pela aparência e facilidade de uso, bastando apenas um toque para acessar programas e apenas um deslizar de dedos para ver as fotos salvas em seu aparelho (outros SO’s tem esses recurso, mas nenhum faz uso dele com tanta elegância quanto o SO da maçã).
Um ponto muito criticado pelos usuários do iOS é que o mesmo é um SO muito fechado: a comunicação com dispositivos que não utilizem o mesmo sistema é muito restrita. O iOS tem uma loja de aplicativos própria, a Apple Store, e só é possível adicionar novos aplicativos no aparelho através dessa loja (existem outros meios de se fazer, mas ilegais).

Nessa loja virtual só entram aplicativos que são aprovados por um rigoroso controle da empresa, o que traz um elevado nível de segurança para os usuários – mas limita as opções de escolha do mesmo.

Android
O SO da gigante Google (que conta com um consórcio de mais de 34 empresas para bancá-lo) é o que mais vem crescendo atualmente. Baseado em Linux, é um sistema operacional aberto e por isso pode ser adaptado para uma infinidade de aparelhos.

Entre as empresas que utilizam o Android em seus smartphones podemos citar Motorola (recentemente comprada pelo próprio Google), Acer, HTC, Sony Ericsson e HP, além obviamente do Google.

O Android conta hoje com mais de 250 mil aplicativos disponíveis para download. Ao contrário do iOS, o Android dá total liberdade ao usuário para escolher o que instalar em seu celular. Os aplicativos podem ser instalados através do Android Market, a loja oficial de aplicativos disponibilizada pelo Google.

Também é possível instalar aplicativos pelo site do desenvolvedor, não precisando o mesmo passar por nenhum tipo de aprovação para estar disponível – o que aumenta consideravelmente o risco de termos aplicações maliciosas disponíveis.

BlackBerry – RIM
Quando ouvimos falar em BlackBerry, a primeira coisa que pensamos é em comunicação empresarial.

Esse sistema é amplamente difundido em países como os Estados Unidos, mas não é muito utilizado do lado de cá. Alguns especialistas dizem que a pouca participação no mercado nacional desse SO se deve aos poucos modelos de aparelhos disponíveis: eu particularmente não concordo com essa visão pois o iOS roda apenas no iPhone (falando somente de smartphones) e tem uma participação muito maior que o SO da RIM.

Na minha opinião essa baixa participação se deve ao fato de os consumidores verem o BlackBerry como um celular empresarial e não como um smartphone que pode ser usado no dia-a-dia, visão esta que a empresa está tentando mudar com campanhas de TV para o público nacional. [N.do.E.: meu aparelho é particular, uso muito aplicações como redes sociais e multimídia e não tenho do que me queixar]

Outros SO’s
Além dos SO’s citados acima, não posso deixar de fazer uma menção honrosa a mais dois sistemas: Symbian e Windows Mobile.
O Symbian é um SO amplamente difundido no Brasil, equipa a grande maioria dos celulares da marca Nokia e liderou o mercado por um grande período. Porém está gradualmente perdendo mercado para os SO’s mais atuais, tendo inclusive deixado de ser a primeira opção em SO da própria Nokia.
O Windows Mobile é o SO Móvel da gigante Microsoft. Esta recentemente fechou uma parceria com a Nokia para que os principais lançamentos da empresa de telefonia saiam de fábrica com o Windows Mobile.

Esse SO vem crescendo sua participação gradualmente e não deve tardar em figurar entre os principais SO’s para dispositivos móveis.

E você? Qual o SO do seu smartphone?
Até a próxima.
[1] – TANENBAUM, Andrew. Sistemas operacionais modernos. Rio de Janeiro: LTC. 1999.

One Reply to “Os Nerds na Vida Real – "Sistemas Operacionais em Smartphones"”

  1. Legal! Parabéns pela coluna! Uso Galaxy com Android 2.2 e acho legal. Mas me impressiona a facilidade de uso que vejo nos Iphones. Blackberry acredito que irei utilizar quando me tornar um executivo tão importante quanto o Migão ;)

Comments are closed.